Carregar apresentação
1
METODOLOGIA DE ENSINO DO BASQUETEBOL
(Prof. Ms. Ângelo Diniz)
2
CONTEXTO PEDAGÓGICO PEDAGOGIA DO ESPORTE – pedagogia, ato de ensinar/Esporte, fenômeno sócio-cultural de múltiplas possibilidades. GHIRALDELLI JR.(1991) – problemas , metodológicos relativos ao como ensinar, o que ensinar, quando ensinar e para quem ensinar. FREIRE, J. B.(1994) – proposta pedagógica não deve estar nem aquém, nem além do nível de desenvolvimento do aluno, deve desafiá-lo.
3
CONTEXTO PEDAGÓGICO PAES, R. R. (1996) – jogo possível, união das quatro modalidades de quadra. PAES, R. R.(1996) – princípios pedagógicos(participação, inclusão, diversificação e prazer pela prática). BROTTO, F. O.(1999) – jogos cooperativos.
4
Teoria dos jogos coletivos X Tecnicismo(Daólio,2002)
TJC - princípios operacionais, regras de ação e gestos técnicos específicos. TJC - cooperação e inteligência. Tecnicismo aulas tradicionais(ensino dos fundamentos). Tecnicismo - faz parte da nossa cultura(sempre foi importante).
5
FUNDAMENTOS Controle de corpo – jogos e brincadeiras.
Manejo de bola – atividades lúdicas. Passe – ensinar primeiro que o drible(jogos e atividades tradicionais). Drible – cabeça erguida e INSISTIR com a mão oposta, realizá-lo no momento certo(jogos e atividades tradicionais).
6
FUNDAMENTOS Arremesso – molde, empunhadura, bandeja dos dois lados, importância do lance livre(jogos e atividades tradicionais). Rebote – mostrar sua importância para todos os alunos, INSISTIR no bloqueio(jogos e atividades tradicionais).
7
EXERCÍCIOS SINCRONIZADOS
Une fundamentos, dinamismo. Discutir com os alunos o porque da Trança(oito). Aumentar o grau de dificuldade gradativamente.
8
SITUAÇÕES DE JOGO Faz parte das regras de ações(TJC).
Ensinar a jogar sem a bola nas mãos. Corta-luz.
9
ASPECTOS TÁTICOS Defesa Individual ou Defesa por Zona.
Quando ensinar as outras defesas(pressão, mista e combinada). Deixar o ataque livre ou ensinar jogadas, cobrando as posições. Contra-ataque – só o “armador” pode levar a bola?
10
ASPECTOS FÍSICOS Aumentar as sessões e horas de treinos gradativamente, respeitando as fases das crianças e adolescentes. Dinamismo nas aulas já oferece o condicionamento físico. Discutir a importância da corrida.
11
ASPECTOS PSICOLÓGICOS
Cautela no processo competitivo. Cuidado com o imediatismo(“campeão de mini”). Tratamento individualizado(sem descriminação) Aulas motivantes.
12
ASPECTOS PSICOLÓGICOS
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO – FUNDAMENTAL. RELAÇÃO DE TROCA. CONFIANÇA. HONESTIDADE. RESPEITO.
13
Origem, evolução e momento atual do basquetebol no Brasil
14
ORIGEM DO BASQUETEBOL James Naismith(canadense), prof. De EF da ACM de Springfield(Massachusetts). Preocupações pedagógicas: Monotonia X dinamismo nas aulas; Inverno rigoroso, aula em local coberto; Várias pessoas praticando ao mesmo tempo(FERREIRA & DE ROSE JR, 1987)
15
EVOLUÇÃO DO JOGO Em dez anos, a modalidade já era conhecida mundialmente; Evolução do alvo, das regras e da bola; NBA(WNBA); Jogos Olímpicos e mundiais(EUA têm soberania); Dream Team americano; Abertura de mercado,soberania ameaçada(Diniz, 2000)
16
BASQUETEBOL NO BRASIL 1896,Auguste Shaw, Colégio Mackenzie, em São Paulo; Masculino: bi-campeão mundial em 1959/1963/soberania sulamericana até a década de 90,evolução do basquetebol argentino. Feminino:Campeã mundial em 1994, vice-olímpico em 1996, decadência a partir de 2004.
17
MOMENTO ATUAL Ausência de ídolos, pouca mídia e número pequeno de jogadores; Criação da NBB(liga nacional de basquetebol), para resolver problemas políticos entre CBB e federações estaduais; A NBB é a salvação, mas resultados internacionais são fundamentais.
18
MINIBASQUETEBOL Até 12 anos de idade, jogo praticado com regras adaptadas; Número de praticantes nas categorias menores em São Paulo; Massificação e/ou profissionalismo? Atualização constante dos profs. Que trabalham com estas categorias.
19
ÂNGELO DINIZ (CHINÊS) (19)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.