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SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Coordenação-Geral de Qualificação e Certificação DCPAT/SNPDT/MTur BEM RECEBER QUALIFICAÇÃO.

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1 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Coordenação-Geral de Qualificação e Certificação DCPAT/SNPDT/MTur BEM RECEBER QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM Ministério do Turismo SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

2 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

3 PROJETO BEM RECEBER Público Alvo Micro e pequenos meios de hospedagem com até 50 UH Trabalhadores operacionais desses meios de hospedagem (Garçom, Cozinheiro, Recepcionista, Camareira, Governanta, Mensageiro) Parceria - MTur / SEBRAE / IH Apoio Institucional - APEX / BID / ABIH / CBTS / PCTS

4 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Melhorar a qualidade e sustentabilidade dos destinos turísticos por meio da adoção de práticas empresariais sustentáveis e da qualificação profissional Competitividade e responsabilidade social OBJETIVO GERAL

5 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Sensibilizar para a importância da sustentabilidade (econômica, sócio-cultural e ambiental) Conscientizar empresários e trabalhadores quanto às suas responsabilidades Apoiar a adoção de práticas sustentáveis e a utilização racional dos atrativos turísticos, possibilitando sua preservação para as próximas gerações Possibilitar a implantação de sistema de gestão da sustentabilidade e dar oportunidade de certificação às empresas Melhorar a qualidade dos serviços prestados ao turista OBJETIVOS ESPECÍFICOS

6 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO METODOLOGIA Componente Gestão Sustentável Etapas Mobilização Seleção (de acordo com o perfil de entrada) Diagnóstico dos meios de hospedagem Implementação dos requisitos da Norma por meio de 9 oficinas e 9 visitas técnicas individuais = 140h Suporte técnico a distância = web e telefone Avaliação para certificação = 1º ano Manutenção = 2º e 3º anos Previsão de duração = 7 meses

7 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO METODOLOGIA Componente Qualificação Profissional Conteúdos Pedagógicos Alinhados as NBRs e adequados a realidade sócio- educacional dos profissionais operacionais Ocupações Garçom, Cozinheiro, Recepcionista, Camareira, Governanta, Mensageiro

8 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO METODOLOGIA Componente Qualificação Profissional Etapas Formação de agente local de mobilização Seleção e qualificação de 02 ILTs por empresa (40h) Avaliação para certificação dos Instrutores Avaliação diagnóstica dos trabalhadores Disponibilização de material didático 02 visitas de acompanhamento pedagógico Avaliação para certificação

9 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Premissa – Programa de Regionalização Demanda nacional e internacional Número de empresas Efeito demonstrativo Mobilização empresarial Potencial de crescimento Incidência de exploração sexual no turismo CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO DOS DESTINOS

10 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Boa Vista/RR Camaragipe - Maragogi/AL Circuito do Ouro/MG Pantanal /MT Belém/PA Itacaré /BA Tibau/Pipa /RN DESTINOS PRIORIZADOS Serra Gaúcha/RS Vale do Ribeira/SP Aquiraz/CE Vil. e Fazendas/MG Fernando de Noronha/PE João Pessoa/PB Serra do Cipó/MG Manaus/AM

11 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Chapada Diamantina/BA Circ. Inconfidentes/MG Litoral Paranaense/PR Guarapari / ES Foz do Iguaçu / PR DESTINOS PRIORIZADOS Região dos Lagos / RJ Serra da Bodoquena / MS Costa dos Coqueiros / BA Florianópolis / SC Palmas / TO Brasília / DF Aracajú/SE

12 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Costa dos Coqueiros (12) Costa do Cacau (15) Chapada Diamantina (17) DESTINOS EM EXECUÇÃO Serra do Cipó (20) Vilas e Fazendas (8) Circuito dos Inconfidentes (18) Circuito do Ouro (21) 07 destinos / 111 empresas / 930 profissionais

13 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Adesão de 565 empreendimentos 1130 ILTs atuando em seus locais de trabalho 1130 ILTs certificados em suas áreas de competência profissionais avaliados e certificados 30 Agentes de Mobilização Locais qualificados para dar continuidade às ações após o término do convênio Produção e publicação de materiais didáticos Assistência técnica em gestão da sustentabilidade a 565 empreendimentos Avaliação para certificação em 30% dos empreendimentos RESULTADOS ESPERADOS

14 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Folders Flyers Cartazes Banners Displays Tag de Malas Portal eletrônico Anúncios em Revistas Especializadas Anúncios em Jornais Especializados FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO

15 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Localização – Jaboticatubas – 100km de BH Características 20 pousadas (de 8 a 32 UHs) Área de preservação ambiental Desafio - ser piloto Construção de modelo pelos próprios consultores Ausência de procedimentos de controle nos empreendimentos SERRA DO CIPÓ

16 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Principais dificuldades Formação de ILTs não fazia parte da metodologia Dificuldade dos empresários para entendimento do ciclo PDCA e construção de documentos de registro e controle Principais potencialidades Nenhuma evasão Coesão do grupo Comprometimento SERRA DO CIPÓ

17 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Principais resultados alcançados Ambientais Licenças ambientais (todos) Tratamento do lixo Economia de energia Controle de combate a incêndio Sócio-culturais Valorização da cultura local (novos roteiros e contribuições) Preferência por fornecedores locais Compras coletivas Econômicos Qualificação dos serviços Tratamento de reclamações SERRA DO CIPÓ

18 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Principais não conformidades Maioria absoluta relacionada a mecanismos de controle Formalização (documentos) Principais ajustes no Programa Elaboração de planilhas de controle Reformulação das visitas técnicas Maior exigência em relação ao perfil de entrada Concentração de esforços na mobilização SERRA DO CIPÓ

19 SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Obrigada Tânia Mara do Valle Arantes Coordenadora-Geral de Qualificação e Certificação Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo


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