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(De onde estamos vindo, para onde estamos indo) Projeto Rumos – (De onde estamos vindo, para onde estamos indo)

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3 (De onde estamos vindo, para onde estamos indo)
Projeto Rumos – 2.006 (De onde estamos vindo, para onde estamos indo)

4 A Inspiração... A experiência com o Consumidor mostra a emergência de valores, atitudes e comportamentos novos que exigem respostas mercadológicas apropriadas à Realidade Brasileira

5 Alguns sinais observados ...
1 – Postura ética fortemente crítica 2 – Alto nível de detalhamento nas observações realizadas 3 – Capacidade Planejamento e organização para o futuro 4 – Estrutura nova de Valores, permeando relações com pessoas, Empresas, produtos e serviços

6 Macro Movimentos já consolidados
De onde estamos vindo ... Macro Movimentos já consolidados

7 Macro Movimentos Consolidados na Década de 90
Fim da transferência da mão de obra da área rural para a área urbana do país.

8 Evolução da População Rural & Urbana
Taxa de urbanização de países desenvolvidos = 85% Fonte: IBGE /Anuário Estatístico do Sec. XX

9 Macro Movimentos Consolidados na Década de 90
Fim da transferência da mão de obra da área rural para a área urbana do país. Diminuição da Taxa de Natalidade Amadurecimento Etário da População Brasileira

10 Evolução da Taxa de Natalidade
Fonte: IBGE /Anuário Estatístico do Sec. XX

11 A Evolução do Perfil Etário da População Brasileira
1.950 1.970 1.990 2.000 2.025 2.050

12 Macro Movimentos Consolidados na Década de 90
Fim da transferência da mão de obra da área rural para a área urbana do país. Diminuição da Taxa de Natalidade Amadurecimento Etário da População Brasileira Aumento da PEA na População Entrada da Mulher no mercado de trabalho

13 O Trabalho no Brasil PEA / Habitantes
Fonte: IBGE /Anuário Estatístico do Sec. XX

14 Consequencias da consolidação desses Macro Movimentos
O Mercado não é mais alimentado por um enorme contingente de Consumidores de reserva → temos que cuidar dos que temos. O perfil juvenil da sociedade vai mudando. Ainda estamos longe de estarmos falando com uma sociedade de seniors, mas, sem dúvida, já não falamos com uma população tão jovem. Nossos Consumidores, hoje, são maduros. A Mulher deixa de depender da renda de um 3o. para decidir onde gastar . Além disso, a simples exposição mais intensa ao mundo exterior exige um vestuário e tratamento de cabelo, unhas, rosto e pele mais intenso do que ficar areando panelas ou lavando roupas.

15 E o que está acontecendo hoje ?
De onde estamos vindo ... E o que está acontecendo hoje ?

16 Macro Movimentos em ocorrência
A Interiorização do Consumo

17 A Migração dos Consumidores
% 2000/ 1980 Da Costa Tradicional +13 Porto Alegre +14 São Paulo +9 Rio de Janeiro +16 Belo Horizonte P/ o Interior do Pais Interior de: +52 São Paulo +32 Minas Gerais +62 Mato Grosso Sul +33 Goiás

18 Evolução da Participação do PIB de Regiões / Estados
% 2000/ 1970 -22,14 Rio de Janeiro -9,53 São Paulo -25,2 Rio Grande do Sul +57,53 Centro-Oeste +49,52 Minas Gerais +19,86 Santa Catarina +10,68 Bahia

19 Macro Movimentos em ocorrência
A Interiorização do Consumo A Emergência do Mercado de Bens de Futuro

20 Faz Orçamento Doméstico?
Base: 1.349 Fonte: Total da Amostra

21 O que pretende fazer quando se Aposentar

22 Como vai viver quando se aposentar?
Fonte de Renda Futura Base: 1.349 Fonte: Total da Amostra

23 Reserva Recursos para Investimento

24 A emergência do mercado de
Porque / para que investe A emergência do mercado de “Bens de Futuro”

25 A Evolução da Propensão a Compra de Imóveis para Investimento?
Base: // // 3.147 Fonte: Total da Classe Média

26 A Evolução da Propensão a Compra de Previdência Privada
Base: // // 3.147 Fonte: Total da Classe Média

27 Mercado de Bens de Consumo
O que significa o crescimento do Mercado de “Bens de Futuro”? Mercado de Bens de Consumo Crescimento dos Mercados de “Bens de Futuro” A diminuição do Volume de Recursos Disponíveis p/ a compra de “Bens de Consumo” Crise/ Desemprego/ Falta $$$

28 Macro Movimentos em ocorrência
A Interiorização do Consumo A Emergência do Mercado de Bens de Futuro A Emergência dos Canais Eletrônicos de Consumo

29 As pessoas estão alocando menos recursos p/ Bens de Consumo
A Evolução da Estrutura de Gastos Familiares 1990 % Gastos com 2000 20,54 Governo 24,18 +18 30,53 Moraria/Trabalho 34,74 +14 48,93 Consumo 41,08 -16 100,00 As pessoas estão alocando menos recursos p/ Bens de Consumo

30 Lares que tem despesa mensal com:
O Comprometimento da Renda com Novos Gastos Lares que tem despesa mensal com: Base: // // 3.147 Fonte: Total da Amostra

31 Tendência de Compra de Eletrodomésticos
Tipo de loja a ser usada

32 Tendência de Compra de Alimentos
Tipo de loja a ser usada

33 Macro Movimentos em ocorrência
A Interiorização do Consumo A Emergência do Mercado de Bens de Futuro A Emergência dos Canais Eletrônicos de Consumo A Alteração do Nível Educacional da População

34 O Analfabetismo no Brasil
% Analfabetos na População Fonte: IBGE

35 O Analfabetismo no Brasil
Taxa de escolarização da população de 10 a 14 anos de idade Brasil e Grandes Regiões (%) Brasil Norte urbana Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste 96,5 95,3 95,2 97,4 97,0 97,1 Fonte: IBGE

36 Pessoas Matriculadas (NA)
Educação no Brasil Matrículas Ano 1950 1960 1972 1978 1985 1993 1998 Ensino Superior 44.458* 93.202 Índice de Crescimento - 107% 638% 78% 9% 16% 22% Total de Pessoas com curso Superior/Mestrado/Doutorado no BR: Pessoas Matriculadas (NA) Mestrado 29.296 39.401 57.031 Índice Crescimento - 34% 45% Doutorado 2.661 11.096 29.985 Índice Crescimento - 317% 170% 1980 1990 1999

37 Macro Movimentos em ocorrência
A Interiorização do Consumo A Emergência do Mercado de Bens de Futuro A Emergência dos Canais Eletrônicos de Consumo A Alteração do Nível Educacional da População A Emergência do Mercado dos Singles

38 Algumas Informações “curiosas”
Evolução dos Casamentos & Divórcios Algumas Informações “curiosas” de 91 à divórcios cresceram 59% de à cresceram 25% No. casamentos/ano: cerca de No. Divórcios/Separações 2001: casados em 93: 10% já estão separados Idade Média Homens ao separar: 38 Idade Média Mulher ao separar: 40,7

39 Idade dos Descasados de 2.003
2.002 % Faixas Etárias 1,4 Menos de 20 anos 10,4 20 a 24 anos 18,0 25 a 29 anos 80,4 % estão entre 20 a 44 anos 20,7 30 a 34 anos 18,1 35 a 39 anos 13,2 40 a 44 anos 8,4 45 a 49 anos 4,6 50 a 54 anos 2,5 55 a 59 anos 2,4 60 e + anos

40 Ready to start again … O crescimento do mercado de Singles, impulsiona: a oferta de Empreendimentos Imobiliários a oferta de embalagens adequadas ao consumo o mercado Automobilístico os negócios de Perfumaria & Cosméticos Fitness, em geral Academias Saúde Dietas Alimentos Saudáveis Complementos Vitamínicos

41 Macro Movimentos em ocorrência
A Interiorização do Consumo A Emergência do Mercado de Bens de Futuro A Emergência dos Canais Eletrônicos de Consumo A Alteração do Nível Educacional da População A Emergência do Mercado dos Singles As Unidades Familiares estão se segmentando

42 Estrutura do Mercado R$ 2/ 2.999 R$ 3/ 4.999 R$ 5/ 5.999 R$ 6/ 6.999
Mais R$ 9.000 Total 100% 39,1% 50.915 18,4% 35.459 12,8% 19.663 7,1% 15.639 5,7% 46.657 16,9% Singles 59.938 21,7% Casal Jovem 78.908 28,5% Casal Maduro 87.913 31,8% Idosos* 18.807 6,8% Novos Singles 30.965 11,2% 24.924 9% 33.911 12,3% 27.543 10,0% 9.745 3,5% 12.075 4,4% 13.856 5% 12.485 4,5% 15.330 5,5% 4.085 1,5% 5.159 1,9% 8.254 3% 8.998 3,3% 10.340 3,7% 2.735 1,0% 5.132 3.290 1,2% 5.235 7.755 2,8% 1.446 0,5% 1.937 0,7% 2.604 0,9% 5.059 1,8% 5.997 2,2% 267* 0,1% 1.711 0,6% 7.010 2,5% 13.219 4,8% 20.949 7,6% 528* 0,2% 4.952

43 Estrutura do Mercado Segmentos de Consumo Prioritários
Singles 59.938 21,7% Casal Jovem 78.908 28,5% Casal Maduro 87.913 31,8% Idosos* 18.807 6,8% Novos Singles 30.965 11,2% 24.924 9% 33.911 12,3% 27.543 10,0% 9.745 3,5% 12.075 4,4% 13.856 5% 12.485 4,5% 15.330 5,5% 4.085 1,5% 5.159 1,9% 8.254 3% 8.998 3,3% 10.340 3,7% 2.735 1,0% 5.132 3.290 1,2% 5.235 7.755 2,8% 1.446 0,5% 1.937 0,7% 2.604 0,9% 5.059 1,8% 5.997 2,2% 267* 0,1% 1.711 0,6% 7.010 2,5% 13.219 4,8% 20.949 7,6% 528* 0,2% 4.952 R$ 2/ 2.999 R$ 3/ 4.999 R$ 5/ 5.999 R$ 6/ 6.999 R$ 7/ 8.999 Mais R$ 9.000 Total 100% 39,1% 50.915 18,4% 35.459 12,8% 19.663 7,1% 15.639 5,7% 46.657 16,9% 0,9% 1,8% 2,5% 4,8% Cosmo-polita 9% 12,3% 5% 4,5% Iniciante 2,2% 7,6% Maduro upscale 3% 3,3% 3,7% 1,2% 1,9% 2,8% Universal 10,0% 5,5% Maduro Básico 0,5% 0,7% 0,1% 0,6% 0,2% 1,8% Senior

44 Estrutura do Mercado Segmentos de Consumo Prioritários
Tamanho dos Segmentos

45 Consequencias dos Movimentos em ocorrência
Temos que nos preparar para lidar com um mercado no qual: Os Novos Consumidores estarão em Regiões diferentes de onde se concentram hoje Os Consumidores estarão gastando menos em Bens de Consumo e procurando organizar-se e proteger-se para o Futuro. O Consumidor estará mais informado, mais crítico, mais criterioso nos seus processos de compra, em geral: nós os estamos treinando

46 Consequencias dos Movimentos em ocorrência
Mas que: Estará utilizando mais os Canais Eletrônicos para compra Exatamente por ter mais informações não aceita mais a oferta genérica e quer e demanda o “feito para você”. O que abre um conjunto grande de oportunidades para ofertas segmentadas.

47 E que passa por uma grande transformação de valores
Para onde estamos indo ? E que passa por uma grande transformação de valores

48 Palavra que melhor define o Nordestino
Base: 1045/15119 Fonte: Total da Amostra em cada segmento

49 Palavra que melhor define o Carioca
Base: 5636/15222 Fonte: Total da Amostra em cada segmento

50 Palavra que melhor define o Paulistano
Base: 5231/15627 Fonte: Total da Amostra em cada segmento

51 Os Traços mais fortes da Auto Identidade Auto Identidade Nordestino
Calmo Batalhador Carioca Alegre Batalhador Mineiro Calmo Batalhador Gaúcho Batalhador Macho Curitibano Reservado Batalhador Paulistano Batalhador Metido Caipira Calmo Batalhador Somos Batalhadores e .....

52 Key Points 2. A Identidade & os Valores do Brasileiro O Trabalho

53 Valores aos quais aderem
Os Valores Emergentes nos Brasileiros Valores aos quais aderem Família Qualidade de Vida Carreira Relações Pessoais Relações c/ Empresas No Dia a Dia

54 Adesão à Valores nas Relações Pessoais
Base: Fonte: Total da Amostra

55 Adesão à Valores nas Relações com as Empresas
Base: Fonte: Total da Amostra (*) informação levantada apenas em 2004

56 Key Points 2. A Identidade & os Valores do Brasileiro O Trabalho
Solidariedade Honestidade Diálogo Verdade Confiança Respeito ao outro

57 Para admirar uma pessoa ela tem que ser…
Alegre Fiel Honesta Amiga Divertida Justa Batalhadora Calma Humilde Verdadeira Romântica Companheiro Busca sentido vida Carinhosa Inteligente Amorosa Corajosa Original Delicada Equilibrada Criativo Média 58% Total 18 a 24 Base: Fonte: Total da Amostra

58 Para ser um Ídolo uma pessoa tem que ser…
Talentosa Honesta Justa Alegre Inteligente Divertida Humilde Original Carismática Verdadeira Fiel Amiga Corajosa Equilibrada Batalhadora Busca sentido vida Objetiva Criativa Dinâmica Segura Atenciosa Total 18 a 24 Média 33% Base: Fonte: Total da Amostra

59 Para ser Amigo uma pessoa tem que ser…
Fiel Amiga Honesta Alegre Divertida Companheira Verdadeira Justa Humilde Busca sentido vida Calma Amorosa Carinhosa Original Equilibrada Objetiva Atencioso Inteligente Simples Batalhadora Delicada Total 18 a 24 Média 42% Base: Fonte: Total da Amostra

60 Key Points 2. A Identidade & os Valores do Brasileiro O Trabalho
Respeito ao outro Romantismo Solidariedade Alegria Honestidade Diálogo Verdade Humildade Confiança Talento Calma/Tranquila Fidelidade Inteligência Amizade

61 Key Points 3. As 8 Dimensões da Identidade Brasileira O Trabalho
Honestidade Verdade Confiança Respeito ao outro Solidariedade Diálogo Fidelidade Amizade Calma/Tranquila Humildade Alegria Romantismo Talento Inteligência O Trabalho Romantismo Solidariedade Alegria A Honestidade Humildade Competências A Amizade

62 A Face da Maldade Parcela de Brasileiros que admira uma pessoa …
Oportunista Intolerante Autoritário Possessivo Individualista Bagunceiro Materialista Ganancioso Indiferente Frio Antiecológico Arrogante Base: Fonte: Total da Amostra

63 Uma Segmentação Moral dos Brasileiros
Fonte: Total da Amostra

64 O Brasil e as Mudanças Base: 20858/5474
Fonte: Total da Amostra e total com idade de 18 a 24 anos

65 Para Onde estamos indo … Reafirmando o que somos
Família Preservacionistas Brasileiros

66 Robótica & Biogenética
Para Onde estamos indo … Mais Modernos Robótica & Biogenética Tecnologia Espacial Pesquisa Científica

67 Para Onde estamos indo … Mais Justos Socialmente
Esperança Preocupação c/ Idosos Corruptos punidos Moradia p/ Todos

68 Relacionamento desrespeitoso
Situações que não suporta mais como Consumidor Relacionamento desrespeitoso Base: 20858 Fonte: Total da Amostra

69 Para onde esses dados nos levam ou as implicações para os negócios
1. Na Identidade Corporativa das Empresas Valores dos Indivíduos permeiam as suas relações com as Empresas Metodologia “Brand Corp” indica que entre os “drivers” “Básicos e Imprescindíveis” e “Agregadores de Valor” na formação da Respeitabilidade Corporativa estão: Compromisso com RH Ética Responsabilidade Social Respeito pelo Consumidor Compromisso c/ País

70 Para onde esses dados nos levam ou as implicações para os negócios
2. Na Fidelização dos Consumidores Se as relações com os Consumidores estiverem dissonantes com os seus Valores, a Marca torna-se Vulnerável. Metodologia “Converter” (segmentação por relacionamento) mostra que entre os Clientes das Marcas predominam aqueles que mantém relações Vulneráveis, ou seja estão abertos à Concorrência:

71 Propensão à continuar usando a Marca
Para onde esses dados nos levam ou as implicações para os negócios 2. Na Fidelização dos Consumidores Níveis de Satisfação Encantados Satisfeitos Insatisfeitos Propensão à continuar usando a Marca Muito Forte 97 - 3 97 25 3 72 8 87 5 Alguma 72 Nenhuma 87

72 Para onde esses dados nos levam ou as implicações para os negócios
3. Nas Atividades Promocionais Como estimular as pessoas a ter o comportamento de compra que eu desejo, estimulando-as via: Amizade Solidariedade Romantismo Alegria Competências

73 Para onde esses dados nos levam ou as implicações para os negócios
4. Na Comunicação das Marcas Se os Valores e a Identidade dos Brasileiros é a mostrada: Como eu me comunico com os Brasileiros ? Devo usar uma abordagem mais emocional, subjetiva ou posso focar-me em demonstrar, racionalmente, meus diferenciais competitivos. Como persuadir os Consumidores a ter o comportamento que eu desejo que tenham.

74 Para onde esses dados nos levam ou as implicações para os negócios
4. Na Comunicação das Marcas Metodologia “Ad Eval” tem mostrado que boa parte dos Consumidores chegam a se envolver com os estímulos de comunicação, mas não são persuadidos: Persuadidos Envolvidos Recall Somente 30 50 15 60 25 10

75 Para onde esses dados nos levam ou as implicações para os negócios
4. Na Comunicação das Marcas Existe uma grande oportunidade aberta no mercado para quem se posicione de forma transparente, ao lado dos Consumidores, “devolvendo” parte dos ganhos, através de atitudes e comportamentos éticos e honestos que sinalizem desejo concreto de construção de relacionamento com os Consumidores.

76 As implicações e oportunidades para os Negócios, em geral
O quadro atual de Mercado Em muitos mercados joga-se o jogo do “rouba monte” Promoções, ofertas, benefícios, milhas, isenções de tarifas são os instrumentos usados para “ganhar os clientes” Você ganha, mas não os mantém se o Concorrente fizer uma oferta maior De qualquer modo, no contexto atual não tem como não jogar este jogo. Ele é necessário ... Mas .... não é suficiente.

77 As implicações e oportunidades para os Negócios, em geral
A grande oportunidade aberta As pessoas buscam pessoas, Instituições, políticos, Empresas que as reconheçam como pessoas Como indivíduos verdadeiros Travando relações verdadeiras Não basta mais parecer ser, é preciso ser. Não basta mais dizer “feito para você” Tem que materializar o posicionamento em ações concretas, features de Produto ou Serviços que tornem verdadeira o posicionamento publicitário.

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