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João Vianney Doutor em Ciências Humanas – PPGICH-UFSC Consultor Associado Hoper para Educação a Distância Luciana Coutinho Administradora - Analista de.

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1 João Vianney Doutor em Ciências Humanas – PPGICH-UFSC Consultor Associado Hoper para Educação a Distância Luciana Coutinho Administradora - Analista de Dados na Hoper Conceitos do ENADE x Políticas Públicas. O Desempenho dos cursos de graduação a distância a 2009

2 Resultados do ENADE Educação Presencial x Educação a Distância Uma boa dose de polêmica sobre qualidade na EaD....

3 Era uma vez Em janeiro 2007 o MEC anuncia através da SEED uma Cruzada moralizadora na Educação a Distância. 2 - O argumento oficial era que a sociedade estava em risco por uma baixa qualidade da educação ofertada a distância. - A SEED estabeleceu padrões que chamou de Referenciais de Qualidade na EaD, e que balizaram ações de Regulação e Supervisão. - Estes Referenciais induziam a um modelo de EaD baseado em polos de apoio presencial (inspirado no que fazia o Cederj). 3 - No entanto... Em setembro de 2007 o prof. Dilvo Ristoff divulgou dados do INEP mostrando que os alunos a distância alcançaram notas médias superiores aos do ensino presencial na maioria dos cursos nos exames ENADE até então apurados. - A conta a favor da EaD ficou em 9 x 3 entre os alunos ingressantes, e em 7 x 6 entre os concluintes.

4 4 - Em 2008 o INEP divulga novo estudo, do pesquisador Thiago Leitão, comprovando que Nota Média nos cursos a distância com maior número de alunos na EaD (Pedagogia, Administração e Serviço Social) foi 6,70 pontos superior à nota média dos colegas do ensino presencial (período 2005 – 2007). O tempo foi passando Em 2010, com novos dados na base do ENADE 2008, a pesquisadora Sabrina Medeiros constatou que a Nota Média nos cursos a distância de Administração, Pedagogia e Matemática era 2,09 pontos superior em relação ao ensino presencial.

5 A performance dos alunos da EaD no ENADE Comparativo na nota média obtida: EaD x Presencial : Diferença pró EaD: 6,70 pontos Administração, Matemática, Pedagogia e Serviço Social : Diferença pró EaD: 2,09 pontos Alunos de Pedagogia, Administração e Matemática

6 9 - Como as IES de excelente performance não tinham acesso aos microdados, ficavam vulneráveis à pressão da SEED. E as IES de menor performance não tinham indicadores para proceder à melhoria nos cursos com baixo desempenho. Faltou transparência da SEED. * Informação do ex-secretário da SEED, Carlos Bielchowsky ( ), em painel sobre os dados do ENADE no 17º CIEAD. Manaus, E a SEED exercendo papel de polícia... 6 – O MEC não permita acesso aos microdados do ENADE. Isto impedia às IES identificar as curvas de sucesso ou de insucesso dos alunos no exame. 7 - No entanto, o ex-secretário da SEED revelou que tinha acesso aos microdados e que os utilizava para direcionar políticas de Supervisão.* 8 – Paradoxalmente, orientou a ação de Supervisão da SEED tanto a IES que estavam no patamar inferior dos resultados quanto a IES que ocupavam os primeiros lugares nas avaliações do ENADE nos cursos a distância, forçando-as todas a mudar o modelo de operações.

7 11 – Os resultados mostraram, finalmente, quais IES atuavam com perfil de excelência ou não na EaD, tanto no ensino privado quanto no ensino público.. Mas, nada como um dia após o outro – A partir de agosto de 2011 o MEC tornou disponíveis para consulta pública no e-mec os conceitos do ENADE por modalidade de ensino (EaD e presencial, de 2007 a 2009). 12 – A seguir, a atribuição de posição de cada IES por agrupamento de conceitos de maior mérito alcançados no ENADE Fonte de dados: INEP/MEC, setembro de 2011.

8 PUC- Rio - IAVM – RJA1 3 1 Unis - MGA1 1 3 Unip – SPA1 1 A A1 3 Unisul - SCA Unifran - SP B42 Unijorge - BA B21 Claretiano - SP B161 Uniube - MG B155 Unopar - PR B151 Unijuí - RS B121 Unifacs - BA B141 Anhembi Morumbi - SP B12 Aiec -DF ; Fael- PR B1 ENADE 2007, 2008 e Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES. Ulbra - RS 2 IES Privadas e Comunitárias: Grupo A: Ouro – Nota 5 Grupo B: Prata – Nota 4 5 Coc – SP

9 Uniasselvi - SC C 35 Castelo Branco - - RJ C5 Católica - DF C5 C43 C4 C32 Unimes –SP ; UCBD -MS C3 Fatec -PR ; FGF- CE C22 Uniderp (Anhanguera) – MS C25 Unincor - MG C2 Unicid - SP C16 Puc- MG ; Ucs- RS ; Iuvb -SP ; Fead -MG C1 FTC - BA D5 Unitins - TO ; IST -SC ; Fares - RR ; Finom -MG D2 Uniararas - SP D1 ENADE 2007, 2008 e Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES. Unit - SE Cesumar- PR Unigran - MS 6 Grupo C: Bronze – Nota 3 Grupo D: Cobre – Nota 2

10 UnBA11 UFC; UFF; UFPel; UFRGS; UFSCA1 UFPB B 2 UEMA; UFJF; UFSCar; UDESCB2 UERJ; UFES; UFRJB1 UFALB1 2 UENF; UFSB1 UFMS C2 UFRPE C1 UNITINS D2 ENADE 2007, 2008 e Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES ENADE das IES Públicas. 5 =A – Ouro; 4 = B – Prata; 3 = C – Bronze; 4 = D - Cobre

11 O caminho das pedras para ver os conceitos: (graças ao Wanderson, da UNIS-MG) A. B. entrar em Consulta Avançada; C. selecionar a opção curso; D. A página já carrega com a opção de modalidade presencial e modalidade a distância; E. Daí em diante é só puxar os dados. F. Dados complementares :

12 15 – Outras formas de agrupamento são possíveis e necessárias. É possível ponderar os conceitos ou as notas pelo número de alunos efetivamente participantes em cada curso para se chegar à uma nova expressão de posicionamento da IES perante as demais; Utilizar resultados do Enade para orientar políticas públicas – Os critérios utilizados para divulgar os dados seguiram a lógica do maior para o menor conceito alcançado pela IES, e sucessivamente. 16 – Uma ampla gama de pesquisas pode ser feita em dissertações de mestrado e teses de doutorado com a análise dos microdados do ENADE para tentar chegar aos fatores que efetivamente têm contribuído ou não para a melhor performance em aprendizagem na EaD. 13 – Orientar a Supervisão na EaD a partir dos resultados do Enade traz racionalidade ao processo, retira a subjetividade e o salvacionismo que protegem ou perseguem. A gestão pública não pode se contaminar.

13 18 - Utilizar estes microdados é uma excelente ferramenta para melhorar a gestão da aprendizagem por parte das IES. O que será o amanhã? 17 - O MEC detém na base de dados elementos para que as IES possam comparar o desempenho de alunos presenciais e a distância nos cursos que oferecem.

14 A EaD tem maior desempenho na inclusão social que o Prouni e o Fies somados Programas Matrículas em modalidade de Ensino PresencialA Distância FIES PROUNI Subtotais Total de Alunos com FIES + PROUNI = Matrículas no Programa UAB Alunos com FIES e PROUNI + UAB = Matrículas na EaD do ensino privado, excluindo PROUNI e FIES A EaD é muito importante para o Ensino Superior Brasileiro. Não pode ter a gestão pública ao sabor de preferências ou ideologias

15 Obrigado.


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