A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HUB – Concentrador O cabo de par trançado é o meio físico mais utilizado em LANs. Nesse tipo de cabo existem somente duas terminações, nas quais se podem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HUB – Concentrador O cabo de par trançado é o meio físico mais utilizado em LANs. Nesse tipo de cabo existem somente duas terminações, nas quais se podem."— Transcrição da apresentação:

1

2 HUB – Concentrador O cabo de par trançado é o meio físico mais utilizado em LANs. Nesse tipo de cabo existem somente duas terminações, nas quais se podem conectar adaptadores. À primeira vista, só seria possível conectar duas estações. Porém, para ampliar essa capacidade, utiliza-se um equipamento da camada física denominado HUB. Ele funciona como um agregador, um ponto onde os cabos podem se unir, formando um único barramento. Aparentemente é uma topologia em estrela, mas na verdade seu layout lógico é mesmo em forma de barramento. Esse tipo de conexão permite que um quadro transmitido pela rede seja visto por todas as estações conectada ao HUB, da mesma forma que acontece quando se usa cabo coaxial

3

4 Switch – Chaveador Ethernet

5 Um switch, que em português significa interruptor, é um equipamento usado para interligar cabos vindos de várias estações. É semelhante ao HUB. Porém, suas portas não se comunicam diretamente entre si, e os circuitos são controlados por um software de gerenciamento. Esse software analisa o fluxo de dados e o redireciona para as portas envolvidas apenas na transmissão. Assim, o switch evita que os quadros sejam retransmitidos para os outros enlaces (portas). O equipamento gera verdadeiros circuitos e o meio de comunicação física entre esses circuitos fica praticamente livre de compartilhamento com outras estações. Isso evita colisões e garante o máximo desempenho do equipamento. Além de todas essas vantagens, o switch tem se tornado cada vez mais barato. Isso quer dizer que praticamente não existem motivos para se usar os HUBs hoje em dia.

6

7 Roteadores Estes dispositivos têm como finalidade escolher o melhor caminho para o tráfego de informações. Este caminho é decidido através de uma tabela interna que contém informações sobre a rede. Existem algoritmos que decidem sobre qual caminho deve ser tomado seguindo critérios que são conhecidos como "Métrica de Roteamento". Os roteadores são também os nodos de uma rede, e são os responsáveis de concatenar tipos de redes LAN para formar uma WAN, portanto, são dispositivos muito importantes dentro da arquitetura de qualquer rede.

8


Carregar ppt "HUB – Concentrador O cabo de par trançado é o meio físico mais utilizado em LANs. Nesse tipo de cabo existem somente duas terminações, nas quais se podem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google