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BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO Junho/2008.

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1 BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO Junho/2008

2 1960 a população do Brasil era de 70 milhões 45% viviam nas cidades a população era de 170 milhões 81% já viviam nas cidades. Estima-se em % dos brasileiros viverão em cidades CRESCIMENTO URBANO NO BRASIL

3 Urb.RuralUrb.RuralUrb.RuralUrb.RuralUrb.RuralUrb.RuralUrb.Rural 12,928,318,833,231,338,852,141,180,438,611135,813831,8 31%69%36%64%45%55%56%44%68%32%76%24%81%19% 41,25270,193, ,8169,8 Brasil: um país que se tornou urbano em 40 a 50 anos Em milhões de habitantes

4 OBJETIVOS GERAL Promover a economia de água nos ambientes doméstico e comercial por meio do fomento à inovação tecnológica em materiais e equipamentos, a calibração e ao design de produtos e edificações.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover a produção de conhecimento visando à economia e o combate ao desperdício¹ da água em materiais e equipamentos de uso intensivo de água nos ambientes doméstico e comercial; Fomentar a inovação tecnológica, o design e o desenvolvimento de tecnologias poupadoras de água para os ambientes doméstico e comercial, em especial àquelas destinadas a habitação de interesse social (HIS) Criar competências para a calibração de materiais e equipamentos novos e/ou existentes no mercado que sejam de uso intensivo de água nos ambientes doméstico e comercial, com foco na etiquetagem.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fomentar a concepção inovadora de edificações para economia e uso eficiente da água; Criar condições para a inovação tecnológica na produção de equipamentos e materiais de uso intensivo de água para os ambientes doméstico e comercial, levando em conta, inclusive, a cultura do uso pela população.

7 (refazer ou cortar tabela)

8 (pedir ao wallinson o original para a tradução e inserir no Brasil)

9 CONTEXTO PROGRESSIVO I - I - Conformidade com as normas técnicas – PBQP-H II - II - Desenvolvimento de Produtos Poupadores de Água III - III - Processo de melhoria constante IV – IV – Certificação (Ecolabeling)

10 I CONFORMIDADE COM AS NORMAS TÉCNICAS PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade para o Habitat Agentes públicos e privados Empresas + Centros de Pesquisa + Governo Louças Sanitárias economia média de 40% por bacia 15% de economia total na residência Metais Sanitários estanqueidade e dispersão do jato de torneiras e registros redução das perdas por vazamento 10 a 15% da demanda de água de uma habitação alto valor agregado Baixa visibilidade para o consumidor

11 II DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS POUPADORES DE ÁGUA Popularizar o acesso a soluções poupadoras Design de produtos e de edificações Foco preferencial na Habitação de Interesse Social (HIS) e uso comercial Investimento governamental de ,00 em 2008 centros tecnológicos + empresas

12 III PROCESSO DE MELHORIA CONSTANTE Inserção dos Produtos Poupadores de Água no Programa Brasileiro de Etiquetagem Execução Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro Participação dos agentes públicos e privados, entidades de Proteção e Defesa do Consumidor Equipamentos sanitários e eletrodométicos Visibilidade para o público consumidor

13 IV CERTIFICAÇÃO (ECOLABELING) Reconhecimento dos produtos mais eficientes Parcerias internacionais para reconhecimento no mercado exterior

14 PÚBLICO ALVO Centros de Pesquisa e/ou Tecnológicos, Institutos de Ensino Superior, preferencialmente em parceria com empresas interessadas no desenvolvimento ou melhoria de materiais e equipamentos para maior eficiência no uso de água

15 ASPERSORESASPERSORES TORNEIRASTORNEIRAS MANGUEIRASMANGUEIRAS CHUVEIROSCHUVEIROS VASOS SANITÁRIOS LAVADORA DE LOUÇA LAVADORA DE ROUPA TANQUINHOTANQUINHO

16 OBRIGADA! (61)


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