A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Atividades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Atividades"— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Atividades
Profª Lucélia Oliveira

2 Diagrama de Atividades
É o diagrama com maior ênfase ao nível de algoritmo da UML e provavelmente um dos mais detalhistas. Apresenta muitas semelhanças com os antigos fluxogramas. Este diagrama preocupa-se em descrever os passos a serem percorridos para a conclusão de um método ou algoritmo específico e não um processo completo como é o diagrama de seqüência.

3 Estado Inicial É um estado abstrato cuja função é somente determinar o início de um Diagrama de Atividades, ou seja, o momento a partir do qual os processos serão analisados. O Estado Inicial é representado por um círculo preenchido, a partir do qual é gerada uma Transição que determina o início do processo. Exemplo de Estado Inicial

4 Estado Final Também é um estado abstrato cuja função é indicar o final do Diagrama de Atividades. O Estado Final é representado por um círculo não preenchido envolvendo um segundo círculo preenchido. Exemplo de Estado Final

5 Estado de Ação Representa a realização de uma ação dentro de um fluxo de controle. Estado de Ação

6 Estado de Ação Uma atividade costuma possuir diversos Estados de Ação.
Um Estado de Ação pode conter tanto uma descrição da ação que está sendo realizada, como a ação propriamente dita, expressa através de uma fórmula, em pseudo-código ou mesmo em código escrito em uma linguagem de programação.

7 Ponto de Decisão Representa um ponto do fluxo de controle onde deve ser realizado um teste, uma tomada de decisão. As transições geradas por um Ponto de Decisão necessitam ser providas de uma Condição de Guarda(texto entre colchetes) para determinar qual a condição do teste.

8 Ponto de Decisão Ponto de Decisão

9 Exemplo de Diagrama de Atividades

10 Concorrência Dinâmica
Informa a ocorrência de um laço onde um mesmo Estado de ação pode se repetir diversas vezes. Para não ter que repetir o mesmo Estado de Ação várias vezes, coloca-se o símbolo de multiplicidade (*) ao final da descrição do Estado de Ação.

11 Concorrência Dinâmica

12 Fluxo de Objetos Representa o estado dos objetos envolvidos na atividade descrita pelo diagrama. É representado por uma reta tracejada contendo uma seta que atinge o quadrado representando um objeto, contendo um texto descrevendo o nome do objeto e a classe a qual ele pertence.

13 Fluxo de Objetos

14 Recebimento de Sinal Representa o recebimento de um sinal de um dispositivo externo, normalmente um item de hardware.

15 Exemplo de Envio e Recebimento de Sinal

16 Raias de Natação São uma extensão do Diagrama de Atividades, onde procura-se identificar os diversos setores, departamentos ou mesmo os atores que interagem com um processo. As Raias de Natação são formadas por retângulos representando divisões que identificam as zonas de influência de um determinado setor sobre um determinado processo.

17 Exemplo do Uso de Raias de Natação
Diagrama de Atividades referente às etapas de publicação de Livro por um autor


Carregar ppt "Diagrama de Atividades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google