A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap."— Transcrição da apresentação:

1 UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap. Spressola Ziviani

2 Sumário Introdução Metodologia Levantamento –perfil cognitivo
Levantamento -Habilidades Resultados Considerações finais Referências

3 O Tutor Figura de extrema importância no contexto educacional a distância Perfil ainda não completamente mapeado, com responsabilidades e aptidões ainda não perfeitamente delineadas A atuação do tutor é um fator decisivo para o sucesso da iniciativa e permanência do aluno até o final do curso.

4 Instituição pesquisada:
43 cursos de Pós graduação 22 cursos de graduação 19 pólos Aprox alunos em EaD Vários estados do Brasil e parcerias com Chile, Argentina e Colombia

5 Objetivos - pela ótica dos próprios tutores:
Entender quais são as habilidades, papéis e responsabilidades do tutor local na IES pesquisada; Buscar informações importantes que evidenciem aspectos a serem trabalhados na formação continuada do tutor.

6 Estratégias cognitivas
Metodologia A B Avaliação do Perfil cognitivo Habilidades e competências Questionário de Burge Instrumento Psicométrico de FELDER e SOLOMAN Interesse do tutor Pro - atividade Responsabilidade Visão frente a Ead Mapeamento de estilos Estratégias cognitivas Tutores locais dos Pólos Formação Continuada

7 Perfil Cognitivo - Felder
Ativo - Reflexivo Sensorial - Intuitivo Visual - Verbal Seqüencial - Global Conhecer os estilos de aprendizagem e a motivação dos alunos e professores é crucial para explicar porque certos métodos de ensino funcionam bem com alguns e com outros não...

8 Questionário - Burge a) Quem são os tutores (idade, sexo, nível escolar); b) Como os próprios tutores descrevem o papel e as responsabilidades que a função requer; c) Quais as tecnologias de comunicação que têm sido usadas para interação entre estudantes e tutores.

9 Perfil da amostra: Entre homens (52,38%) e mulheres (47,62%).
As faixas etárias: Entre 18 a 20 (23%), Entre 20 e 29 (24%), Entre 30 e 39 (48%), Entre 40 e 49 (5%), Titulação: 28,57% graduados, 47,62 são especialistas, 19,05% são mestres 4,76% são doutores.

10 Resultados: Grau de importância na decisão de trabalhar
como tutor local: 80,95% 76,19% 71,43% 38,10% Trabalhar com alunos Ganhar experiência acadêmica Ter uma visão diferenciada de tutoria Aumentar rendimentos (múltiplas respostas)

11 Resultados: Estilos cognitivos
DESAFIO... Dimensões Estilos Quantidade Percentual Dim.1 Ativo 16 66,67% Reflexivo 8 33,33% Dim.2 Sensorial 14 58,33% Intuitivo 10 41,67% Dim.3 Visual 12 50,00% Verbal 12 50,00% Dim.4 Seqüencial 11 45,83% Global 13 54,17%

12 Resultados - Estratégias de comunicação
9,52% Tomam iniciativa e combinam reuniões presenciais no pólo Entram em contato com os alunos através do ambiente virtual 19,05% Tomam iniciativa e se correspondem com os alunos via , skype, msn(fora do ambiente virtual) 61,9% 9,52% Tomam iniciativa e telefonam para seus alunos 95,24% Respondem os pedidos dos estudantes.

13 Visão dos tutores sobre EaD
76,19% disseram que o trabalho como tutor tem ajudado a melhorar as habilidades gerais de ensino, 90,48% disseram que a tutoria é um elemento essencial no aprendizado a distância. 90,48% discordaram plenamente com a declaração de que consideravam a experiência em EaD frustrante.

14 Assuntos mais importantes discutidos em treinamento:
Audio-conferência Ambiente virtual. 38,10% Aconselhamento (tirar dúvidas), 42,86% Rotina de trabalho institucional, 52,38% sobre avaliação dos alunos, 47,62% sobre utilização das TICs. 66,67% Preferem treinamento por audio-conferencia de treinamento em serviço, 47,62% Ser necessário encontros presenciais de treinamento.

15 Necessidade de contato do tutor com a IES
Com outros tutores (locais e web) 57,14% Necessidade de maior contato com o coordenador de curso(47,62%).

16 Como utilizam o tempo... 25 a 50% - formação continuada,
25 a 50% - preparação para os momentos presenciais. 50 a 75% para contato com alunos menos que 25% tempo gerando relatórios aos coordenadores...

17 Qual o grau de impacto que alguns aspectos da tutoria exercem sobre os alunos?
Itens significativos: cooperação com a aprendizagem das disciplinas e estudos (57,14) resolver problemas administrativos (38,1). Vê-se com isso, que o aluno tem procurado o tutor local para resolver seus problemas, apesar do ambiente virtual proporcionar condições do aluno se comunicar com a Instituição e com o tutor web (virtual).

18 Considerações Finais As informações fornecidas pelos tutores poderão ser discutidas na instituição e com base nos resultados obtidos será possível planejar estratégias presenciais e virtuais de ensino-aprendizagem, formação continuada e integração com a instituição, de modo a explorar e entender melhor o potencial do tutor local e desenvolver habilidades e atitudes necessárias para seu trabalho.

19 Referências GONÇALVES,L.M. Tutoria em EaD: com a palavra tutores e alunos. In:VII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil, 2007,São José dos Campos. REIS, H., Modelos de tutoria no ensino a distância. Disponível no site: Acesso em abril de 2008 MAGGIO, M. O Tutor na Educação a Distância. In: LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001, p MEC, Referencial de qualidade para Educação a Distância– Brasília, pg, 21 e Disponível em: option=content&task= view&id= 62&Itemid=191 acesso em: 05/-05/2008. CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, Manual do Tutor Local – Batatais, 2007 RICHARDSON, R. J. et al.. Pesquisa Social Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999., p.70), GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999, p.41. BURGE, E.J.; And others. “Mediation in Distance Learning: An Investigation of the role of tutoring”. Ontário Inst. For Studies in Education, Toronto, Jun1991. Disponível em: ericdocs2sql/content_storage_01/ b/80/23/56/2e.pdf. Acesso em 06/04/2008. FELDER, R. M.; SOLOMAN, B. A. Index of Learning Styles Questionnaire. North Carolina State University, Disponível em: Acesso em 01/05/2008. NPT, - Nucleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e ambientes educacionais – disponível em: < acesso em 05/05/2008.

20 AUTORES: Nilvania Ap. S. Ziviani nziviani@usp.br
Nádia Cristina de A. Melli Elaine Maria dos Santos Elenise Maria de Araujo José Dutra de Oliveira Neto

21 Obrigada... nilvania@claretiano.edu.br nziviani@usp.br

22 Extras...

23 A Tutoria A Tutoria é definida como o conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos acadêmicos, orientando-os, dirigindo-os, motivando-os, avaliando-os para que obtenham crescimento intelectual e autonomia, ajudando-os a tomar decisões em vista de seus desempenhos e participações como acadêmicos GONÇALVES , 2007

24 Levantamento de informações
Pode proporcionar: Melhorias na Contratação e Formação continuada dos tutores Visão estratégica para tomada de decisões

25 Estilos de Aprendizagem Felder-Soloman
ATIVO REFLEXIVO Compreende e retém melhor a informação participando ativamente da realização de uma atividade. Aprende fazendo... Pensa antes, com cuidado... retém e compreende melhor a informação pensando, refletindo calmamente sobre ela, levantando alternativas

26 Estilos de Aprendizagem
SENSORIAL INTUITIVO Gosta de inovação, aprecia a variedade, novos desafios, e evita as atividades que dependem de memorização, que sejam rotineiras ou repetitivas. É imaginativo, está sempre em busca de significados, desafios e novas possibilidades Gosta de resolver problemas através de procedimentos bem estabelecidos e não aprecia complicações inesperadas. Tem interesse por fatos e dados concretos e práticos

27 Estilos de Aprendizagem
SENSORIAL INTUITIVO Gosta de inovação, aprecia a variedade, novos desafios, e evita as atividades que dependem de memorização, que sejam rotineiras ou repetitivas. É imaginativo, está sempre em busca de significados, desafios e novas possibilidades Gosta de resolver problemas através de procedimentos bem estabelecidos e não aprecia complicações inesperadas. Tem interesse por fatos e dados concretos e práticos

28 Estilos de Aprendizagem
SEQUENCIAL GLOBAL Avança com entendimento parcial, absorvendo pequenas partes da informação que vão se conectando logicamente para garantir o entendimento da situação. Enxerga o contexto em que a situação ocorre, para então compreender como juntar as partes para resolver o problema. Tem facilidade para "juntar conhecimento" de maneiras inovadoras.


Carregar ppt "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google