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AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP.

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP

2 Em abril de 2004, com a aprovação da Lei , que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação, tendo como objetivo aferir a qualidade das IES, de cursos de graduação e de desempenho de estudantes, nos termos do Artigo 9º, VI, VII e IX da Lei 9.394/96. SINAES

3 As finalidades da avaliação no contexto do SINAES são, segundo a Lei: SINAES §1 [...] a melhoria da qualidade da educação superior; a orientação da expansão da oferta; o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das IES. Art.1

4 O Sinaes e a Qualidade da Educação Superior Autonomia das IES; Programas de atenção a diversidade; participação e representação dos segmentos da comunidade educativa na tomada de decisões; Gestão administrativa, pedagógica e financeira; Uso pedagógico de tecnologias de informação e comunicação; Acompanhamento e avaliação de ações e programas institucionais; Incentivo a pesquisa; Política de formação de docentes e demais profissionais da educação. Elementos que afirmam a educação como um direito humano, e considera o estudante como um indivíduo que aprende e atua na transformação da sociedade.

5 Referenciais de avaliação Padrões minímos de qualidade Indicadores diagnósticos Instrumentos de avaliação Procedimentos da avaliação

6 1 Missão e PDI 1 Missão e PDI 2 Ensino Pesquisa Extensão 2 Ensino Pesquisa Extensão 3 Responsabilidade Social 3 Responsabilidade Social 4 Comunicação 4 Comunicação 5 Políticas de pessoal 5 Políticas de pessoal 6 Organização e gestão 6 Organização e gestão 7 Infraestrutura 7 Infraestrutura 8 Planejamento e avaliação 8 Planejamento e avaliação 9 Atendimento aos discentes 9 Atendimento aos discentes 10 Sustentabilidade financeira 10 Sustentabilidade financeira AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensões do SINAES

7 CURSOS DE GRADUAÇÃO: BACHARELADO E LICENCIATURA - AUTORIZAÇÃO DIMENSÃO 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA (PPC, PDI, DCN, entre outros) DIMENSÃO 2 : CORPO DOCENTE: ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA (PPC, PDI E DEMAIS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS) DIMENSÃO 3 : INSTALAÇÕES FÍSICAS (DECRETO 5.296/2004 E PDI)

8 REGULAÇÃO SUPERVISÃO AVALIAÇÃO Realizada por atos autorizativos de IES e de cursos de graduação (credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento) Objetivo de zelar pela qualidade da oferta de educação superior no sistema federal Processo formativo e referencial para a regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade Decreto n de 9/5/2006

9 O Sinaes amplia o foco da avaliação ao incluir de forma integrada, a avaliação institucional, avaliação dos cursos e Enade, e passa a representar uma mudança paradigmática da política pública em relação aos programas anteriores que promoviam a competitividade em detrimento de uma avaliação mais formativa. Representa maior qualidade da educação superior devido a articulação presente no modo de avaliar que inclui a autoavaliação interna das IES e o uso dos resultados da avaliação externa para processos de regulação e para a gestão acadêmica das IES. Mudança paradigmática

10 DE QUE DEPENDE A QUALIDADE DA AVALIAÇÃO? DIRETRIZ ORIENTADORA DA AVALIAÇÃO QUALIDADE

11 GRADUAÇÃO (PRESENCIAL + EAD) - BRASIL 2009

12 Evolução do Número de Matrículas dos Cursos de Graduação (PRESENCIAL + EAD) - Brasil

13 10 maiores Cursos em Número de Matrículas, Ingressos e Concluintes Graduação (PRESENCIAL + EAD) – Brasil 2009

14 Evolução do Número de Matrículas de Graduação (PRESENCIAL + EAD) por Grau Acadêmico - Brasil % 20% 11% 4%

15 Distribuição do Número de Matrículas em Cursos de Graduação por Grau Acadêmico e Modalidade de Ensino - Brasil % 15% 10% 4% Presencial BachareladoLicenciatura Tecnológico Bacharelado e Licenciatura 26% 50% 23% 1% EAD

16 Ciclo Avaliativo do SINAES Todos os cursos avaliados a cada três anos: inicia-se pelo Enade (aplicado aos estudantes nas áreas definidas anualmente por Portaria Ministerial) e posteriormente realiza-se a avaliação in loco dos respectivos cursos e IES.

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18 CPC Conceito Preliminar de Curso = média ponderada de diversas medidas relativas a qualidade de um curso Foi criado para orientar as visitas de renovação de reconhecimento de curso Nota dos Concluintes (Conceito Enade) = 0,15 Nota dos Ingressantes = 0,15IDD = 0,30Qualidade do Corpo Docente = 0,30 Infra-Estrutura Escolar e Organização Didático-Pedagógica = 0,10 Insira o logotipo aqui

19 Fonte: Resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2009 MEC/INEP/DIRED

20 Renovação de Reconhecimento Aplicação do Conceito Preliminar do Curso – CPC Renovação de Reconhecimento Sem conceito, CPC 1 ou 2 avaliação obrigatória Conceito de Curso (CC) CPC 3 ou 4 avaliação a pedido da IES ou confirmação do CC pelo CPC CPC 5 dispensa avaliação confirmação do CC pelo CPC

21 IGC IGC da IES: Média Ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. A ponderação de cada uma das notas está associada ao número de matrículas em cada nível de ensino (graduação, mestrado e doutorado). GRADUAÇÃO: Utiliza-se o CPC curso i da IES MESTRADO: Conceito CAPES do curso de pós- graduação i da IES DOUTORADO: Conceito CAPES do curso de pós- graduação i da IES; Obs: consideram-se apenas programas de pós- graduação que obtiveram conceito CAPES >3 Para instituições sem cursos ou programas de pós-graduação avaliados pela CAPES, o IGC é simplesmente a média ponderada dos cursos de graduação, ou seja, IGC=G.

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24 Distribuição do Índice Geral de Cursos (IGC) - Públicas IGC12345SCTotal Nº de Instituições Percentual0,9%19,5%38,2%27,3%6,4%7,7%100,0% Distribuição do Índice Geral de Cursos (IGC) - Privadas IGC12345SCTotal Nº de Instituições Percentual0,5%33,6%44,9%3,3%0,6%17,1%100,0%

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28 Distribuição do Índice Geral de Cursos (IGC) - Universidades IGC12345SCTotal Nº de Instituições Percentual0,0%7,2%61,7%25,6%5,0%0,6%100,0% Distribuição do Índice Geral de Cursos (IGC) - Centros Universitários IGC12345SCTotal Nº de Instituições Percentual0,0%16,5%70,3%9,5%0,6%3,2%100,0% Distribuição do Índice Geral de Cursos (IGC) - Outras Instituições IGC12345SCTotal Nº de Instituições Percentual0,7%36,0%40,2%3,5%0,8%18,8%100,0%

29 Avaliações in loco (2009) por ato e conceito Conceito total SC12345 Autorização Reconhecimento de curso Renovação de Reconhecimento Credenciamento Recredenciamento total

30 Avaliações in loco 2009 por ato e conceito nas IFES Conceito total SC12345 Autorização11125 Reconhecimento de curso Renovação de Reconhecimento4116 Recredenciamento total

31 IES Federais – ano 2009 Avaliações por ato e conceito

32 Avaliações in loco 2010 por ato e conceito Conceito total SC12345 Autorização Autorização em EAD Reconhecimento de curso Renovação de Reconhecimento Reavaliação de curso Credenciamento Credenciamento em EAD Recredenciamento total

33 Avaliações in loco 2010 por ato e conceito nas IFES Conceito total SC12345 Autorização Autorização em EAD 11 Reconhecimento de curso Renovação de Reconhecimento Credenciamento em EAD 112 Recredenciamento 7411 total

34 IES Federais – ano 2010 Avaliações por ato e conceito

35 A consolidação do Sinaes ocorrerá quando todas as informações e análises qualitativas da avaliação referentes aos três pilares (estudantes, cursos e IES), forem utilizadas como vetores para mudanças internas em cada IES. Consolidação do SINAES

36 Objetivo Apresentar as definições relacionadas ao exame nacional de revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior. MEC / INEP / MS REVALIDA – Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras Estão envolvidos na definição do processo de revalidação: - Ministério da Saúde (MS) - Ministério da Educação (MEC) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) - Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos - Instituições de Educação Superior Públicas (IES) Participantes Avaliação escrita (descentralizado em 10 locais) Avaliação prática (centralizado em Brasília) Análise documental (realizada pelas IES Públicas) O Exame Nacional

37 Ministério da Educação A Universidade antes de existir como um fato no mundo das coisas, deve existir como um projeto, uma utopia, no mundo das idéias. (Darcy Ribeiro)


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