A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula prática 1 Aula de Apresentação Monitoria 2012.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula prática 1 Aula de Apresentação Monitoria 2012.2."— Transcrição da apresentação:

1 Aula prática 1 Aula de Apresentação Monitoria

2 Roteiro Apresentação do Corpo de monitores Divisão dos alunos por monitor Lista de exercícios/Exercícios de aula Apresentação do site da disciplina Apresentação da IDE Code::Blocks Exercícios

3 Corpo de monitores

4 Listas de exercício Durante o semestre havéra 6 listas de exercício. As listas valerão 30% das notas da primeira e segunda unidades. Todas as listas foram formuladas e serão corrigidas pelos monitores.

5 Listas de exercício 1ª Unidade Prova (70%) Listas 1, 2 e 3 (30%) 2ª Unidade Prova (70%) Listas 4, 5 e 6 (30%) 3ª Unidade Prova (60%) Projeto (40%) * Na primeira e segunda unidade caso a média entre as 3 listas da unidade correspondente seja maior ou igual a 8 a nota da prova da unidade será acrescida de 0,5.

6 Listas de exercício Lógica de programação – 70% da nota Modularização – 20% da nota. Legibilidade – 10% da nota. Composição da nota

7 Listas de exercício As listas deverão ser entregues pelo sistema de submissão: Sistema de submissão

8 Listas de exercício As listas só serão aceitas até a hora especificada na página do sistema, portanto preocupem-se em mandar em um horário confortável. Caso a lista seja enviada mais de uma vez, a antiga será substituida.

9 Listas de exercício Deve ser enviado apenas o arquivo com extensão.c O nome de cada arquivo.c deve seguir o padrão: LxQy. Onde “x” representa o numero da lista e “y” representa o numero da questão. Exemplo: L1Q3.c

10 Aula Prática O aluno com pelo menos 80% de aproveitamento nas aulas práticas terá direito à 1 ponto extra na terceira nota. Os alunos deverão enviar os exercícios até as 23:59 do dia da aula prática através do site do sistema de submissão. Os arquivos enviados deve seguir o padrão APxQy.c Mesmo formato das listas. Exemplo: “AP3Q2.c”

11 Dúvidas Os s de dúvidas deverão ser enviados para o do seu monitor com o assunto [Monitoria IP] Ou enviados para o grupo: (grupo com monitores e alunos) Para tratar apenas com os monitores envie um e- mail para:

12 Site da disciplina O site da disciplina pode ser acessado através do endereço: Nele serão disponibilizadas as listas de exercícios, avisos, notas, conteúdo programática, etc.

13 Code::Blocks Foi adotada a IDE* Code::Blocks em conjunto com o compilador MinGW** nas aulas práticas da disciplina. O uso de uma IDE visa aumentar a produtividade e ter à disposição uma série de ferramentas de auxílio num único ambiente. * Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado. ** Minimalistic GNU for Windows, um port do GNU Compiler Collection para Windows.

14 Code::Blocks Pode ser usada a versão mais recente do Code::Blocks, disponível no site oficial: No site oficial há versões para Windows, Linux e MacOS. Para praticidade, está disponível no site da disciplina o pacote completo, no menu do lado direito (Somente a versão para Windows).

15 Instalando o Code::Blocks Baixe o pacote disponível no site da disciplina: Descompacte num diretório da sua preferência. Sugestão : C\temp\CodeBlocks

16 Usando o Code::Blocks Execute o arquivo “codeblocks.exe”. Crie um projeto do tipo “Console Application”.

17 Usando o Code::Blocks Selecione c, em seguida clique em Next.

18 Usando o Code::Blocks Em Project Title, coloque qualquer nome. Em Folder... In, coloque H:\CB_Projects\ e aperte em Next. Clique em Next e na tela seguinte, Finish.

19 Usando o Code::Blocks Na lista lateral, clique no projeto.

20 Usando o Code::Blocks Aperte F9 para executar o projeto atual.

21 Usando o Code::Blocks Para editar o arquivo contendo o código expanda a pasta “Primeiro projeto”. Expanda a pasta “Sources”.

22 Usando o Code::Blocks Abra o arquivo “main.c”, e o editor do Code::Blocks será aberto. Modifique “Hello world!\n” por “Oi, mundo!\n”

23 Usando o Code::Blocks Compile e execute (Apertando F9).

24 Função printf(char*,...) A função printf() imprime dados na saída padrão (stdout). Ela tem a seguinte assinatura: int printf( const char * format,... ) format é a string de controle, dizendo qual a formatação dos dados Os outros argumentos passados são os dados a ser exibidos. Exemplos: printf(“Ola mundo\n”); printf(“Hoje e dia %d/%d”,23,8);

25 Função scanf(char*,...) A função scanf() recebe dados da entrada padrão (stdin). Ela tem a seguinte assinatura: int scanf( const char * format,... ) format é a string de controle, dizendo qual a formatação dos dados Os outros argumentos passados são para onde os dados serão lidos. Exemplos: scanf(“%d”, &idade); scanf(“%d/%d”,&dia,&mes);

26 Função scanf(char*,...) Alguns códigos de formatação Mais códigos: scanf printf CódigoSignificado %dInteiro %fFloat %cCaractere %sString %Imprime % na tela

27 Dúvidas?

28 Exercício 1 Escreva um programa receba 2 caracteres, e imprima os dois caracteres que se encontram 2 e 3 posições a frente daqueles do primeiro e segundo chars recebidos, respectivamente. Ex: entrada: ab saida: ce

29 Exercício 2 Faça um programa que receba três números reais, e imprima o inverso da média aritmética (1/média) entre esses três números, que também será um número real.

30 Exercício 3 Faça um programa que receba um valor de temperatura na escala Rankine e converta para Celsius, imprimindo o resultado no console. Tanto a entrada como o valor que deve ser impresso são números reais (do tipo ponto flutuante). A conversão de Rankine para Celsius é dada por: C = (R ) x (5/9)


Carregar ppt "Aula prática 1 Aula de Apresentação Monitoria 2012.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google