A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM PAULISTANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM PAULISTANO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM PAULISTANO

2 Identificação: A UBS Jd Paulistano está localizada no Bairro Jardim Paulistano, pertencente a região da Vila Brasilândia,sob a gestão de SMS, CRSN, na Supervisão FÓ - Brasilândia. Foi fundada em 19/11/1997 como uma unidade tradicional, no ano 2000 iniciou com 04 Equipes a implantação da Estratégia Saúde da Família, em parceria com a Associação Saúde da Família. Atualmente 07 Equipes de Saúde da família, fundamentadas nos princípios do SUS, desenvolvem um trabalho de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das famílias, perfazendo um total de pessoas cadastradas no programa (Fonte SIAB Agosto/09)

3 Perfil Epidemiológico:
O perfil epidemiológico da população do Jardim Paulistano está caracterizado da seguinte forma:

4 Gênero 48% 52% Faixa Etária 1% 7% 4% 7% 11% 9% 37% 12% 9% 5% Morbidade

5 Gravidez na Adolescência
(16%) Tratamento da água no domicílio (74%) (20,8%) (0,7%) (4%) Abastecimento de água (99%) (0,05%) (0,05%)

6 Destino de Fezes / Urina
Destino do Lixo (98%) (0,2%) (1,8%) Destino de Fezes / Urina (85%) (1%) (14%) Tipo de Casa (97%) (1%) (1%) (0,3%)

7 Referência e Contra Referência
Hospital Kátia de Souza Rodrigues (Taipas); Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoerinha; Ambulatório Maria Cecília Donnangelo; AMA Jardim Paulistano;

8 Parcerias: Para desenvolver um trabalho de resgate da cidadania, as equipes através da apropriação do território, fortalecem a rede social local realizando um trabalho em conjunto com as OGs e ONGs. São nossos parceiros: Escola Estadual Crispim de Oliveira; CEU Jardim Paulistano; Associação de Moradores Jd Paulistano; CCA – Centro da Criança e Adolescente

9 Projetos: Projeto Fabricação
Idealizado com o propósito de realizar atividades diversas (brincadeiras, contador de história, grupo de linguagem, artesanato, dobradura, utilização de material reciclável...) nos locais onde a população jovem se reúne (praça, escola, igreja, rua sem saída...), a fim de promover encontros nos quais questões individuais e coletivas possam ter um novo significado.

10 Grupo Crochê Grupo de mulheres que se reúnem nas dependências da UBS, para aprender a arte do crochê e do tricô, além da arte de compartilhar esse encontro. Terapeuta ocupacional do NASF e ACS’s, participam desse grupo enquanto Projeto Terapêutico para as pacientes, como facilitadores de discussões.

11 GRUPO DE CROCHÊ

12 Programa Nacional de Humanização
Grupo de encontros entre auxiliares de enfermagem, de acordo com as diretrizes do PNH, o referido grupo é coordenado pela responsável Técnica de Enfermagem, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional do NASF. Objetivo:Integrar e fortalecer a categoria de auxiliares de enfermagem.

13 Projeto Cuidando do Cuidador
Oficinas promovidas pela Associação Saúde da Família com o objetivo de trabalhar a auto estima e valorização da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde.

14 Grupo Bordado e Ponto Cruz
Surge no Paulistano por solicitação das ESF, mediante o pedido de uma usuária que se oferece para ensinar sua técnica. A Equipe NASF está ajudando a organizar e articular as demais instâncias, ESF-UBS-NASF-Usuárias, bem como acolher a solicitação de envolver as gestantes neste grupo.

15 Projeto de Jardinagem e Horta Medicinal
Revitalização do jardim da Unidade em parceria com o PAVS e NASF.

16 Grupos Grupo de caminhada
Realizado pelas ESF com objetivo de incentivar a prática de atividade física no cotidiano da população, com o enfoque em grupos-alvos (hipertensos, diabéticos e idosos).

17 Grupo Sexualidade (em fase de estruturação)
Surge na UBS Paulistano por solicitação da ESF no acolhimento de pacientes com dificuldade no relacionamento conjugal. A Equipe NASF contribui nas discussões e intermediações.

18 Participação popular:
Conselho Gestor A UBS Jd Paulistano em cumprimento aos princípios dos SUS, encontra-se no momento em fase de reconstrução de seu Conselho Gestor Reuniões na comunidade As ESF através do planejamento local, promovem encontros periódicos no território, realizando ações educativas e fortalecimento do vínculo com as famílias da área adscrita.

19 Nós Críticos Área de Influência;
A UBS procura acolher as pessoas não cadastradas que buscam atendimento, ocasionado pela insuficiência de equipamentos de saúde na região, sobrecarregando o trabalho das equipes. Espaço Físico limitado .

20 Necessidades Fortalecimento da prática de acolhimento para com o usuário e colaboradores; Investimento na Saúde dos trabalhadores; Contribuição nos grupos educativos; Fortalecimento das ações intersetoriais com investimento da rede já constituída Melhoria no espaço físico; Aquisição de equipamentos de informática; Aquisição de mobiliário;

21 Equipe Técnica da UBS Jd. Paulistano
01 -Gerente: Lizete Nogueira de Oliveira 10 -ATAs: Tânia, Claudia, Luiz, Márcia, Sueli, Silvio, Osmar, Eliana, Claudia Maciel e Suzana 02 -ASG: Inês e Elenita 42- Agentes Comunitários: Nicelma, Joelma, Maristela, Daiani, Luciene, Consolação, Ana Paula Silva, Andreia, Carlos, Fernando, Sivonalda, Livanclis, Fernanda, Vankleide, Zezito, Sângela, Maraísa, Izidek, Elaine, Demilda, Claudia, Gilmara, Stefane, Adelita, Roseli Ramos, Andreia Regina, Marlon, Roseli Marques, Cibele, Fernanda Dias, Sandra, Ana Paula Vilanova, Daniela, Alessandra, Renata, Sirlene, Roselaine, Luanna, Ângela, Uillian e Diana. 14 -Auxiliares de Enfermagem: Lorentino, Nídia, Cândida, Roseli, Marta, Hélia, Neide, Edméia, Eulina, Vilma,Víviam, Edna, Ely e Nanci. Enfermeiros: Neli, Pedro, Fabiana, Maria Alice, Gilberto, Andreza e Mônica. 07- Médicos: Yamile, Alex, Luciléa, Eduardo, Paulo e Ninoska Saúde Bucal: CDs. Marcelo, Elisabeth e Iran – ACDs. Bernadete, Rita e Vanessa e THD Renata; NASF : Psicóloga Silvia, Ass. Social Luiza,Pediatra Cármem,Homeopata José Luiz,Psiquiatra Walter e Terapeutas Ocupacionais Karol e Nadia 02 -Profissionais de Limpeza : Lucília e Jacira 03 -Profissionais de Segurança: Pedro, Ênio e Mário.

22 “ Não basta ensinar ao homem uma especialidade
“ Não basta ensinar ao homem uma especialidade.Porque ele se tornará assim uma máquina utilizável,mas não uma personalidade.É necessário que adquira um sentimento,um senso prático daquilo que vale a pena ser aprendido,daquilo que é belo,do que é moralmente correto.” Albert Einstein


Carregar ppt "UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM PAULISTANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google