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Formulários electrónicos na WEB

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Apresentação em tema: "Formulários electrónicos na WEB"— Transcrição da apresentação:

1 Formulários electrónicos na WEB

2 Tópicos: Parte Um: Sociedade da Informação – desafios e oportunidades Parte Um: Sociedade da Informação – desafios e oportunidades Parte Dois: A caminho da democracia electrónica ? Parte Dois: A caminho da democracia electrónica ? Parte Três: A acessibilidade universal Parte Três: A acessibilidade universal Parte Quatro: Formulários electrónicos Parte Quatro: Formulários electrónicos

3 A Sociedade da Informação Parte I

4 Sociedade da Informação Riscos Riscos Novas formas de alfabetismo Novas formas de alfabetismo Novas formas de poder Novas formas de poder Exclusão social Exclusão social Oportunidades Oportunidades Correcção de assimetrias (geográficas, sociais) Correcção de assimetrias (geográficas, sociais) Inclusão e coesão social Inclusão e coesão social

5 A caminho da democracia electrónica ? Parte II

6 A caminho da democracia electrónica ?

7 4 Fases: 1. Presença institucional Basicamente informação Basicamente informação 2. Interacção Interactividade limitada Interactividade limitada Aplicações básicas de pesquisa Aplicações básicas de pesquisa 3. Transacção Portais Portais Serviços básicos Serviços básicos 4. Transformação Participação em referendos e eleições Participação em referendos e eleições

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12 A acessibilidade universal Parte III

13 Acessibilidade

14 Acessibilidade

15 A acessibilidade universal Aspectos críticos Aspectos críticos Tabelas (de dados e de apresentação) Tabelas (de dados e de apresentação) Frames Frames Forms (formulários) Forms (formulários) Scripts Scripts

16 Formulários electrónicos Parte IV

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19 Princípio genérico Disponibilizar um equivalente em texto para cada elemento não-textual (alt, longdesc). Disponibilizar um equivalente em texto para cada elemento não-textual (alt, longdesc).

20 Princípio genérico Este princípio aplica-se a: Este princípio aplica-se a: imagens imagens representações gráficas de texto (incluíndo símbolos) representações gráficas de texto (incluíndo símbolos) zonas de imagens interactivas, animações (ex. GIFs animados) zonas de imagens interactivas, animações (ex. GIFs animados) applets e outros objectos applets e outros objectos representações em ASCII representações em ASCII frames frames

21 Princípio genérico Este princípio aplica-se a: Este princípio aplica-se a: scripts scripts imagens usadas em listas imagens usadas em listas espaçadores espaçadores botões gráficos botões gráficos sons (tocados ou não com interacção do utilizador), ficheiros de som, pistas áudio de video sons (tocados ou não com interacção do utilizador), ficheiros de som, pistas áudio de video video video

22 Acessibilidade por teclado Garantir a interacção por teclado. Garantir a interacção por teclado. Criar uma ordem lógica de sequência entre os componentes. Criar uma ordem lógica de sequência entre os componentes. TABINDEX TABINDEX Atalhos de teclado para os links, grupos ou componentes mais importantes. Atalhos de teclado para os links, grupos ou componentes mais importantes. ACCESSKEY ACCESSKEY

23 Acessibilidade por teclado Exemplos: Exemplos:

24 Acessibilidade por teclado Exemplos: Exemplos: Nome

25 Agrupar os componentes dividir grandes blocos de informação em grupos lógicos mais pequenos sempre que adequado dividir grandes blocos de informação em grupos lógicos mais pequenos sempre que adequado FIELDSET FIELDSET LEGEND LEGEND

26 Agrupar os componentes Exemplo: Exemplo: Informação Pessoal Nome: Apelido:... mais informação Pessoal... História clinica...informação sobre a história clinica...

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28 Agrupar os componentes OPTGROUP para agrupar elementos OPTION dentro de um SELECT OPTGROUP para agrupar elementos OPTION dentro de um SELECT

29 Identificar os componentes Associar explicitamente labels com os respectivos componentes Associar explicitamente labels com os respectivos componentes Para todos os componentes com labels implícitas assegurar que a label está correctamente posicionada. Para todos os componentes com labels implícitas assegurar que a label está correctamente posicionada. Preceder o controlo por uma LABEL que o deve preceder na mesma linha ou na linha imediatamente anterior Preceder o controlo por uma LABEL que o deve preceder na mesma linha ou na linha imediatamente anterior

30 Identificar os componentes Exemplos: Exemplos: Nome:

31 Botões gráficos Usar uma imagem para um componente botão (ex. com o elemento INPUT ou BUTTON) não o torna necessariamente inacessível – desde que seja disponibilizado um texto equivalente. Usar uma imagem para um componente botão (ex. com o elemento INPUT ou BUTTON) não o torna necessariamente inacessível – desde que seja disponibilizado um texto equivalente.INPUT BUTTONINPUT BUTTON De qualquer modo, um botão submit gráfico criado com INPUT type="image" resulta numa imagem interactiva do tipo server- side. De qualquer modo, um botão submit gráfico criado com INPUT type="image" resulta numa imagem interactiva do tipo server- side.INPUT

32 Técnicas para componentes específicos Incluir texto por defeito nas caixas de texto Incluir texto por defeito nas caixas de texto VALUE=mensagem VALUE=mensagem Disponibilizar texto alternativo para imagens usadas como botões submit Disponibilizar texto alternativo para imagens usadas como botões submit ALT=Enviar ALT=Enviar

33 Técnicas para componentes específicos Exemplo: Exemplo:

Por favor escreva aqui o seu nome.

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35 Acessibilidade por teclado Exemplos: Exemplos:

36 Assegurar a compatibilidade prévia Nalguns navegadores da versão HTML 3.2 Nalguns navegadores da versão HTML 3.2 O elemento BUTTON não aparece O elemento BUTTON não apareceBUTTON O elemento INPUT com type="button" aparece como um campo de texto O elemento INPUT com type="button" aparece como um campo de textoINPUT

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40 I firmly believe that the only disability in life is a bad attitude Estou plenamente convicto de que a única desvantagem face à vida é uma atitude negativa Scott Hamilton

41 Recursos Bibliografia Bibliografia Iniciativa para a acessibilidade da Web do W3C: Iniciativa para a acessibilidade da Web do W3C: Ferramentas de teste Ferramentas de teste Bobby: Bobby: Emulador de navegador de texto Lynx Viewer: l Emulador de navegador de texto Lynx Viewer: l l l

42 Recursos Saites, aliás sítios, de referência Saites, aliás sítios, de referência Página da Acesso: Página da Acesso: GUIA - Grupo Português pelas Iniciativas em Acessibilidade GUIA - Grupo Português pelas Iniciativas em Acessibilidade

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