A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

2 MARCIO MUGNOL Formação: Graduado em Filosofia e Direito, Graduado em Filosofia e Direito, Mestre em Educação, Mestre em Educação, Doutorando em Ciências Sociais na Unicamp e em Educação na PUCPR. Doutorando em Ciências Sociais na Unicamp e em Educação na PUCPR.

3 DOCUMENTOS LEGAIS DA EAD NO BRASIL DECRETO 5622/2005, DECRETO 5622/2005, DECRETO 5773/2006, DECRETO 5773/2006, DECRETOS 5.622/2005 E 5.773/2006, DECRETOS 5.622/2005 E 5.773/2006, PORTARIA N 1, DE 10 DE JANEIRO DE PORTARIA N 1, DE 10 DE JANEIRO DE PORTARIA N 2 (REVOGADA), DE 10 DE JANEIRO DE PORTARIA N 2 (REVOGADA), DE 10 DE JANEIRO DE PORTARIA N 40, DE 13 DE DEZEMBRO DE PORTARIA N 40, DE 13 DE DEZEMBRO DE PORTARIA 1.050, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007 PORTARIA 1.050, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007 PORTARIA N 10/2009 PORTARIA N 10/2009 REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DE 2007 REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DE 2007

4 COMPETENCIA DA SEED O Decreto 5622/205 estabelece: O Decreto 5622/205 estabelece: Art. 5º -...compete ao Ministério da Educação, por intermédio de suas Secretarias, exercer as funções de regulação e supervisão da educação superior.. Art. 5º -...compete ao Ministério da Educação, por intermédio de suas Secretarias, exercer as funções de regulação e supervisão da educação superior.. § 4o - À Secretaria de Educação a Distância compete: V - exercer, (...) a supervisão dos cursos de graduação e seqüenciais a distância, no que se refere a sua área de atuação. V - exercer, (...) a supervisão dos cursos de graduação e seqüenciais a distância, no que se refere a sua área de atuação.

5 PROCESSO DE SUPERVISÃO A SEED iniciou o processo de supervisão tendo por base: A SEED iniciou o processo de supervisão tendo por base: Volumoso crescimento da EAD nos últimos anos – dados do censo Volumoso crescimento da EAD nos últimos anos – dados do censo O papel que a EAD passou a desempenhar na formação superior no Brasil O papel que a EAD passou a desempenhar na formação superior no Brasil

6 DADOS DA EAD - NÚMERO DE CURSOS

7 DADOS DA EAD - NUMERO DE VAGAS

8 DADOS DA EAD - TOTAL DE INGRESSO

9 DADOS DA EAD - NÚMERO DE CONCLUINTES

10 DADOS DA EAD - TOTAL DE MATRICULADOS

11 O PROCESSO DE SUPERVISÃO Os números pressionaram as autoridades que iniciaram um processo de supervisão com os seguintes objetivos Sanear o setor, Sanear o setor, Levantar subsídios para a formulação de novas regras, Levantar subsídios para a formulação de novas regras, Definir um modelo de EAD nacional Definir um modelo de EAD nacional Manter o controle sobre as instituições credenciadas Manter o controle sobre as instituições credenciadas

12 DADOS DA SUPERVISAO - 10 IES ANALISADAS DADOS DA SUPERVISAO - 10 IES ANALISADAS

13 PONTOS A SEREM MAIS BEM REGULAMENTADOS Mesmo com subsídios do processo de supervisão o MEC ainda não tem regulamentação definitiva sobre: Abertura de Polos no Brasil e no exterior; Abertura de Polos no Brasil e no exterior; Mudança de endereço de polos; Mudança de endereço de polos; Oferta de cursos de pós-graduação stricto Sensu; Oferta de cursos de pós-graduação stricto Sensu; Profissão dos tutores; Profissão dos tutores; Recredenciamento de IES para EAD Recredenciamento de IES para EAD

14 Questionamentos Depois dois anos de trabalho de supervisão: Depois dois anos de trabalho de supervisão: A SEED terá condições estruturais e apoio político para concluir o trabalho? A SEED terá condições estruturais e apoio político para concluir o trabalho? Se o processo for interrompido, o que se poderá dizer sobre o tratamento isonômico, garantido constitucionalmente a todas as instituições? Se o processo for interrompido, o que se poderá dizer sobre o tratamento isonômico, garantido constitucionalmente a todas as instituições? As instituições que foram liberadas estão cumprindo as regras a que foram submetidas pelo processo de supervisão? As instituições que foram liberadas estão cumprindo as regras a que foram submetidas pelo processo de supervisão?


Carregar ppt "ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google