A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Sociedade de Informação: Saber Ler os Sinais Information Society: Reading the Signs Gustavo Cardoso CIES-OberCom.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Sociedade de Informação: Saber Ler os Sinais Information Society: Reading the Signs Gustavo Cardoso CIES-OberCom."— Transcrição da apresentação:

1 A Sociedade de Informação: Saber Ler os Sinais Information Society: Reading the Signs Gustavo Cardoso CIES-OberCom

2 O convite que me foi feito, foi o de tentar apresentar o que, na minha visão, falta saber sobre a sociedade onde vivemos. Uma sociedade onde cada vez mais, ou talvez não, vivamos através das tecnologias de informação e comunicação e com elas. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

3 Escolhi falar hoje, primeiro de tecnologias. Para, depois, falar da leitura que faço dos desafios que elas colocam à nossa sociedade. Terminando com o que acho serem as áreas prioritárias para aprofundar o conhecimento sobre a sociedade de informação em Portugal. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

4 Há em Portugal cinco tecnologias que devemos olhar em termos da sociedade de informação, elas são: A Internet e os seus acessos via computador pessoal ou portátil. O Telemóvel. O Multibanco e as caixas ATM. Os leitores mp3. A Televisão por Cabo. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

5 A Pergunta que se pode fazer é, talvez, porquê estas e não outras? A Internet porque é o protocolo de comunicação e informação que permite simultaneamente a comunicação interpessoal e/ou de massas e implica o maior domínio das literacias para o seu uso. O Telemóvel e o Multibanco porque são as tecnologias mais generalizadas no seu uso entre a população. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

6 Os leitores de mp3 porque estão em processo de interligação em rede com os telemóveis e estão nas mãos da população mais jovem e adoptante inicial de tecnologias. E a Televisão por cabo, porque: pode implicar bi-direccionalidade e interactividade. é cara e implica uma decisão de fidelização de consumo. e a TV está em 98% dos nossos lares (e não a TV Cabo). A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

7 Um passeio nesta época do ano por cidades tão diferentes como Londres e Lisboa mostra-nos cidades onde outdoors, dentro e fora das suas estações de metros, parecem ter sido monopolizados por anúncios a telemóveis. Com algumas diferenças, em Londres a Nokia, e em Lisboa, a Sony-Ericsson, os telemóveis e a música parecem ser a grande novidade para as ofertas de Natal. O que é que isso nos diz e porque é que isso poderá ser importante para todos os que se interessam pela Sociedade de Informação ? A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

8 A minha primeira intuição de resposta sugere-me que devemos também pensar nos anúncios de folhetos de electrodomésticos colocadas nas nossas caixas de correio e também nos anúncios em jornais e revistas. Eles demonstram, neste final de ano, uma outra realidade. Fruto da evolução de processadores, do crescimento da capacidade de armazenamento de dados e das leis de redução dos custos na indústria de computadores e do wi-fi o computador de secretária tem vindo a desaparecer dos lares e empresas e a ser substituído pelo portátil. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

9 O que essas duas tendências do campo da publicidade nos mostram é que as empresas por um lado estão cada vez mais crentes, e com razão, na valorização da mobilidade por parte do consumidor e cidadão. Por outro lado, diz-nos também (pelo tipo de telemóveis publicitados) que cada vez mais o telemóvel está a evoluir para qualquer coisa diferente de um mero suporte para comunicação de voz e texto. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

10 Não é necessário ser o James Bond no seu novo filme, Casino Royal, para perceber as vantagens do GPS incorporado, não no carro, mas no telemóvel, nem ser hoje adolescente para perceber o porquê da Apple lançar, no próximo ano, um iPod que também é telemóvel ou porque a Sony diz que os seus telemóveis são os únicos que são também Walkmen. Os telemóveis estão cada vez mais smartphones, isto é, com funcionalidades que os aproximam de pequenos computadores, mas sem o verdadeiramente serem porque a sua génese implica ecrãs pequenos e não funcionam bem para processamento de texto ou para ler texto em blogues ou jornais. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

11 Se juntarmos todos estes sinais, que leitura fazer deles? A leitura que arrisco aqui fazer é a seguinte: tirando os países menos desenvolvidos (onde os crescimentos são sempre marginais para as vendas) o mercado dos computadores é hoje um mercado maduro e que vive da substituição de modelos antigos por novos. Logo o crescimento para o acesso à sociedade de informação ter-se-á de fazer através dos terminais que cheguem à maior parte das pessoas, isto é, não os PCs mas sim os telemóveis e outros sistemas portáteis como os leitores de música. Estas são as boas notícias. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

12 As más notícias, são que esse mercado também se esgotará rapidamente, porque a maior parte da população está disposta a pagar por terminais de telemóvel, a pagar um certo valor de chamadas de voz e envios de texto, mas não está disponível para pagar mais serviços. Acresce a isso que, na maioria dos casos, para os que não usam a Internet no PC, a probabilidade de saberem utilizar, necessitarem e valorizarem o uso de transmissão de dados, é muito baixo. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

13 Estamos assim, pela primeira vez, em mais de uma década de crescimento acelerado da utilização da Internet e na adopção de telemóveis, perante mercados onde a substituição de equipamentos parece ser o móbil de crescimento do sector dos fabricantes de telemóveis, e onde quem vende acesso à Internet começa a ver esgotado o seu potencial de crescimento de novos clientes. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

14 Nunca Utilizou a Internet e Email % dentro do nível de instrução N/S ler nem escrever100% Nunca freq. Escola mas sabe ler98.2% 1º Ciclo Ensino Básico88.3% 2º Ciclo Ensino Básico66.1% 3º Ciclo Ensino Básico49.7% Ensino Secundário19.2% Licenciatura9.7% Nível de Instrução e Uso da Internet A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

15 Não tem serviço pago de TV por Cabo % dentro do nível de instrução N/S ler nem escrever93.7% Nunca freq. Escola mas sabe ler89.0% 1º Ciclo Ensino Básico74.0% 2º Ciclo Ensino Básico63.9% 3º Ciclo Ensino Básico56.0% Ensino Secundário50.2% Licenciatura40.3% Nível de Instrução e Serviço de TV Cabo A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

16 Não Tem Telemóvel % dentro do nível de instrução N/S ler nem escrever91.1% Nunca freq. Escola mas sabe ler68.5% 1º Ciclo Ensino Básico40.9% 2º Ciclo Ensino Básico14.1% 3º Ciclo Ensino Básico7.8% Ensino Secundário1.7% Licenciatura1.4% Nível de Instrução e uso de telemóvel A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

17 Não Tem Multibanco % dentro do nível de instrução N/S ler nem escrever86.1% Nunca freq. Escola mas sabe ler75.0% 1º Ciclo Ensino Básico43.9% 2º Ciclo Ensino Básico17.8% 3º Ciclo Ensino Básico17.0% Ensino Secundário6.9% Licenciatura6.8% Nível de Instrução e uso de Multibanco A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

18 Não Tem leitor Mp3 % dentro do nível de instrução N/S ler nem escrever98.8% Nunca freq. Escola mas sabe ler100% 1º Ciclo Ensino Básico96.3% 2º Ciclo Ensino Básico86.9% 3º Ciclo Ensino Básico82.0% Ensino Secundário75.5% Licenciatura75.6% Nível de Instrução e uso de leitor Mp3 A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

19 Nunca Utilizou a Internet e Email % dentro do intervalo de idades 8 a 17 Anos28.5% 18 a 24 Anos24.7% 25 a 34 Anos49.3% 35 a 44 Anos64.6% 45 a 54 Anos77.5% 55 a 64 Anos90.2% 65 a 74 Anos98.6% Idade e Uso da Internet A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

20 Não tem TV por cabo % dentro do intervalo de idades 8 a 17 Anos57.4% 18 a 24 Anos56.8% 25 a 34 Anos62.7% 35 a 44 Anos57.8% 45 a 54 Anos63.1% 55 a 64 Anos67.3% 65 a 74 Anos81.7% Idade e Uso da TV por cabo A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

21 Não tem Telemóvel % dentro do intervalo de idades 8 a 17 Anos30.3% 18 a 24 Anos4.9% 25 a 34 Anos5.1% 35 a 44 Anos12.1% 45 a 54 Anos21.0% 55 a 64 Anos33.3% 65 a 74 Anos53.9% Idade e Uso de Telemóvel A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

22 Não tem Multibanco % dentro do intervalo de idades 8 a 17 Anos70.1% 18 a 24 Anos15.4% 25 a 34 Anos8.3% 35 a 44 Anos9.9% 45 a 54 Anos19.9% 55 a 64 Anos34.9% 65 a 74 Anos57.9% Idade e uso de Multibanco A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

23 Não tem leitor Mp3 % dentro do intervalo de idades 8 a 17 Anos69.6% 18 a 24 Anos70.2% 25 a 34 Anos83.3% 35 a 44 Anos88.9% 45 a 54 Anos96.8% 55 a 64 Anos98.0% 65 a 74 Anos100% Idade e uso de leitor Mp3 A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

24 Não Utilização da Internet68.9% TV por Cabo67.1% Telemóvel28.4% Multibanco34.5% Leitor Mp378.8% Sexo e uso de tecnologias: O Feminino A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

25 Não Utilização da Internet(-9.1) 59.0% TV por Cabo(-3.9) 63.2% Telemóvel(-5.9) 22.5% Multibanco(-8.6) 34.5% Leitor Mp3 (-5.8) 78.8% Sexo e uso de tecnologias: O Masculino A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

26 Só 26.2%, dos que nunca utilizaram a Internet, é que pagam serviços de TV por Cabo. Por sua vez, 54,7% dos que utilizam a Internet são também assinantes da TV por Cabo. Quem nunca utilizou Internet tem em 63,5% dos casos pelo menos um telemóvel. Por sua vez, 96,9% dos utilizadores de Internet tem pelo menos um telemóvel. Quem nunca utilizou a Internet, tem em 58,8% dos casos acesso ao uso do Multibanco. Por sua vez, 88,1% dos utilizadores de Internet tem acesso ao uso do Multibanco. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

27 Só 3,2% dos que nunca utilizaram a Internet é que possuem um leitor Mp3. Por sua vez, 30,7% dos que utilizam a Internet têm também um leitor MP3. Há outros dados de interesse, por exemplo, cerca de 15% dos utilizadores de telemóvel acumulam-no com o uso de outra tecnologia móvel: o leitor de Mp3. Quem possuí TV Cabo também tem maior probabilidade de ter um leitor Mp3 ( 17.6% vs 8.1%). Quem possuí TV Cabo também tem maior probabilidade de ter um telemóvel (87.8% vs 67.4%). Quem não tem telemóvel também tem maior probabilidade de não ter Multibanco (68.9% de quem não tem telemóvel tb não tem Multibanco). A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

28

29 Tanto empresas como ministérios já perceberam que não serão os computadores de secretária ou portáteis que estarão nas mãos da maioria dos cidadãos, pois quem os usa ou é jovem ou tem, normalmente, pelo menos o ensino secundário. A outra coisa que também já perceberam é que os telemóveis podem ser uma solução, mas também têm limites. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.

30 Esses limites chamam-se: capacidade financeira para utilização de serviços; existência de conhecimentos adquiridos para usar os interfaces; e descoberta do interesse em os usar. Nos próximos anos iremos assistir, provavelmente, à necessidade de baixar os preços, já não apenas dos terminais de acesso, mas sim dos serviços, para incluir mais pessoas no circuito de utilização, mas tal será inútil se, por outro lado, não tivermos mais pessoas com maior formação educacional e experimentação informal das tecnologias. A Sociedade de Informação: Saber ler os Sinais.


Carregar ppt "A Sociedade de Informação: Saber Ler os Sinais Information Society: Reading the Signs Gustavo Cardoso CIES-OberCom."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google