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PublicouMarcelo Couto Alterado mais de 10 anos atrás
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Projeto Veículo Elétrico
Palio Weekend Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Supervisor de Inovações do Produto Campinas, 10 novembro 2009
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GRUPO FIAT NO MUNDO ok Campinas, 10 novembro 2009
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GRUPO FIAT NO BRASIL MONTADORAS COMPONENTES SERVIÇOS FINANCEIROS
CULTURA Campinas, 10 novembro 2009 2
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Palio Weekend Elétrico
São Paulo, 24 Setembro 2009 Campinas, 10 novembro 2009 1
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União de empresas Itaipu KWO Fiat Campinas, 10 novembro 2009 2
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Convênio Pesquisa e Desenvolvimento Gestores: Itaipu KWO Fiat
Fornecedor do Kit Elétrico: Mes Dea Engenharia de Instalação: ISVOR (Fiat) Aberto as empresas geradoras de energia Aberto às empresas interessadas na nacionalização de componentes Campinas, 10 novembro 2009 3
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Objetivos: Desenvolver um automóvel elétrico no Brasil;
Incrementar as atividades de pesquisa; Incentivar o parque fabril brasileiro na nacionalização de componentes; Capacitar profissionais na produção e manutenção. Campinas, 10 novembro 2009 4
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Empresas parceiras: Campinas, 10 novembro 2009 5
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A Produção do Veículo Elétrico
Fiat: Produz um veículo específico para receber o kit elétrico Itaipu: Fornece o espaço e a estrutura para a instalação do Kit elétrico Mes-Dea: Fornece o kit (bateria e demais componentes) Isvor (Grupo Fiat): Executa a instalação do Kit no veículo em Itaipu Campinas, 10 novembro 2009 6
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Unidade de Produção: Itaipu
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Componentes Específicos do Carro Elétrico
Quadro de Instrumentos Display de gerenciamento das cargas Molas suspensão Mola corretora de frenagem Bocal de alimentação Elétrica Semi-eixos Suportes diversos Kit elétrico (motor / bateria) Campinas, 10 novembro 2009 8
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Testes na Engenharia Experimental
ELÉTRICOS FREIO SUSPENSÃO CRASH TÉRMICA ESTRUTURAL ELETRICIDADE IRRADIADA REPARTIÇÃO FREIO MOLAS FRONTAL ECE 12 REFRIGERAÇÃO MOTOR ELETRICO / BATERIA RESISTÊNCIA ESTRUTURAL CARROCERIA E COMPONENTES ELETRICIDADE RECEBIDA ABSORÇÃO CORRETOR FRENAGEM POSTERIOR ECE 34 ESPAÇO DE FRENAGEM SENSIBILIDADE PEDAL Campinas, 10 novembro 2009 9
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Horas aplicadas no desenvolvimento
Total: 3100 Horas Campinas, 10 novembro 2009 10
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Componentes do Kit Elétrico
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Inversor de Freqüência
É o cérebro do veículo. Recebe informações dos diversos sensores fazendo o controle da velocidade e do torque do motor através da variação da freqüência e tensão. Campinas, 10 novembro 2009 12
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Motor Elétrico É refrigerado a água, o que permite uma redução de suas
dimensões e peso. Tipo: Indução Potencia: 15 Kw ( 21,8 cv ) Torque: 50 N.m Campinas, 10 novembro 2009 13
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Motor Elétrico Peso: 41,5 Kg Alimentação: 85 V Rotação: 9000 rpm
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Redutor Acoplado diretamente ao motor elétrico, transmite através de
suas semi-árvores potência para as rodas. Peso: 15.8 Kg Relacão: 8.654:1 Campinas, 10 novembro 2009 15
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Conversor DC / DC Converte a tensão da bateria, 250V para a tensão de 12V para alimentar os dispositivos eletrônicos do veículo. Campinas, 10 novembro 2009 16
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Bomba de Vácuo Cria vácuo para o sistema de freio servoassistido, com o objetivo de dar maior conforto para o motorista quando ele aciona o pedal de freio. Campinas, 10 novembro 2009 17
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Carregador de Bateria Converte a energia da rede elétrica (alternada) para contínua. A bateria pode ser carregada em uma tomada elétrica de de 110V ou 220V – 50 ou 60 Hz. Campinas, 10 novembro 2009 18
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Carregador de Bateria Carregador de Bateria Peso: 7 Kg
Refrigeração: Ar Entrada: 110/220 V Saída: 3200 W Bocal de abastecimento Campinas, 10 novembro 2009 19
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Bateria Principais componentes químicos são sais (cloreto de sódio e níquel). Possue alta densidade de energia e potência. Equipada com um sistema próprio de proteção e gerenciamento de energia. Praticamente 100% reciclável. Campinas, 10 novembro 2009 20
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Bateria Peso: 165 Kg Potencia: 19,2 Kwh Tensão: 253 V
Corrente Máxima: 266 A Dimensões: Comprimento: 601 mm Altura: 292 mm Largura: 609 mm Campinas, 10 novembro 2009 21
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Painel Gerenciamento de Cargas
Voltagem Carga disponível Temperatura Amperagem Marcha Campinas, 10 novembro 2009 22
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Dados Técnicos Campinas, 10 novembro 2009 23 Motor Potência nominal
15 kw (20 cv) Torque nominal 50 Nm (5,1 kgm) Alimentação Bateria Sódio-Níquel-Cloro Tensão 253 V Tempo de recarga 8 horas Câmbio Número de marchas Drive, Neutro e Ré Tração Dianteira Desempenho Velocidade máxima 100 km/h 0 a 60 km/h 9 s Autonomia 120 km Campinas, 10 novembro 2009 23
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Cálculo do Consumo Carga Completa da Bateria : 19,2 Kwh
Kwh Média Brasil *: R$ 0,32 Autonomia de 120 Km R$ 0,05 Km rodado * Kwh Residencial Campinas, 10 novembro 2009 24
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Comparativo de Consumo
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Frota Elétrica atual: 36 veículos
Objetivo do projeto até julho de 2010: 50 veículos. Em produção: Eletronorte, Boa Vista Energia, Light. Campinas, 10 novembro 2009 26
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FILME Campinas, 10 novembro 2009 27
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Muito obrigado! leonardo.cavaliere@fiat.com.br
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