A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Localização da Terra no Universo Módulo I. A Terra no Universo … UNIVERSO Constituído por GALÁXIAS GALÁXIAS, Constituídas por SISTEMAS PLANETÁRIOS, CONSTELAÇÕES,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Localização da Terra no Universo Módulo I. A Terra no Universo … UNIVERSO Constituído por GALÁXIAS GALÁXIAS, Constituídas por SISTEMAS PLANETÁRIOS, CONSTELAÇÕES,"— Transcrição da apresentação:

1 Localização da Terra no Universo Módulo I

2 A Terra no Universo … UNIVERSO Constituído por GALÁXIAS GALÁXIAS, Constituídas por SISTEMAS PLANETÁRIOS, CONSTELAÇÕES, GASES E POEIRAS CÓSMICAS VIA LÁCTEA EX.: VIA LÁCTEA Onde se localiza SISTEMA SOLAR  UMA ESTRELA = SOL  PLANETAS PRIMÁRIOS OU PRINCIPAIS - Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno SECUNDÁRIOS OU SATÉLITES NATURAIS Ex.: Lua  COMETAS  ASTERÓIDES

3 A Terra no Universo …

4 Qual é a posição da Terra no espaço?  A Terra é o Este, ocupa uma (entre o centro da galáxia e uma das suas extremidades)  A Terra é o terceiro planeta do sistema solar. Este, ocupa uma posição intermédia na Via Láctea (entre o centro da galáxia e uma das suas extremidades).

5 Quais são as condições da Terra que permitem a existência de vida? Nas últimas décadas, a. Imagens detalhadas obtidas nessas missões permitem desvendar características que diferenciam a Terra dos outros planetas do Sistema Solar. Nas últimas décadas, a utilização de missões espaciais têm permitido um grande avanço do conhecimento. Imagens detalhadas obtidas nessas missões permitem desvendar características que diferenciam a Terra dos outros planetas do Sistema Solar.

6 Quais são as condições da Terra que permitem a existência de vida? Mercúrio é considerado o planeta mais interno e rochoso. A sua superfície encontra-se crivada de crateras de impacto bem preservadas, pelo que se diz um planeta geologicamente morto. EXERCÍCIOS: 1. Relativamente ao planeta Mercúrio, refere: 1.1.o valor da sua massa; 1.2. o valor da força gravítica (força de atracção); 1.3. o tipo de atmosfera. 2. A massa de um planeta influencia a sua força de atracção. Relaciona este dado com: 2.1. o tipo de atmosfera no planeta Mercúrio; 2.2. a sua actividade geológica.

7 Quais são as condições da Terra que permitem a existência de vida? Desde o início da exploração espacial, nos anos 60, que a exploração de Marte tem sido o sonho de muitos cientistas. Um meteorito, que se pensa ser oriundo de Marte, foi alvo de uma importante discussão científica por ter apresentado restos de organismos microscópicos que poderiam ter habitado Marte no passado. EXERCÍCIOS: 3. Compara Marte com a Terra relativamente: 3.1.à temperatura à sua superfície; 3.2. à existência de água no estado líquido. 4. Com base nas respostas às questões anteriores: 4.1. comenta a possibilidade de vida em Marte estabelece uma relação entre a distância média ao Sol, a temperatura e a existência de água no estado líquido. Mars Explorer na superfície de Marte

8 Quais são as condições da Terra que permitem a existência de vida? A vida na Terra pode desenvolver-se porque é um planeta com condições muito particulares, que lhe conferem características únicas. EXERCÍCIOS: 5. Que importância tem para os seres vivos: 5.1.a manutenção de uma temperatura equilibrada ? 5.2. a existência de água no estado líquido ? 5.3. a intensa actividade geológica interna e externa do planeta? 5.4. a composição da atmosfera ?

9 A é uma consequência das A existência e manutenção de vida é uma consequência das condições existentes no nosso planeta e das suas características.

10 ASSIM…  MASSA DA TERRA influencia:   A força gravítica suficiente e necessária à formação e conservação da atmosfera (  possui os gases necessários à vida, protege a Terra de “corpos estranhos” e das radiações ultravioletas, gera fenómenos geológicos externos que desenvolvem uma série de ambientes);   A energia interna do planeta e, por consequência, a sua actividade geológica que se manifesta por sismos e vulcões, relacionados com as correntes de convecção do manto;  DISTÂNCIA TERRA-SOL influencia:   O estabelecimento de uma temperatura moderada;   A formação e manutenção de água no estado líquido, principal constituinte dos seres vivos e que permitiu a origem e evolução da vida. Constitui ainda o meio onde muitos seres habitam.  PRESENÇA DE UM SATÉLITE de grandes dimensões que concorre, igualmente, para o constante equilíbrio do nosso planeta através, nomeadamente, do fenómeno das marés.


Carregar ppt "Localização da Terra no Universo Módulo I. A Terra no Universo … UNIVERSO Constituído por GALÁXIAS GALÁXIAS, Constituídas por SISTEMAS PLANETÁRIOS, CONSTELAÇÕES,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google