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GRUPO FIAT NO MUNDO ok Campinas, 10 novembro 2009.

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Apresentação em tema: "GRUPO FIAT NO MUNDO ok Campinas, 10 novembro 2009."— Transcrição da apresentação:

0 Projeto Veículo Elétrico
Palio Weekend Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Supervisor de Inovações do Produto Campinas, 10 novembro 2009

1 GRUPO FIAT NO MUNDO ok Campinas, 10 novembro 2009

2 GRUPO FIAT NO BRASIL MONTADORAS COMPONENTES SERVIÇOS FINANCEIROS
CULTURA Campinas, 10 novembro 2009 2

3 Palio Weekend Elétrico
São Paulo, 24 Setembro 2009 Campinas, 10 novembro 2009 1

4 União de empresas Itaipu KWO Fiat Campinas, 10 novembro 2009 2

5 Convênio Pesquisa e Desenvolvimento Gestores: Itaipu KWO Fiat
Fornecedor do Kit Elétrico: Mes Dea Engenharia de Instalação: ISVOR (Fiat) Aberto as empresas geradoras de energia Aberto às empresas interessadas na nacionalização de componentes Campinas, 10 novembro 2009 3

6 Objetivos: Desenvolver um automóvel elétrico no Brasil;
Incrementar as atividades de pesquisa; Incentivar o parque fabril brasileiro na nacionalização de componentes; Capacitar profissionais na produção e manutenção. Campinas, 10 novembro 2009 4

7 Empresas parceiras: Campinas, 10 novembro 2009 5

8 A Produção do Veículo Elétrico
Fiat: Produz um veículo específico para receber o kit elétrico Itaipu: Fornece o espaço e a estrutura para a instalação do Kit elétrico Mes-Dea: Fornece o kit (bateria e demais componentes) Isvor (Grupo Fiat): Executa a instalação do Kit no veículo em Itaipu Campinas, 10 novembro 2009 6

9 Unidade de Produção: Itaipu
Campinas, 10 novembro 2009 7

10 Componentes Específicos do Carro Elétrico
Quadro de Instrumentos Display de gerenciamento das cargas Molas suspensão Mola corretora de frenagem Bocal de alimentação Elétrica Semi-eixos Suportes diversos Kit elétrico (motor / bateria) Campinas, 10 novembro 2009 8

11 Testes na Engenharia Experimental
ELÉTRICOS FREIO SUSPENSÃO CRASH TÉRMICA ESTRUTURAL ELETRICIDADE IRRADIADA REPARTIÇÃO FREIO MOLAS FRONTAL ECE 12 REFRIGERAÇÃO MOTOR ELETRICO / BATERIA RESISTÊNCIA ESTRUTURAL CARROCERIA E COMPONENTES ELETRICIDADE RECEBIDA ABSORÇÃO CORRETOR FRENAGEM POSTERIOR ECE 34 ESPAÇO DE FRENAGEM SENSIBILIDADE PEDAL Campinas, 10 novembro 2009 9

12 Horas aplicadas no desenvolvimento
Total: 3100 Horas Campinas, 10 novembro 2009 10

13 Componentes do Kit Elétrico
Campinas, 10 novembro 2009 11

14 Inversor de Freqüência
É o cérebro do veículo. Recebe informações dos diversos sensores fazendo o controle da velocidade e do torque do motor através da variação da freqüência e tensão. Campinas, 10 novembro 2009 12

15 Motor Elétrico É refrigerado a água, o que permite uma redução de suas
dimensões e peso. Tipo: Indução Potencia: 15 Kw ( 21,8 cv ) Torque: 50 N.m Campinas, 10 novembro 2009 13

16 Motor Elétrico Peso: 41,5 Kg Alimentação: 85 V Rotação: 9000 rpm
Campinas, 10 novembro 2009 14

17 Redutor Acoplado diretamente ao motor elétrico, transmite através de
suas semi-árvores potência para as rodas. Peso: 15.8 Kg Relacão: 8.654:1 Campinas, 10 novembro 2009 15

18 Conversor DC / DC Converte a tensão da bateria, 250V para a tensão de 12V para alimentar os dispositivos eletrônicos do veículo. Campinas, 10 novembro 2009 16

19 Bomba de Vácuo Cria vácuo para o sistema de freio servoassistido, com o objetivo de dar maior conforto para o motorista quando ele aciona o pedal de freio. Campinas, 10 novembro 2009 17

20 Carregador de Bateria Converte a energia da rede elétrica (alternada) para contínua. A bateria pode ser carregada em uma tomada elétrica de de 110V ou 220V – 50 ou 60 Hz. Campinas, 10 novembro 2009 18

21 Carregador de Bateria Carregador de Bateria Peso: 7 Kg
Refrigeração: Ar Entrada: 110/220 V Saída: 3200 W Bocal de abastecimento Campinas, 10 novembro 2009 19

22 Bateria Principais componentes químicos são sais (cloreto de sódio e níquel). Possue alta densidade de energia e potência. Equipada com um sistema próprio de proteção e gerenciamento de energia. Praticamente 100% reciclável. Campinas, 10 novembro 2009 20

23 Bateria Peso: 165 Kg Potencia: 19,2 Kwh Tensão: 253 V
Corrente Máxima: 266 A Dimensões: Comprimento: 601 mm Altura: 292 mm Largura: 609 mm Campinas, 10 novembro 2009 21

24 Painel Gerenciamento de Cargas
Voltagem Carga disponível Temperatura Amperagem Marcha Campinas, 10 novembro 2009 22

25 Dados Técnicos Campinas, 10 novembro 2009 23 Motor Potência nominal
15 kw (20 cv) Torque nominal 50 Nm (5,1 kgm)   Alimentação Bateria Sódio-Níquel-Cloro Tensão 253 V Tempo de recarga 8 horas Câmbio Número de marchas Drive, Neutro e Ré Tração Dianteira Desempenho Velocidade máxima 100 km/h    0 a 60 km/h 9 s Autonomia 120 km Campinas, 10 novembro 2009 23

26 Cálculo do Consumo Carga Completa da Bateria : 19,2 Kwh
Kwh Média Brasil *: R$ 0,32 Autonomia de 120 Km R$ 0,05 Km rodado * Kwh Residencial Campinas, 10 novembro 2009 24

27 Comparativo de Consumo
Campinas, 10 novembro 2009 25

28 Frota Elétrica atual: 36 veículos
Objetivo do projeto até julho de 2010: 50 veículos. Em produção: Eletronorte, Boa Vista Energia, Light. Campinas, 10 novembro 2009 26

29 FILME Campinas, 10 novembro 2009 27

30 Muito obrigado! leonardo.cavaliere@fiat.com.br
Campinas, 10 novembro 2009 28


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