A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap."— Transcrição da apresentação:

1 UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap. Spressola Ziviani

2 2 Sumário Introdução Metodologia Levantamento –perfil cognitivo Levantamento -Habilidades Resultados Considerações finais Referências

3 3 Figura de extrema importância no contexto educacional a distância Perfil ainda não completamente mapeado, com responsabilidades e aptidões ainda não perfeitamente delineadas A atuação do tutor é um fator decisivo para o sucesso da iniciativa e permanência do aluno até o final do curso. O Tutor

4 4 Instituição pesquisada: 43 cursos de Pós graduação 22 cursos de graduação 19 pólos Aprox alunos em EaD Vários estados do Brasil e parcerias com Chile, Argentina e Colombia

5 5 Objetivos - pela ótica dos próprios tutores: Entender quais são as habilidades, papéis e responsabilidades do tutor local na IES pesquisada; Buscar informações importantes que evidenciem aspectos a serem trabalhados na formação continuada do tutor.

6 6 Metodologia Habilidades e competências Avaliação do Perfil cognitivo Estratégias cognitivas Responsabilidade Pro - atividade Visão frente a Ead Mapeamento de estilos Formação Continuada AB Tutores locais dos Pólos Instrumento Psicométrico de FELDER e SOLOMAN Questionário de Burge Interesse do tutor

7 7 Perfil Cognitivo - Felder Ativo - Reflexivo Sensorial - Intuitivo Seqüencial - Global Visual - Verbal Conhecer os estilos de aprendizagem e a motivação dos alunos e professores é crucial para explicar porque certos métodos de ensino funcionam bem com alguns e com outros não...

8 8 Questionário - Burge a) Quem são os tutores (idade, sexo, nível escolar); b) Como os próprios tutores descrevem o papel e as responsabilidades que a função requer; c) Quais as tecnologias de comunicação que têm sido usadas para interação entre estudantes e tutores.

9 9 Perfil da amostra: Entre homens (52,38%) e mulheres (47,62%). As faixas etárias: Entre 18 a 20 (23%), Entre 20 e 29 (24%), Entre 30 e 39 (48%), Entre 40 e 49 (5%), Titulação: 28,57% graduados, 47,62 são especialistas, 19,05% são mestres 4,76% são doutores.

10 10 Resultados: (múltiplas respostas) 80,95% 76,19% 71,43% 38,10% Trabalhar com alunos Ganhar experiência acadêmica Ter uma visão diferenciada de tutoria Aumentar rendimentos Grau de importância na decisão de trabalhar como tutor local:

11 11 Resultados: Estilos cognitivos 54,17%13Global 45,83%11Seqüencial Dim.4 50,00%12Verbal 50,00%12Visual Dim.3 41,67%10Intuitivo 58,33%14Sensorial Dim.2 33,33%8Reflexivo 66,67%16Ativo Dim.1 PercentualQuantidadeEstilos Dimensões DESAFIO...

12 12 Resultados - Estratégias de comunicação Tomam iniciativa e combinam reuniões presenciais no pólo 9,52% Tomam iniciativa e se correspondem com os alunos via , skype, msn(fora do ambiente virtual) 61,9% Entram em contato com os alunos através do ambiente virtual 19,05% Respondem os pedidos dos estudantes. 95,24% Tomam iniciativa e telefonam para seus alunos 9,52%

13 13 Visão dos tutores sobre EaD 76,19% disseram que o trabalho como tutor tem ajudado a melhorar as habilidades gerais de ensino, 90,48% disseram que a tutoria é um elemento essencial no aprendizado a distância. 90,48% discordaram plenamente com a declaração de que consideravam a experiência em EaD frustrante.

14 14 Assuntos mais importantes discutidos em treinamento: Audio-conferência Ambiente virtual. 38,10% Aconselhamento (tirar dúvidas), 42,86% Rotina de trabalho institucional, 52,38% sobre avaliação dos alunos, 47,62% sobre utilização das TICs. 66,67% Preferem treinamento por audio- conferencia de treinamento em serviço, 47,62% Ser necessário encontros presenciais de treinamento.

15 15 Necessidade de contato do tutor com a IES Com outros tutores (locais e web) 57,14% Necessidade de maior contato com o coordenador de curso(47,62%).

16 16 Como utilizam o tempo a 50% - formação continuada, 25 a 50% - preparação para os momentos presenciais. 50 a 75% para contato com alunos menos que 25% tempo gerando relatórios aos coordenadores...

17 17 Qual o grau de impacto que alguns aspectos da tutoria exercem sobre os alunos? Itens significativos: cooperação com a aprendizagem das disciplinas e estudos (57,14) resolver problemas administrativos (38,1). Vê-se com isso, que o aluno tem procurado o tutor local para resolver seus problemas, apesar do ambiente virtual proporcionar condições do aluno se comunicar com a Instituição e com o tutor web (virtual ).

18 18 Considerações Finais As informações fornecidas pelos tutores poderão ser discutidas na instituição e com base nos resultados obtidos será possível planejar estratégias presenciais e virtuais de ensino-aprendizagem, formação continuada e integração com a instituição, de modo a explorar e entender melhor o potencial do tutor local e desenvolver habilidades e atitudes necessárias para seu trabalho.

19 19 Referências GONÇALVES,L.M. Tutoria em EaD: com a palavra tutores e alunos. In:VII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil, 2007,São José dos Campos. REIS, H., Modelos de tutoria no ensino a distância. Disponível no site: Acesso em abril de 2008 MAGGIO, M. O Tutor na Educação a Distância. In: LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001, p MEC, Referencial de qualidade para Educação a Distância– Brasília, pg, 21 e Disponível em: option=content&task= view&id= 62&Itemid=191 acesso em: 05/-05/2008.http://portal.mec.gov.br/seed/index.php? option=content&task= view&id= 62&Itemid=191 CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, Manual do Tutor Local – Batatais, 2007 RICHARDSON, R. J. et al.. Pesquisa Social Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999., p.70), GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999, p.41. BURGE, E.J.; And others. Mediation in Distance Learning: An Investigation of the role of tutoring. Ontário Inst. For Studies in Education, Toronto, Jun1991. Disponível em: ericdocs2sql/content_storage_01/ b/80/23/56/2e.pdf. Acesso em 06/04/2008.http://www.eric.ed.gov/ERICDocs/data/ ericdocs2sql/content_storage_01/ b/80/23/56/2e.pdf FELDER, R. M.; SOLOMAN, B. A. Index of Learning Styles Questionnaire. North Carolina State University, Disponível em: Acesso em 01/05/ Acesso em 01/05/2008 NPT, - Nucleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e ambientes educacionais – disponível em: acesso em 05/05/2008.www.npt.com.br

20 20 Elenise Maria de Araujo José Dutra de Oliveira Neto Elaine Maria dos Santos Nádia Cristina de A. Melli Nilvania Ap. S. Ziviani AUTORES:

21 21 Obrigada...

22 22 Extras...

23 23 A Tutoria A Tutoria é definida como o conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos acadêmicos, orientando-os, dirigindo-os, motivando-os, avaliando-os para que obtenham crescimento intelectual e autonomia, ajudando-os a tomar decisões em vista de seus desempenhos e participações como acadêmicos GONÇALVES, 2007

24 24 Levantamento de informações Pode proporcionar: Melhorias na Contratação e Formação continuada dos tutores Visão estratégica para tomada de decisões

25 25 Estilos de Aprendizagem Felder-Soloman ATIVOREFLEXIVO Compreende e retém melhor a informação participando ativamente da realização de uma atividade. Aprende fazendo... Pensa antes, com cuidado... retém e compreende melhor a informação pensando, refletindo calmamente sobre ela, levantando alternativas

26 26 Estilos de Aprendizagem SENSORIALINTUITIVO Gosta de resolver problemas através de procedimentos bem estabelecidos e não aprecia complicações inesperadas. Tem interesse por fatos e dados concretos e práticos Gosta de inovação, aprecia a variedade, novos desafios, e evita as atividades que dependem de memorização, que sejam rotineiras ou repetitivas. É imaginativo, está sempre em busca de significados, desafios e novas possibilidades

27 27 Estilos de Aprendizagem SENSORIALINTUITIVO Gosta de resolver problemas através de procedimentos bem estabelecidos e não aprecia complicações inesperadas. Tem interesse por fatos e dados concretos e práticos Gosta de inovação, aprecia a variedade, novos desafios, e evita as atividades que dependem de memorização, que sejam rotineiras ou repetitivas. É imaginativo, está sempre em busca de significados, desafios e novas possibilidades

28 28 Estilos de Aprendizagem SEQUENCIALGLOBAL Avança com entendimento parcial, absorvendo pequenas partes da informação que vão se conectando logicamente para garantir o entendimento da situação. Enxerga o contexto em que a situação ocorre, para então compreender como juntar as partes para resolver o problema. Tem facilidade para "juntar conhecimento" de maneiras inovadoras.


Carregar ppt "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google