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Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC João Carlos Augusti.

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Apresentação em tema: "Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC João Carlos Augusti."— Transcrição da apresentação:

1 Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC João Carlos Augusti

2 Suzano Papel e Celulose Principais Produtos & Mercados Plantios de Eucalipto 192 mil hectares Celulose de Mercado 615 mil ton/ano Papel Cartão 230 mil ton/ano Papel Imprimir e Escrever 870 mil ton/ano Mercado Externo – 49% Mercado Interno – 51% Suzano Papel e Celulose S/A

3 É um selo de origem que garante que o produto ou seu componente é proveniente de uma floresta bem manejada. O que é a Certificação FSC AMBIENTALMENTE ADEQUADO ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTO FSC = Forest Stewardship Council CONSELHO DE MANEJO FLORESTAL

4 Como surgiu? ANOS 80: Na década de 80, as florestas do mundo vinham sendo destruídas a um rítmo acelerado e as iniciativas governamentais para reverter este processo não haviam surtido efeito. Em alguns países surgiram iniciativas de boicotar o consumo de produtos tropicais como forma de desestimular a depredação das florestas. O maior consumo de produtos tropicais acontece dentro dos próprios países produtores. No caso do Brasil, mais de 80% de madeiras da Amazônia são consumidas no país. (uma a cada cinco árvores é consumida no Estado de São Paulo)* ANOS 90: Inicia-se uma grande proliferação de selos e um grupo de instituições começou a debater a criação de uma instituição que pudesse harmonizar critérios para os selos e credenciar certificadores para garantir a credibilidade da certificação. 1994: Nasce o FSC (Forest Stewardship Council). * Fonte:Acertando Alvo I e II.

5 Os tipos de certificação Certificação do Manejo Florestal Garante a qualidade do manejo da floresta - Ambiental - Social - Econômico Certificação da Cadeia de Custódia Garante a origem da matéria prima florestal - Rastreabilidade

6 Quem faz parte Parceiros Representantes dos setores social, ambiental e econômico + FSC Iniciativas Nacionais (INs) e Centro Internacional (FSC IC) Padrões (Princípios e Critérios) Certificadoras Credenciadas pelo FSC IC 5 atuando no Brasil Produtores Manejo Florestal e Cadeia de Custódia, madeireiros e não madeireiros Nós somos legais! Mensagem Consumidor Corporativo ou indivíduo

7 Afinal,o que é FSC? É uma organização, que define os padrões para o bom manejo da floresta. Não é uma certificadora! É uma sistema de certificação, com os padrões que garantem o manejo responsável das florestas,sob aspectos sócio-ambientais. É um selo de garantia de origem, que atesta que a matéria-prima do produto provém de uma floresta bem manejada.

8 Quem pode ser certificar Certificação do Manejo Florestal Certificação da Cadeia de Custódia Grande ou pequenos produtores Privados ou p ú blicos Industrial ou comunit á rio Madeira ou não madeireiro Grande ou pequenos beneficiadores Madeira ou não madeireiro Certificação da Cadeia de Custódia Unidade Florestal na Amazônia SerrariaAproveitamento de res í duos Construtora F á brica de piso

9 Garantia de origem O selo é a garantia de que toda a cadeia produtiva foi certificada pelo sistema FSC Mobilização e incorporação do conceito no setor produtivo desde a floresta até o consumidor Para o Consumidor/Comprador é certeza de que está contribuindo com o uso responsável dos recursos florestais brasileiros

10 Benefícios da Certificação Produtores A procura por madeira certificada é grande, principalmente no mercado internacional. Hoje, países da europa e redes internacionais de varejo preferem importar madeiras certificadas FSC que de outras fontes. Trabalhadores treinados em técnicas de manejo florestal reduzem o desperdício na floresta, já que não esquecem árvores cortadas em campo, não permitem que as árvores rachem no momento do corte e reduzem o desgaste de máquinas e equipamentos. Para empresas que trabalham com o setor madeireiro, o certificado FSC traduz a responsabilidade socioambiental com o manejo da floresta. Acesso ao mercado Aumento da produtividade Melhoria de imagem

11 Benefícios da Certificação Beneficiadores e revendedores Ao comprar de produtores certificados, a empresa sabe que a madeira que está consumindo provém de uma floresta bem manejada e, portanto, não está contribuindo para a exploração predatória dos recursos florestais. Um número crescente de consumidores conscientes estão dando preferência aos produtos que tem o selo, seja piso, papel, lápis, porta ou até casa pré- fabricada. Para as empresas exportadoras, o selo pode aumentar a acessibilidade ao mercado externo. Empresas que possuem a certificação e aquelas que compram produtos com o selo estão traduzindo em ações o seu comprometimento com a responsabilidade social. Garantia de origem Reconheci- mento do mercado Responsa- bilidade Social

12 Benefícios da Certificação Consumidores Ao comprar produtos certificados, o consumidor consciente sabe que aquela matéria-prima florestal foi explorada através de técnicas de manejo, e em que foram aplicadas localmente as leis ambientais e trabalhistas. Ao escolher um produto certificado, o consumidor está premiando as empresas responsáveis que respeitam toda a legislação, o direito dos trabalhadores e da comunidade, além de obedecer todos os padrões estabelecidos para um bom manejo da floresta. Garantia de origem Contribuição com a causa

13 Missão e Visão Missão Promover o manejo florestal ambientalmente responsável, socialmente benéfico e economicamente viável de todas as florestas brasileiras e do mundo. Visão Em 5 anos, o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal consolidar á o FSC como o sistema de certificação com maior credibilidade e visibilidade do mundo junto a todos os grupos de interesse e com a sociedade em geral Objetivo Garantir que a certificação FSC seja a ferramenta com maior credibilidade, conciliando os interesses ambientais, sociais e econômicos

14 Rede Global FSC FSC Asia RO, SE Asia FSC Latin America RO FSC Africa RO, Central Africa FSC International Center, Bonn, Germany FSC Russia FSC China FSC U.S.A. FSC Canada FSC Europe RO

15 Conselho de Manejo Florestal Brasileiro – CBMF (FSC Brasil) Governança Conselho Diretor Social -Grupo de Trabalho Amazônico -Centro dos Trabalhadores da Amazônia -Comissão Pr ó - ï ndio SP Ambiental -WWF-Brasil -Amigos da Terra -SOS Mata Atlântica Econômica -Suzano Papel Celulose -Cikel -Klabin S.A Secretaria Executiva Coordenação TécnicaCoordenação Marketing

16 Atuação do FSC Brasil T é cnico Coordenar o desenvolvimento de padrões de certificação nacionais e regionais de manejo florestal Coordenar consultas públicas junto às operações florestais certificadas no Brasil e movimentos interessados na certificação sobre as propostas de políticas do sistema FSC Coordenar atividades e iniciativas que divulguem e promovam a certificação, junto a produtores e consumidores Atuar como agente nominal da logomarca FSC, aprovando seu uso fora de produto e emitindo a licença numerada que garante a autorização para aplicação Tornar-se um centro de informações para o desenvolvimento de inteligência de mercado sobre florestas e produtos certificados Atuar na resolução de conflitos envolvendo partes interessadas no sistema de certificação FSC Mercado O Consellho Brasileiro de Manejo Florestal tem como principal atividade promover a certificação florestal FSC por meio da sensibilização dos diversos atores da sociedade sobre os benefícios socioeconômicos e ambientais do manejo responsável, e:

17 Programa Técnico Políticas e padrões –Desenvolvimento de padrões nacionais –Consulta de políticas internacionais Resolução de Conflitos –Facilitação nos processos de disputa com relação à certificação Estratégia Social –Projetos de geração de renda para manejos comunitários e de pequena escala através de SLIMF e certificação em grupo(seringueiros, comunidades indígenas, quilombolas e fomentados) –Ferramenta de controle socioambiental (sindicatos de trabalhadores, movimento social) Gestão de conhecimento –Pesquisa e parceria em áreas e temas ligadas à gestão e manejo de floresta (Florestas de Alto Valor de Conservação) –Mudanças climáticas (desmatamento evitado, serviços ambientais,etc) Capacitação –Programas de capacitação para grupos de interesse

18 Programa Marketing Informação de mercado –Coleta e gerenciamento de informações ligadas à certificação Integração da cadeia produtiva –Feira Brasil Certificado e foruns de mercado Divulgação e promoção do selo –Campanha integrada do selo FSC, parceria com empresas e ONGs que apóiam certificação –FSC Brasil Business Club (políticas de compras corporativas) Parcerias estratégicas –Parceria com movimento orgânico –Comércio Justo –Certificação Socioparticipativo (GTA)

19 Milhões de hectares acumulado: 5,00 -Maio/07 Fonte: Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) Área por Tipo de Floresta

20 Manejo Florestal Por quantidade de operações (Total = 70) Por área certificada Milhões de hectares Por área certificada Milhões de hectares

21 Análise do setor Manejo de Florestas nativas –42% do total de planos de manejo aprovado pelo IBAMA, baseado em dados de 2004* –Potencial de crescimento através da lei de Concessões de Florestas Públicas (~16 milhões de ha.) –Certificação em florestas sociais ( Terras Indígenas, Quilombolas, RESEX, RDS, PDS do Incra) Manejo de Plantações –35% de total plantações no Brasil (Eucalipto, Pinus, Teca) –Certificação em áreas de fomento Cadeia de Custódia –Variedade de produtos certificados, desde móveis de design até livros –Produtos não madeireiros Fonte: Serviço Florestal Brasileiro/MMA (2006)

22 Cadeias de Custódia por Certificadora Quantidade de certificados, Acumulado, Abril/07 Fonte: Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil)

23 Cadeia de Custódia Quantidade de certificados, Acumulado, Abril/07 Fonte: Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil)

24 Análise mundial Certificação Florestal com maior abrangência mundial –Total de 91 milhões de ha. (10% floresta manejada no mundo) –5.400 cadeia de custódia –Presente em mais de 70 países (5 continentes) Brasil –Maior produtor da América Latina com 5,0 milhões de ha –190 cadeia de custódia –6º lugar no ranking mundial Fonte: Serviço Florestal Brasileiro/MMA (2006)

25 Obrigado ! João Carlos Augusti - (11) 9228


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