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Professor: Pedro Lopes

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Apresentação em tema: "Professor: Pedro Lopes"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Pedro Lopes
Escola básica e secundária de fajões Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2009/2010 Professor: Pedro Lopes

2 Sumário Aula n.º 47 e n.º 48 Sumário Aula n.º 49 e n.º 50
Resumo da matéria leccionada. Sumário Aula n.º 49 e n.º 50 Apresentação e introdução ao módulo Gestão de Base de dados. Introdução aos Sistemas de gestão de base de dados. Conceitos básicos. Realização da ficha de trabalho n.º1.

3 Módulo II – Gestão de Base de Dados
Competências Conhecer um SGBD e as suas finalidades funcionais. Compreender as inter-relações entre as componentes de um SGBD Identificar a estrutura e componentes de uma base de dados Utilizar convenientemente as potencialidades e características de um SGBD nas suas múltiplas funções. Criar, editar e formatar tabelas, consultas, relatórios etc. Manipular dados e gerar modelos de tratamento desses mesmos dados Utilizar os componentes essenciais de uma ferramenta de SGBD

4 Módulo II – Gestão de Base de Dados
Conteúdos Conceitos básicos Conceito de campo, registo, dados, tabela, relação e associação Planificação de uma base de dados Programa de gestão de base de dados Abertura, Criação e Gravação de uma base de dados Criação de uma base de dados usando o assistente de base de dados Criação de tabelas e operações básicas Criação de uma Consulta e operações básicas Criação de um formulário Criação de um relatório Criação de páginas utilizando o assistente páginas Conceito de Macro Conceito de Módulo

5 Avaliação Fichas de trabalho 20%
Trabalhos individuais e/ou de grupo / Projectos 30% Testes teórico-práticos Total 70% Grelha de Observação Directa

6 Objectivo da aula Compreender a estrutura de uma Bases de dados
Planificar uma base de dados

7 Base de dados Uma base de dados é uma colecção de dados relacionados entre si que permite armazenar todo o tipo de informação, que pode ser estruturada de várias formas, de modo a corresponder às necessidades de processamento e consulta dos seus utilizadores. Os arquivos de metal que existem na escola com os processos dos alunos constituem uma base de dados.

8 Necessidade das bases de dados
Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite um rápido e fácil acesso aos dados; Acelera os processos de manuseamento da informação, como, por exemplo, consultas ou alterações de dados; Economiza toneladas de papel

9 Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD)
Um conjunto de programas que permitem ao utilizador executar operações como inserções, eliminações, consultas e alterações sobre o conteúdo dos ficheiros de dados, além de permitir controlar a integridade e a segurança desses dados, é um Sistema de Gestão de Bases de Dados. As base de dados são um conjunto de dados estruturados e manipulados através de um SGBD. Permitem gerir as bases de dados. Serve de interface entre os vários utilizadores e a base de dados. Trata-se, portanto, de um conjunto de programas que permitem ao utilizador executar operações como inserções, eliminações, consultas e alterações sobre o conteúdo dos ficheiros de dados, além de tornar possível controlar a integridade e a segurança desses mesmos dados.

10 Características de um SGBD
Segurança Integridade dos dados Controlo de acesso Recuperação/tolerância a falhas Segurança – permite proteger os dados armazenados de acessos não autorizados, garantindo que apenas os utilizadores com acesso autorizado acedam ao sistema de acordo com os seus privilégios Integridade - Por definição, uma base de dados está num estado de integridade se contém apenas dados válidos, isto é, que não contradizem a realidade que estão a representar, antes a reflectem correctamente. Ex: o código de cada produto num hipermercado deve ser único Controlo de acesso – a base de dados pode ser utilizada por vários utilizadores ao mesmo tempo. Possui mecanismos que garante que cada utilizador ou aplicação interage com a base de dados como se fosse o único a utilizar os seus serviços. Recuperação - Um sistema de bases de dados, como qualquer outro sistema, está sujeito à ocorrência de falhas, logo terá que dispor de mecanismos que suportem a recuperação da base de dados. Ex: backups

11 Situações práticas da utilização da base de dados
Gestão de alunos Aluguer de vídeo Hipermercado Pagamento por multibanco Hipermercado – qd o funcionario passa o produto pelo leitor de código de barras para determinar o preço respectivo que se encontra na base de dados de produtos. Depois de registada a venda do produto é actualizado o stock na base de dados de produtos. Multibanco – qd fazemos um pagamento uma base de dados vai ser consultada para verificar a existência de dinheiro na nossa conta

12 Exemplos de SGBD Microsoft Access Microsoft Visual FoxPro
Oracle Database SQL Server MySQL Uso doméstico Grande porte

13 Tabelas As tabelas são parte integrante de uma Base de Dados
A informação guardada numa tabela deve ser coerente com os critérios utilizados para a sua criação – conter apenas os dados que digam respeito ao assunto, a que se dá o nome de entidade. Ex.: A tabela Alunos deve conter unicamente dados relativos aos alunos. A entidade é Alunos. Atributos são as características que descrevem as entidades. São utilizadas para guardar informação relativa a um assunto especifico (ex: livros, alunos, etc.). A tabela CDs deve conter unicamente dados relativos aos CDs. A entidade é ? A informação guardada numa tabela é constituída por colunas (campos) e linhas (registos). Os nomes das tabelas deverão ter por base as entidades que representam. O nome da cada tabela deve ser único, ou seja, não deve haver duplicação de nomes de tabelas dentro da mesma base de dados. Não incluir palavras como “tabela” ou “ficheiro” nos nomes das tabelas. Os nomes dos campos devem ser únicos dentro da tabela

14 Campo e Registo Uma Tabela encontra-se estruturada em linhas e colunas. As linhas são designadas por Registos e as colunas por Campos. Isto é, se for necessário alterar algum dado num determinado contacto (pessoa), acedemos directamente ao Registo em causa e efectuamos essa alteração no respectivo Campo. Ao Armário poderá corresponder uma Base de Dados; As Gavetas poderão representar uma ou várias Tabelas, dependendo dos conteúdos; As Fichas dessas gavetas representam os Registos; Os elementos dessas fichas serão os Campos e a Informação. Pensemos, então, nos grandes problemas dos ficheiros manuais: Ocupação de muito espaço físico, como nos tais armários; É necessário demasiado tempo para organizações, consultas, actualizações, remoções, etc., de fichas; Redundância da informação (a mesma informação está duplicada em vários locais); Os dados podem andar espalhados por vários ficheiros; Etc. Todas as operações de manutenção dos dados de uma Tabela são realizadas individualmente para cada um dos Registos.

15 Base de dados relacional
Uma base de dados é composta por um conjunto de tabelas e associações entre as tabelas. Cada tabela representa um tipo de informação independente Quando relacionada com outras tabelas, mediante um conjunto de associações especificas, permite obter a finalidade especifica

16 Redundância de dados? Repetição de dados
CDs Nº CD Título Intérprete Data aquisição Nº faixa Título faixa Duração 1 Meteora Linkin Park 2:31 2 I don´t lie 5:23 Redundância de dados? Repetição de dados Manutenção? Dificuldades na manutenção Integridade? Dificuldades em manter a integridade

17 CDs Nº CD Título Intérprete Data aquisição 1 Meteora Linkin Park Faixas Nº CD Nº faixa Título faixa Duração 1 Meteora 2:31 2 I don´t lie 5:23

18 Relação Consiste na associação entre campos comuns (colunas) de duas tabelas, permitindo que a consistência da informação seja garantida. CDs Nº CD Título Intérprete Data aquisição 1 Meteora Linkin Park Faixas Estabilidade da informação Nº CD Nº faixa Título faixa Duração 1 Meteora 2:31 2 I don´t lie 5:23

19 Tipos de relações 1:1 (um-para-um) 1:N (um para-muitos)
Ex: Um aluno pertence a uma turma 1:N (um para-muitos) Ex: Uma turma possui vários alunos M:M (muitos para-muitos) Ex: Um aluno tem várias disciplinas e uma disciplina tem vários alunos

20 Associação Representa a forma como duas ou mais entidades se relacionam entre si Tipos de Associações: Unárias – caracterizam-se pela relação de uma entidade consigo própria Binárias – caracterizam-se pela existência de um qualquer tipo de relação entre duas entidades. Complexas – caracterizam-se pela possibilidade de estabelecer relações entre mais do que duas entidades.

21 Unária Binária Complexa

22 Modelo Entidade-Relação
Modelo conceptual para a estruturação da informação com vista à elaboração de bases de dados Procura criar uma simulação da realidade Simulação constituída por um conjunto de entidades que interagem umas com as outras através de um conjunto de relacionamentos

23 Modelo Entidade-Relação
Composto por três elementos principais: Entidades – conjunto de pessoas, lugares, objectos, acontecimentos ou conceitos sobre o qual pretendemos armazenar dados. Ex: Alunos, Professores, Cursos… Atributos – características especificas de uma entidade Ex: Nome, Data de nascimento, morada, telefone, … Relacionamentos – associação entre duas entidades Ex: pertence, lecciona, compra

24 Relacionamento: Entidades: Dono e Cão Atributos: Dono Possui Cão Nome
Morada Telefone Cão MicroChip Raça Sexo Data_nascimento Relacionamento: Possui

25 Modelo Entidade-Relação
MicroChip Nome Nome Raça 1 N Dono possui Cão Morada Sexo Telefone Data_nascimento

26 Exercício Desenhe um Modelo Entidade-Relação que represente adequadamente os seguintes problemas : Um hotel pretende guardar informação sobre os clientes e sobre cada um dos quartos. Cada cliente pode reservar um ou mais quartos. Uma empresa tem um conjunto de fornecedores. Cada fornecedor pode fornecer vários produtos, mas cada produto é individualizado de modo a que só pode ser fornecido por um fornecedor.

27 Normalização Consiste numa série de passos relacionados com o desenho de uma base de dados de forma a obterem-se estruturas de dados sem redundância e consistentes. Este processo é conduzido por um conjunto de regras que constituem as Formas Normais. 1ª FN 2ª FN 3ª FN Boyce Codd 4ª FN 5ª FN Redundância – não existência de repetição dos dados, cada dado dever ser armazenado uma só vez numa única localização

28 Revisão da aula

29 Próxima aula Planificar uma base de dados
Conhecer o SGBD Microsoft Access 2007


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