Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
VOCAÇÕES ECONÔMICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
1 VOCAÇÕES ECONÔMICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO Seminário Nacional de Educação Profissional Novembro de 2014
2
VOCAÇÕES ECONÔMICAS DE PERNAMBUCO
VOCAÇÕES INATAS VOCAÇÕES CONSTRUÍDAS 2
3
VOCAÇÕES ECONÔMICAS DE PERNAMBUCO
VOCAÇÕES INATAS Logística Geração de Energias Renováveis (eólica e solar) Comércio e Serviços Produção de Recursos Minerais (gesso) 3
4
VOCAÇÕES ECONÔMICAS DE PERNAMBUCO
VOCAÇÕES CONSTRUÍDAS Tecnologia da Informação e Comunicação Indústria de Confecções Fruticultura Irrigada Agroindústria Açucareira Economia Criativa Serviços Médicos 4
5
NOVAS CADEIAS ECONÔMICAS NÃO VOCACIONADAS
VOCAÇÕES ECONÔMICAS DE PERNAMBUCO NOVAS CADEIAS ECONÔMICAS NÃO VOCACIONADAS Petróleo, Gás, Naval e Off Shore Indústria Automotiva Fabricação de Equipamentos para Geração de Energias Eólica e Solar Serviços Modernos 5
6
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
7
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
8
PORTO DE SUAPE – Plano Diretor
8
9
PORTO DE SUAPE – Porto Interno
9
10
PORTO DE SUAPE – Porto Externo
10
11
PORTO DE SUAPE – Movimentação de Cargas Gerais
11
12
PORTO DE SUAPE – Movimentação de Conteiners
12
13
PARQUES EÓLICOS NO ESTADO
EMPRESA/CONSÓRCIO MUNICÍPIOS CAPACIDADE (MW) Eólica Energia e Eolica Tecnologia Poção 60 Macaparana 22 Ventos de São Clemente e FIP da CHESF (Salus) Caetés, Paranatama, Venturosa, Pedra, Pesqueira, Capoeiras 220 São Estevão Araripina 150 CSV (PEC) Paranatama, Iati e Saloá 172 Santa Brígida Pedra, Paranatama, Caetés 191,7 Fonte dos Ventos Tacaratu 80 Eólica Pirauá Geradora de Energia S.A. Macaparana, Gravatá e Pombos 24,75 TOTAL 920,45 13
14
PORTO DIGITAL 200 empresas instaladas;
Mais de de postos de trabalho em TI; 90% da mão de obra com nível superior; 8 km de fibra ótica; R$ 1 bilhão de faturamento (2012); R$ 30 milhões investidos (PE).
15
INVESTIMENTOS (R$) BILHÕES
PETRÓLEO, GÁS, NAVAL E OFF SHORE PROJETO INVESTIMENTOS (R$) BILHÕES EMPREGOS DIRETOS Refinaria Abreu e Lima 29,90 1.500 Petroquímica Suape 5,50 1.800 Mossi&Ghisolf 0,63 370 Estaleiro Atlântico Sul 2,70 6.000 Estaleiro Promar 0,40 Petrocoque 0,80 350 Brasil Carbonos 800 TOTAL 40,33 11.770 Investimentos públicos e privados de mais de R$ 55 bilhões nos últimos 10 anos no Complexo Industrial Portuário 15
16
CARTEIRA DE ENCOMENDAS DOS ESTALEIROS PERNAMBUCANOS
14 Tanqueiros Suexmax 12 Tanqueiros Aframax 08 Navios Gaseiros 06 Navios Sonda 02 Cascos de Plataformas 16
17
POLO AUTOMOTIVO PERNAMBUCANO
17
18
COMPLEXO FIAT Investimentos iniciais de R$ 7 bilhões (fábrica, campo de provas e pista de testes Investimentos do Parque de Fornecedores 1 de R$ 1,3 bilhões (16 fábricas) 1.400 hectares de área total do Complexo Previsão de mais 20 empresas no Parque de Fornecedores 2 (Suply Park II) 18
19
(Metal parts for wind towers) (Flanges for wind towers)
EMPRESAS DO FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS EÓLICOS - Recife SUAPE (Wind blades) RUNNING (Wind turbines) RUNNING AND EXPANDING GESTAMP (Wind towers) DUOMO (Metal parts for wind towers) (Machining parts) IRAETA (Flanges for wind towers) UNDER DEVELOPMENT BARGA 19
20
AÇÕES E PROJETOS DO GOVERNO DO ESTADO
Planejamento de longo prazo com focos prioritários Ampliação da infraestrutura Investimentos maciços em educação e qualificação profissional Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 20
21
DO ESTADO DE PERNAMBUCO - 2012-2022
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO E DE COMPETITIVIDADE DO ESTADO DE PERNAMBUCO Título ELEVAR A COMPETITIVIDADE E DIVERSIFICAR A ESTRUTURA PRODUTIVA DO ESTADO DE FORMA EQUILIBRADA EM TODO O TERRITÓRIO INDICADORES DE IMPACTO: ICE-F, VALOR ADICIONADO BRUTO PER CAPITA (recorte regional), TAXA DE DESEMPREGO NÃO VOLUNTÁRIO, NÚMERO E PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS INOVADORAS NO PIB DO ESTADO, PAUTA DE EXPORTAÇÃO Objetivo central Adensar as cadeias produtivas vinculadas aos empreendimentos estruturadores Fortalecer e modernizar os clusters e setores tradicionais Preparar as bases para uma economia baseada no conhecimento e na criatividade Desafios Recomendações estratégicas: priorização do empreendedor local; visão global Recomendação estratégica: interação com as novas cadeias/empreendimentos e a economia do conhecimento Recomendação estratégica: criação de novas dinâmicas no interior Indicadores de resultado finalístico Participação da produção do Estado nas cadeias de valor (local, regional, nacional e global) geradas a partir dos investimentos estruturadores Indicadores de resultado finalístico Número de setores em que o Estado é referência Valor adicionado bruto Investimento em P&D como percentual do PIB Pessoal ocupado Indicadores de resultado finalístico Valor adicionado bruto Vendas totais Vendas para novos mercados Grau de informalidade
22
SEGMENTO ECONÔMICO PRIORITÁRIO
22
23
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
O VOLUME DE INVESTIMENTOS DO GOVERNO FOI AMPLIADO EM 7 VEZES NOS ÚLTIMOS ANOS MALHA RODOVIÁRIA EM EXPANSÃO: 04 rodovias federais duplicadas até 2014 (BRs 101, 232, 408 e 104); 03 rodovias estaduais duplicadas até 2014; OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA: 94 subestações e mais de km de linhas nas tensões de 69, 138, 230 e 500 kV., transmitidas pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). INVESTIMENTOS TOTAIS (R$) 2003 a 2014 projetado Atualizado IGP – DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna dez/2013
24
ARCO VIÁRIO METROPOLITANO
Trajeto: Do Litoral Norte do Estado ao Porto de Suape, passando por fora do Recife; 77 km começando no entroncamento da BR-101 Sul próximo ao Hospital Dom Hélder Câmara e finalizando na BR-101 Norte, perto da fábrica de bebidas Brasil Kirin. Investimento: R$ 1,2 bilhões; Licitação: Prevista para 2015. 24
25
FERROVIA TRANSNORDESTINA
Investimentos: R$ 7,5 bilhões Extensão: Km Previsão de Conclusão: set/2016 Transportará: grãos (soja e milho), minério de ferro, gesso, combustíveis e fertilizantes 25
26
INTEGRAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS
Investimentos: R$ 8,2 bilhões Público Beneficiado: 12 milhões de pessoas Previsão de Conclusão: dez/2016 26
27
INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO
27
28
ESTRUTURA E PROJETOS EM EDUCAÇÃO
Infraestrutura acadêmica de excelência em áreas específicas do conhecimento: tecnologia da comunicação e informação (TIC), química, física, matemática, engenharias, saúde, sociais, humanas e biológicas; 107 Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas e autorizadas (MEC), entre elas: 06 Universidades (públicas e privadas) 09 Campus do IFPE; 2007: 05 Escolas. 2011: 12 Escolas. Em 2014 a meta é de 60 Escolas Técnicas. Programa Ganhe o Mundo: Alunos da Rede Estadual em intercâmbio. 2007: 01 Escola. 2011: 210 Escolas. Em 2014 a meta é de 300 Escolas. 28
29
AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Ampliação das unidades do Sistema S (17 unidades e mais 3 em construção); Projetos de capacitação e qualificação profissional da Sec. de Trabalho: QUALIPETRO, QUALIAUTO, PRONATEC, PROMINP com mais de 40 mil pessoas capacitadas ou qualificadas; 29
30
FOMENTO A PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Programa INOVA PE Centro de Engenharia e P&D da Fiat LITPEG – Laboratório Integrado de Tecnologia em Combustíveis (R$ 83 milhões) INTM – Instituto Nacional de União e Revestimento de Materiais (R$ 35 milhões) Investimentos públicos permanente em P&D e Inovação Programa PITEC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (FACEPE) Projetos de Parques Tecnológicos para Metalmecânica, Eletroeletrônica e Biotecnologia Ações do ITEP e do IPA 30
31
RESULTADOS ALCANÇADOS
31
32
EVOLUÇÃO DO PIB PE/Brasil
33
GERAÇÃO DE EMPREGOS Incremento 2010: 10,7% Incremento 2011: 7,78%
NÍVEL GEOGRÁFICO SALDO VARIAÇÃO (%) BRASIL 3,47 PERNAMBUCO 47.695 3,72 CEARÁ 40.882 3,94 BAHIA 37.990 2,28 PARAÍBA 19.214 5,46 MARANHÃO 13.710 3,19 RIO GRANDE DO NORTE 12.582 3,21 PIAUÍ 11.320 4,49 SERGIPE 10.052 3,65 ALAGOAS 2.313 0,65 Incremento 2010: 10,7% Incremento 2011: 7,78% Entre 2006 e 2012 geração de mais 540 mil empregos líquidos 33
34
UMA NOVA GEOGRAFIA DO CONSUMO
2010 2020 Fonte: O Novo Mapa do Consumo. Revista Exame - Edição ano /08/2012.
35
UMA NOVA GEOGRAFIA DO CONSUMO
Os seis Estados que mais crescerão em vendas são nordestinos (em bilhões de reais) 193% 58,9 169% 45,4 171% 179% 186% 186% 24,9 20,1 19,8 16,0 16,9 16,0 5,6 7,1 9,2 5,6 Fonte: O Novo Mapa do Consumo. Revista Exame - Edição ano /08/2012.
36
RANKING DA REVISTA FINANCIAL TIMES
36
37
DESENVOLVIMENTO É O NOSSO NEGÓCIO
OBRIGADO! MÁRCIO STEFANNI Secretário de Desenvolvimento Econômico ROBERTO DE ABREU E LIMA ALMEIDA Secretário Executivo de Gestão do Desenvolvimento Telefone:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.