A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos do ENADE x Políticas Públicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos do ENADE x Políticas Públicas."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos do ENADE x Políticas Públicas.
O Desempenho dos cursos de graduação a distância. 2007 a 2009 João Vianney Doutor em Ciências Humanas – PPGICH-UFSC Consultor Associado Hoper para Educação a Distância Luciana Coutinho Administradora - Analista de Dados na Hoper

2 Educação Presencial x Educação a Distância
Resultados do ENADE Educação Presencial x Educação a Distância Uma boa dose de polêmica sobre qualidade na EaD....

3 Era uma vez... 1 - Em janeiro 2007 o MEC anuncia através da SEED uma Cruzada moralizadora na Educação a Distância. 2 - O argumento oficial era que a sociedade estava em risco por uma baixa qualidade da educação ofertada a distância. - A SEED estabeleceu padrões que chamou de Referenciais de Qualidade na EaD, e que balizaram ações de Regulação e Supervisão. - Estes Referenciais induziam a um modelo de EaD baseado em polos de apoio presencial (inspirado no que fazia o Cederj). 3 - No entanto... Em setembro de 2007 o prof. Dilvo Ristoff divulgou dados do INEP mostrando que os alunos a distância alcançaram notas médias superiores aos do ensino presencial na maioria dos cursos nos exames ENADE até então apurados. - A conta a favor da EaD ficou em 9 x 3 entre os alunos ingressantes, e em 7 x 6 entre os concluintes.

4 O tempo foi passando... 4 - Em 2008 o INEP divulga novo estudo, do pesquisador Thiago Leitão, comprovando que Nota Média nos cursos a distância com maior número de alunos na EaD (Pedagogia, Administração e Serviço Social) foi 6,70 pontos superior à nota média dos colegas do ensino presencial (período 2005 – 2007). 5 - Em 2010, com novos dados na base do ENADE 2008, a pesquisadora Sabrina Medeiros constatou que a Nota Média nos cursos a distância de Administração, Pedagogia e Matemática era 2,09 pontos superior em relação ao ensino presencial.

5 Comparativo na nota média obtida: EaD x Presencial
A performance dos alunos da EaD no ENADE Comparativo na nota média obtida: EaD x Presencial : Diferença pró EaD: 6,70 pontos Administração, Matemática, Pedagogia e Serviço Social : Diferença pró EaD: 2,09 pontos Alunos de Pedagogia, Administração e Matemática

6 E a SEED exercendo papel de polícia...
6 – O MEC não permita acesso aos microdados do ENADE. Isto impedia às IES identificar as curvas de sucesso ou de insucesso dos alunos no exame. 7 - No entanto, o ex-secretário da SEED revelou que tinha acesso aos microdados e que os utilizava para direcionar políticas de Supervisão.* 8 – Paradoxalmente, orientou a ação de Supervisão da SEED tanto a IES que estavam no patamar inferior dos resultados quanto a IES que ocupavam os primeiros lugares nas avaliações do ENADE nos cursos a distância, forçando-as todas a mudar o modelo de operações. 9 - Como as IES de excelente performance não tinham acesso aos microdados, ficavam vulneráveis à pressão da SEED. E as IES de menor performance não tinham indicadores para proceder à melhoria nos cursos com baixo desempenho. Faltou transparência da SEED. * Informação do ex-secretário da SEED, Carlos Bielchowsky ( ), em painel sobre os dados do ENADE no 17º CIEAD. Manaus, 2011.

7 Mas, nada como um dia após o outro...
10 – A partir de agosto de 2011 o MEC tornou disponíveis para consulta pública no e-mec os conceitos do ENADE por modalidade de ensino (EaD e presencial, de 2007 a 2009). 11 – Os resultados mostraram, finalmente, quais IES atuavam com perfil de excelência ou não na EaD, tanto no ensino privado quanto no ensino público.. 12 – A seguir, a atribuição de posição de cada IES por agrupamento de conceitos de maior mérito alcançados no ENADE Fonte de dados: INEP/MEC, setembro de 2011.

8 IES Privadas e Comunitárias: Grupo A: Ouro – Nota 5
Grupo B: Prata – Nota 4 A PUC-Rio - IAVM – RJ 1 A Unis - MG 1 1 A Unip – SP 1 1 6 1 A Coc – SP 1 2 A Ulbra - RS 1 3 3 A Unisul - SC 2 5 3 1 B Unifran - SP 4 2 B Unijorge - BA 2 1 B Claretiano - SP 1 6 1 B Uniube - MG 1 5 5 B Unopar - PR 1 5 1 B Unijuí - RS 1 2 1 B Unifacs - BA 1 4 1 B Anhembi Morumbi - SP 1 2 B Aiec-DF; Fael-PR 1 ENADE 2007, 2008 e Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES.

9 Grupo C: Bronze – Nota 3 Grupo D: Cobre – Nota 2 C Uniasselvi - SC 5 3
Castelo Branco - - RJ 5 6 C Católica - DF 5 C Unit - SE 4 3 C Cesumar-PR 4 C Unigran - MS 3 2 C Unimes–SP; UCBD-MS 3 C Fatec-PR; FGF-CE 2 2 C Uniderp (Anhanguera) – MS 2 5 C Unincor - MG 2 C Unicid - SP 1 6 C Puc-MG; Ucs-RS; Iuvb-SP; Fead-MG 1 D FTC - BA 5 D 2 Unitins-TO; IST-SC; Fares-RR; Finom-MG D Uniararas - SP 1 ENADE 2007, 2008 e Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES.

10 2 1 1 ENADE das IES Públicas. 5 =A – Ouro; 4 = B – Prata;
3 = C – Bronze; 4 = D - Cobre A UnB 1 1 2 A UFC; UFF; UFPel; UFRGS; UFSC 1 B 1 UFPB 2 B UEMA; UFJF; UFSCar; UDESC 2 B UERJ; UFES; UFRJ 1 1 B UFAL 1 2 B UENF; UFS 1 C UFMS 2 C UFRPE 1 D UNITINS 2 ENADE 2007, 2008 e Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES.

11 O caminho das pedras para ver os conceitos:
(graças ao Wanderson, da UNIS-MG) A. http://emec.mec.gov.br/ B. entrar em Consulta Avançada; C. selecionar a opção curso; D. A página já carrega com a opção de modalidade presencial e modalidade a distância; E. Daí em diante é só puxar os dados. F. Dados complementares:

12 Utilizar resultados do Enade para orientar políticas públicas...
13 – Orientar a Supervisão na EaD a partir dos resultados do Enade traz racionalidade ao processo, retira a subjetividade e o salvacionismo que protegem ou perseguem. A gestão pública não pode se contaminar. 14 – Os critérios utilizados para divulgar os dados seguiram a lógica do maior para o menor conceito alcançado pela IES, e sucessivamente. 15 – Outras formas de agrupamento são possíveis e necessárias. É possível ponderar os conceitos ou as notas pelo número de alunos efetivamente participantes em cada curso para se chegar à uma nova expressão de posicionamento da IES perante as demais; 16 – Uma ampla gama de pesquisas pode ser feita em dissertações de mestrado e teses de doutorado com a análise dos microdados do ENADE para tentar chegar aos fatores que efetivamente têm contribuído ou não para a melhor performance em aprendizagem na EaD.

13 O que será o amanhã? 17 - O MEC detém na base de dados elementos para que as IES possam comparar o desempenho de alunos presenciais e a distância nos cursos que oferecem. 18 - Utilizar estes microdados é uma excelente ferramenta para melhorar a gestão da aprendizagem por parte das IES.

14 Matrículas em modalidade de Ensino
A EaD é muito importante para o Ensino Superior Brasileiro. Não pode ter a gestão pública ao sabor de preferências ou ideologias A EaD tem maior desempenho na inclusão social que o Prouni e o Fies somados Programas Matrículas em modalidade de Ensino Presencial A Distância FIES 407 PROUNI 31.253 Subtotais 31.660 Total de Alunos com FIES + PROUNI = Matrículas no Programa UAB 86.550 Alunos com FIES e PROUNI + UAB = Matrículas na EaD do ensino privado, excluindo PROUNI e FIES

15 Obrigado.


Carregar ppt "Conceitos do ENADE x Políticas Públicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google