A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO Junho/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO Junho/2008."— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO
Junho/2008

2 CRESCIMENTO URBANO NO BRASIL
1960 a população do Brasil era de 70 milhões 45% viviam nas cidades. 2000 a população era de 170 milhões 81% já viviam nas cidades. Estima-se em 2011 90% dos brasileiros viverão em cidades 2

3 CRESCIMENTO URBANO NO BRASIL
Brasil: um país que se tornou urbano em 40 a 50 anos Em milhões de habitantes 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Urb. Rural 12,9 28,3 18,8 33,2 31,3 38,8 52,1 41,1 80,4 38,6 111 35,8 138 31,8 31% 69% 36% 64% 45% 55% 56% 44% 68% 32% 76% 24% 81% 19% 41,2 52 70,1 93,2 119 146,8 169,8 3

4 OBJETIVOS GERAL Promover a economia de água nos ambientes doméstico e comercial por meio do fomento à inovação tecnológica em materiais e equipamentos, a calibração e ao design de produtos e edificações.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover a produção de conhecimento visando à economia e o combate ao desperdício¹ da água em materiais e equipamentos de uso intensivo de água nos ambientes doméstico e comercial; Fomentar a inovação tecnológica, o design e o desenvolvimento de tecnologias poupadoras de água para os ambientes doméstico e comercial, em especial àquelas destinadas a habitação de interesse social (HIS) Criar competências para a calibração de materiais e equipamentos novos e/ou existentes no mercado que sejam de uso intensivo de água nos ambientes doméstico e comercial, com foco na etiquetagem.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fomentar a concepção inovadora de edificações para economia e uso eficiente da água; Criar condições para a inovação tecnológica na produção de equipamentos e materiais de uso intensivo de água para os ambientes doméstico e comercial, levando em conta, inclusive, a cultura do uso pela população.

7 (refazer ou cortar tabela)

8 (pedir ao wallinson o original para a tradução e inserir “no Brasil”)

9 CONTEXTO PROGRESSIVO I - Conformidade com as normas técnicas – PBQP-H
II - Desenvolvimento de Produtos Poupadores de Água III - Processo de melhoria constante IV – Certificação (Ecolabeling)

10 I CONFORMIDADE COM AS NORMAS TÉCNICAS
PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade para o Habitat Agentes públicos e privados Empresas + Centros de Pesquisa + Governo Louças Sanitárias economia média de 40% por bacia 15% de economia total na residência Metais Sanitários estanqueidade e dispersão do jato de torneiras e registros redução das perdas por vazamento → 10 a 15% da demanda de água de uma habitação alto valor agregado Baixa visibilidade para o consumidor

11 II DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS POUPADORES DE ÁGUA
Popularizar o acesso a soluções poupadoras Design de produtos e de edificações Foco preferencial na Habitação de Interesse Social (HIS) e uso comercial Investimento governamental de € ,00 em 2008 centros tecnológicos + empresas

12 III PROCESSO DE MELHORIA CONSTANTE
Inserção dos Produtos Poupadores de Água no Programa Brasileiro de Etiquetagem Execução Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro Participação dos agentes públicos e privados, entidades de Proteção e Defesa do Consumidor Equipamentos sanitários e eletrodométicos Visibilidade para o público consumidor

13 IV CERTIFICAÇÃO (ECOLABELING)
Reconhecimento dos produtos mais eficientes Parcerias internacionais para reconhecimento no mercado exterior

14 PÚBLICO ALVO Centros de Pesquisa e/ou Tecnológicos, Institutos de Ensino Superior, preferencialmente em parceria com empresas interessadas no desenvolvimento ou melhoria de materiais e equipamentos para maior eficiência no uso de água

15 ASPERSORES MANGUEIRAS TANQUINHO CHUVEIROS TORNEIRAS LAVADORA DE ROUPA LAVADORA DE LOUÇA VASOS SANITÁRIOS

16 OBRIGADA! (61)


Carregar ppt "BRASIL: ALIADOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA A ECONOMIA DE ÁGUA NO AMBIENTE DOMÉSTICO Junho/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google