A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Veículo Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Palio Weekend Elétrico Supervisor de Inovações do Produto Campinas, 10 novembro 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Veículo Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Palio Weekend Elétrico Supervisor de Inovações do Produto Campinas, 10 novembro 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Veículo Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Palio Weekend Elétrico Supervisor de Inovações do Produto Campinas, 10 novembro 2009

2 GRUPO FIAT NO MUNDO Campinas, 10 novembro 2009

3 CULTURA SERVIÇOS SERVIÇOS FINANCEIROS COMPONENTES MONTADORAS GRUPO FIAT NO BRASIL Campinas, 10 novembro 2009

4 1 São Paulo, 24 Setembro 2009 Palio Weekend Elétrico Campinas, 10 novembro 2009

5 União de empresas Itaipu KWO Fiat 2Campinas, 10 novembro 2009

6 Convênio Pesquisa e Desenvolvimento Gestores: Itaipu KWO Fiat Fornecedor do Kit Elétrico: Mes Dea Engenharia de Instalação: ISVOR (Fiat) Aberto as empresas geradoras de energia Aberto às empresas interessadas na nacionalização de componentes 3Campinas, 10 novembro 2009

7 Objetivos: Desenvolver um automóvel elétrico no Brasil; Incrementar as atividades de pesquisa; Incentivar o parque fabril brasileiro na nacionalização de componentes; Capacitar profissionais na produção e manutenção. 4Campinas, 10 novembro 2009

8 Empresas parceiras: 5Campinas, 10 novembro 2009

9 A Produção do Veículo Elétrico Fiat: Produz um veículo específico para receber o kit elétrico Itaipu: Fornece o espaço e a estrutura para a instalação do Kit elétrico Mes-Dea: Fornece o kit (bateria e demais componentes) Isvor (Grupo Fiat): Executa a instalação do Kit no veículo em Itaipu 6Campinas, 10 novembro 2009

10 Unidade de Produção: Itaipu 7Campinas, 10 novembro 2009

11 Quadro de Instrumentos Display de gerenciamento das cargas Molas suspensão Mola corretora de frenagem Bocal de alimentação Elétrica Semi-eixos Suportes diversos Kit elétrico (motor / bateria) Componentes Específicos do Carro Elétrico 8Campinas, 10 novembro 2009

12 ELÉTRICOS ELETRICIDADE IRRADIADA ELETRICIDADE RECEBIDA FREIO REPARTIÇÃO FREIO ABSORÇÃO ESPAÇO DE FRENAGEM SENSIBILIDA DE PEDAL SUSPENSÃO MOLAS CRASH FRONTAL ECE 12 POSTERIOR ECE 34 REFRIGERAÇÃO MOTOR ELETRICO / BATERIA ESTRUTURAL RESISTÊNCIA ESTRUTURAL CARROCERIA E COMPONENTES TÉRMICA Testes na Engenharia Experimental CORRETOR FRENAGEM 9Campinas, 10 novembro 2009

13 Horas aplicadas no desenvolvimento 10 Total: 3100 Horas Campinas, 10 novembro 2009

14 Componentes do Kit Elétrico 11Campinas, 10 novembro 2009

15 Inversor de Freqüência É o cérebro do veículo. Recebe informações dos diversos sensores fazendo o controle da velocidade e do torque do motor através da variação da freqüência e tensão. 12Campinas, 10 novembro 2009

16 Motor Elétrico É refrigerado a água, o que permite uma redução de suas dimensões e peso. Tipo: Indução Potencia: 15 Kw ( 21,8 cv ) Torque: 50 N.m 13Campinas, 10 novembro 2009

17 Motor Elétrico Peso: 41,5 Kg Alimentação: 85 V Rotação: 9000 rpm 14Campinas, 10 novembro 2009

18 Peso: 15.8 Kg Relacão: 8.654:1 Redutor Acoplado diretamente ao motor elétrico, transmite através de suas semi-árvores potência para as rodas. 15Campinas, 10 novembro 2009

19 Conversor DC / DC Converte a tensão da bateria, 250V para a tensão de 12V para alimentar os dispositivos eletrônicos do veículo. 16Campinas, 10 novembro 2009

20 Bomba de Vácuo Cria vácuo para o sistema de freio servoassistido, com o objetivo de dar maior conforto para o motorista quando ele aciona o pedal de freio. 17Campinas, 10 novembro 2009

21 Carregador de Bateria Converte a energia da rede elétrica (alternada) para contínua. A bateria pode ser carregada em uma tomada elétrica de de 110V ou 220V – 50 ou 60 Hz. 18Campinas, 10 novembro 2009

22 Carregador de Bateria Peso: 7 Kg Refrigeração: Ar Entrada: 110/220 V Saída: 3200 W Bocal de abastecimento 19Campinas, 10 novembro 2009

23 Bateria Principais componentes químicos são sais (cloreto de sódio e níquel). Possue alta densidade de energia e potência. Equipada com um sistema próprio de proteção e gerenciamento de energia. Praticamente 100% reciclável. 20Campinas, 10 novembro 2009

24 Peso: 165 Kg Potencia: 19,2 Kwh Tensão: 253 V Corrente Máxima: 266 A Bateria Dimensões: Comprimento: 601 mm Altura: 292 mm Largura: 609 mm 21Campinas, 10 novembro 2009

25 Painel Gerenciamento de Cargas Carga disponível Voltagem Temperatura Amperagem Marcha 22Campinas, 10 novembro 2009

26 Dados Técnicos Motor Potência nominal15 kw (20 cv) Torque nominal50 Nm (5,1 kgm) Alimentação BateriaSódio-Níquel-Cloro Tensão253 V Tempo de recarga8 horas Câmbio Número de marchasDrive, Neutro e Ré TraçãoDianteira Desempenho Velocidade máxima100 km/h 0 a 60 km/h9 s Autonomia120 km 23Campinas, 10 novembro 2009

27 Cálculo do Consumo Carga Completa da Bateria : 19,2 Kwh Kwh Média Brasil *: R$ 0,32 Autonomia de 120 Km R$ 0,05 Km rodado * Kwh Residencial 24Campinas, 10 novembro 2009

28 Comparativo de Consumo 25Campinas, 10 novembro 2009

29 Frota Elétrica atual: 36 veículos Objetivo do projeto até julho de 2010: 50 veículos. Em produção: Eletronorte, Boa Vista Energia, Light. 26Campinas, 10 novembro 2009

30 FILME 27Campinas, 10 novembro 2009

31 Muito obrigado! 28Campinas, 10 novembro 2009


Carregar ppt "Projeto Veículo Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Palio Weekend Elétrico Supervisor de Inovações do Produto Campinas, 10 novembro 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google