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PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010 09 de Novembro de 2011.

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1 PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR de Novembro de 2011

2 Agenda Alterações Metodológicas do Censo da Educação Superior – Censo 2009 – Censo 2010 Apresentação dos Resultados do Censo 2010 – Estatísticas Básicas – Perfil do aluno e do docente – Evolução das principais estatísticas de 2001 a 2010 – Instrumentos de Disseminação

3 Censo da Educação Superior: alterações metodológicas Censo 2009 – Coleta individualizada de aluno – Integração da coleta individualizada de docente ao Censo Coleta Matrícula até 2008

4 Censo da Educação Superior: alterações metodológicas Coleta Aluno a partir de 2009

5 Censo da Educação Superior: alterações metodológicas Censo 2010 – Integração ao Cadastro e-MEC

6 Cálculo das principais estatísticas: Censo 2010 Matrícula: Somatório de vínculos de aluno a um curso superior igual a cursando e formado. Ingresso: Somatório de vínculos de aluno a um curso superior que possuem ano de ingresso no curso igual ao ano de referência do Censo. Concluintes: Somatório de vínculos de aluno a um curso igual a formado. Funções docentes: Somatório de vínculos de docentes a uma ou mais instituições de educação superior. Obs: Também pode ser calculado pelo número de vínculos do docente com cursos – Função docente-curso.

7 Resultados Censo da Educação Superior 2010

8

9 Perfil do Aluno por Modalidade de Ensino - Brasil

10 Dispersão da Idade dos Alunos Matriculados nos Cursos de Graduação por Modalidade de Ensino - Brasil – 2010 Fonte: MEC / Inep

11 Perfil do Aluno por Área Geral de Curso - Brasil

12 Perfil do Docente por Categoria Administrativa Brasil

13 Percentual de funções docentes por categoria administrativa segundo o tipo de atuação docente Brasil 2010

14 Evolução 2001 a 2010

15 Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) - Brasil – Fonte: MEC / Inep

16 Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) por categoria administrativa Brasil – Fonte: MEC / Inep

17 Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) das Instituições Publicas de Educacao Superior - Brasil – Fonte: MEC / Inep

18 Evolução do Número de Ingressos (todas as formas de ingresso) em Cursos de Graduação (presencial e a distância) Brasil – Fonte: MEC / Inep

19 Evolução do Número de Ingressos (presencial e a distância) por Categoria Administrativa - Brasil – Fonte: MEC / Inep

20 Evolução do Número de Concluintes em Cursos de Graduação (presencial e a distância) - Brasil – Fonte: MEC / Inep M U D A N Ç A METMET O DODO L Ó G I C A

21 REGIÃO GEOGRÁFICA

22 Notas: ¹ Fonte Pnad 2001 ² Fonte Censo Demográfico 2010 Fontes: MEC / Inep e MPOG/ IBGE

23 Distribuição do Número de Matrículas em Cursos Presenciais por Região Geográfica segundo a Categoria Administrativa – Brasil Fonte: MEC / Inep

24 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

25 Evolução da Participação Percentual do Número de Matrículas (presencial e a distância) por Organização Acadêmica Brasil – Fonte: MEC / Inep

26 Evolução do Número de Matrículas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasil Fonte: MEC / Inep

27 MODALIDADE DE ENSINO

28 Evolução do Número de Matrículas por Modalidade de Ensino Brasil – ,6% 86,4% Fonte: MEC / Inep

29 Evolução do Número de Matrículas de Cursos a Distância Brasil – Fonte: MEC / Inep

30 Evolução do Número de Concluintes por Modalidade de Ensino Brasil – Fonte: MEC / Inep 14,8% 85,2%

31 GRAU ACADÊMICO

32 Número de Matrículas por Modalidade de Ensino e Grau Acadêmico – Brasil – 2010 * Não aplicável: Corresponde a Área Básica de Curso na qual não está definido o grau acadêmico. Fonte: MEC / Inep

33 Evolução do número de matrículas (presencial e a distância) por grau acadêmico - Brasil Não informado: corresponde aos cursos que não informaram grau acadêmico nos Censos da Educação Superior até o ano de Não aplicável: corresponde a Área Básica de Curso na qual não está definido o grau acadêmico. 66,3% 12,3% Fonte: MEC / Inep 21,1% 12,3% 66,3% MUDANÇAMETODOLÓGICAMUDANÇAMETODOLÓGICA

34 Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Licenciatura* (presencial e a distância) – Brasil – Fonte: MEC / Inep *Até 2009, inclui os cursos que oferecem grau acadêmico de Bacharelado e Licenciatura, além dos específicos de Licenciatura

35 Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Bacharelado* (presencial e a distância) – Brasil – *Até 2009, inclui os cursos que oferecem grau acadêmico de Bacharelado e Licenciatura, além dos específicos de Bacharelado

36 TURNO E GÊNERO

37 Evolução da Participação de Matrículas dos Cursos Presenciais por Turno e Categoria Administrativa – Brasil – Fonte: MEC / Inep

38 Evolução da Participação Percentual de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) por Sexo Brasil – Fonte: MEC / Inep

39 Evolução da Participação Percentual de Concluintes em Cursos de Graduação (presencial e a distância) por Sexo Brasil – Fonte: MEC / Inep

40 FUNÇÕES DOCENTES

41 Evolução da Participação Percentual dos Docentes por Regime de Trabalho e Categoria Administrativa (pública e privada) – Brasil – Fonte: MEC / Inep

42 Evolução do Número de Funções Docentes por Titulação Brasil – Fonte: MEC / Inep

43 Evolução da Participação Percentual da Titulação Docente por Categoria Administrativa (pública e privada) – Brasil – Fonte: MEC / Inep

44 Disseminação do Censo da Educação Superior Microdados Sinopse Estatística Metodologia Resumo Técnico Atendimento de solicitações:

45 Rachel Pereira Rabelo Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade do Censo da Educação Superior (61) Obrigada!


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