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Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Avaliação no Governo do Canadá Robert Lahey Diretor Senior, Centro de.

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1 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Avaliação no Governo do Canadá Robert Lahey Diretor Senior, Centro de Excelência para Avaliação Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá 16 de Outubro de 2001

2 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 2 O Canadá em um relance Elementos essenciais na Avaliação Perspectivas do Passado Estudo do TBS Nova Agenda: Resultados para os Canadenses Nova Política de Avaliação O Centro de Excelência para Avaliação do TBS Renovação da Comunidade: Perfil de Competência Recursos Esboço da Apresentação

3 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 3 A democracia parlamentarista do Sovereign População: 31 milhões Federação de 10 províncias e 3 territórios Áreas de responsabilidade federal incluem: defesa, lei criminal, serviço postal, censo, direitos autorais, regulamentação comercial, relações internacionais, dinheiro e bancos, transportes, cidadania e assuntos indígenas. O Canadá em um relance

4 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 4 Responsabilidades do Governo Parlamento do Canadá Câmara dos Comuns Auditor Geral (nomeado) -auditorias independentes das operações do governo Comitês Parlamentares Primeiro Ministro e Gabinete Ministro do TB Secretariado doConselho do Tesouro: (secretaria nomeada) -política do governo -supervisiona gastos Funcionários públicos Todos os outros Ministros Departamentos Federais/Agências (Ministros Adjuntos nomeados) -operações do governo - orçamentos aprovados Funcionários Públicos

5 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 5 Secretariado do Conselho do Tesouro (TBS) Conselho de Gestão do Governo (finanças, administração e recursos humanos) Função de Controladoria Centro de Excelência para Avaliação Políticas e Normas Construção do know-how Liga a Avaliação à Medição de Desempenho Elementos Essenciais na Avaliação

6 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 6 Auditor Geral (AG) Conduz auditorias independentes das operações do governo Produz relatórios de supervisão periódicos sobre a condução da avaliação Promove a accountability* e o desenvolvimento de boas práticas Reporta diretamente ao Parlamento * Accountability:responsabilização por atos ou ações, prestação de contas Elementos Essenciais na Avaliação

7 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 7 Departamentos/Agências Ministros Adjuntos são responsáveis pela aplicação da Política de Avaliação em seus departamentos Os Chefes de Avaliação implementam a política de acordo com as normas e diretrizes do TBS Prestação de contas interna e relato aos Ministros Adjuntos Prestação de contas externa e relato ao TBS e ao Parlamento Elementos Essenciais na Avaliação

8 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 8 Interpretação Gráfica da Extensão da Atividade Avaliadora Formal no Governo Federal Perspectivas do Passado: Gráfico de Atividade – Intensidade da atividade+

9 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 9 Crescente demanda por informa ç ão para dar suporte a um n ú mero cada vez maior de programas complexos e dispendiosos Novos sistemas de gestão criados para o planejamento e a administra ç ão financeira, para a programa ç ão e a or ç amenta ç ão A avalia ç ão como pr á tica ainda não formalizada Lições aprendidas A necessidade de avalia ç ão formal cresce à propor ç ão em que os recursos tornam-se mais escassos e a identifica ç ão de prioridades torna-se mais importante A Década de 1960

10 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 10 Construção de elementos básicos de infra-estrutura nos departamentos A Política de Avaliaçao do Conselho do Tesouro (1977) foi a primeira política de avaliação formalizada no Canadá O Centro de Política de Avaliação criado no novo Gabinete do Controlador Geral (1978) Lições Aprendidas Necessárias, mas não suficientes, as condições para um sistema de avaliação efetivo são: suporte e investimento do governo; padrões e políticas formalizadas; e construção da liderança A Década de 1970

11 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 11 Grandes expectativas para avalia ç ões nem sempre alcan ç adas Ampla revisão do Governo liderada pelo Parlamento Lições Aprendidas A qualidade da avaliação depende de uma abordagem que equilibra: oportunidade, utilidade, pureza metodológica, necessidades do cliente e custo A Década de 1980

12 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 12 Capacidade de Avalia ç ão afetada pelo downsizing geral do governo O relat ó rio do Auditor Geral (1993) indicou a necessidade de uma renova ç ão da capacidade de avalia ç ão A Pol í tica da Nova Revisão (1994) ligou a avalia ç ão à auditoria interna Lições Aprendidas A capacidade de massa crítica é necessária para garantir que a avaliação permaneça confiável, relevante e estratégica A Década de 1990

13 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 13 O estudo do TBS apontou um fornecimento desigual de avaliações pelos departamentos Forte apoio para reinvestir em avaliação Compromisso de ligar a avaliação à ampliação da accountability* e às exigências dos relatórios A objetividade é necessária, não a independência * Vide pág.6 O Estudo do TBS (2000)

14 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 14 Agenda para: Aperfei ç oar os servi ç os do governo e responder à s demandas de mais valor e transparência Passar de uma abordagem de relato sobre resultados para gestão de resultados Aplicado atrav é s de uma s é rie de iniciativas de largo alcance, incluindo a nova Pol í tica sobre Avalia ç ão (2001) Perspectiva na gestão moderna compartilhada com o n í vel pol í tico e o Servi ç o P ú blico Nova Agenda: Resultados para os Canadenses (2000)

15 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 15 Ênfase na necessidade de que a avalia ç ão seja estrat é gica, abrangente e sistem á tica Escopo ampliado para incluir programas, pol í ticas e iniciativas amplas Fornece orienta ç ão sobre as normas e padrões Os avaliadores são encorajados a trabalharem diretamente com os gerentes para construírem a avaliação dentro do ciclo de vida dos programas Destaca as ligações entre a avaliação e a medição do desempenho baseado nos resultados Nova Política de Avaliação: Destaques

16 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 16 Os gerentes são responsáveis pela monitoração ativa de seus programas O Governo é comprometido com o relato público das avaliações Cria ç ão do Centro de Excelência para Avalia ç ão no TBS Novo funding dispon í vel aos departamentos para a constru ç ão e o alcance da capacidade de avalia ç ão futura Destaques (cont.)

17 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 17 Seis normas para avaliação: Planejamento da avaliação Competência Objetividade e Integridade Consulta e Aconselhamento Medição e Análise Análise de Relatórios Guia baseado em boas práticas Nova Política de Avaliação: Normas

18 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 18 O Centro de Excelência para Avaliação do TBS O papel da liderança pró-ativa na renovação da avaliação no Canadá se dá através: da construção da capacidade de avaliar das redes de comunicação do desenvolvimento, implementação e avaliação da Política Conserva e renova a função de avaliação no governo Enfatiza o gerenciamento de parcerias e do conhecimento

19 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 19 A minuta do relatório (2001) identifica duas qualidades esseciais dos avaliadores bem-sucedidos: capacidade cognitiva habilidade para comunicar-se bem As pessoas corretas: respeitam a diversidade Trabalham de forma colaborativa e aberta Reconhecem e difundem o conflito Demonstram sensibilidade, tato e empatia Preocupam-se com as práticas e os padrões profissionais A Renovação da Comunidade: o Perfil da Competência

20 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 20 Recursos: Lista de Infraestrutura da Avaliação Cultural as institui ç ões são preparadas para divulgar a informa ç ão os gerentes acreditam em que as avalia ç ões serão objetivas as agências querem ser repensadas os gerentes tem coragem de fazer mudan ç as e de implementar as recomenda ç ões a função de avaliação é preparada para avaliar a si mesma responsabilidades relevantes foram esclarecidas Operacional recursos técnicos, profissionais e financeiros estão disponíveis o tempo é suficiente políticas e padrões de avaliação estão em seus lugares planos de negócios/estratégicos foram desenvolvidos a necessidade de objetividade pode ser alcançada a autoridade existe para supervisionar as avaliações e atuar sobre os laudos Versão Concisa

21 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 21 Treasury Board Secretariat of Canada (TBS) ( TBS Centre of Excellence for Evaluation TBS, Guide for the Development of Results-based Management and Accountability Frameworks TBS, Evaluation Policy Recursos: GoC Web Sites Selecionados

22 Secretariado do Conselho do Tesouro do Canadá Centro de Excelência para Avaliação Centre of Excellence for Evaluation 22 Robert Lahey Senior Director Centre of Excellence for Evaluation Treasury Board of Canada Secretariat 300 Laurier Street Ottawa, Ontario K1A 0R5 CANADA Telephone: (country code 1) – Fax: (country code 1) – Informação para Contato


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