A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Répteis Características. Grupo: 5 Integrantes: Bruno, Lucas Dhein, Ricardo e Yuri. Turma: 201 Comp. Curricular: Biologia Professor: Marcelo Corrêa Data:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Répteis Características. Grupo: 5 Integrantes: Bruno, Lucas Dhein, Ricardo e Yuri. Turma: 201 Comp. Curricular: Biologia Professor: Marcelo Corrêa Data:"— Transcrição da apresentação:

1 Répteis Características

2 Grupo: 5 Integrantes: Bruno, Lucas Dhein, Ricardo e Yuri. Turma: 201 Comp. Curricular: Biologia Professor: Marcelo Corrêa Data: 4/11/14

3 Introdução Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos. A Terra já abrigou formas gigantescas de répteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais de porte relativamente menor, como os jacarés, tartarugas, cobras e lagartos.

4 Pele Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar, com sucesso e definitivamente, o ambiente terrestre. Isto porque desenvolveram algumas características adaptativas, tais como: pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas tartarugas), formando uma carapaça que protege o animal contra a desidratação.

5 Respiração A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória.

6 Alimentação e digestão Em sua maioria, os répteis são animais carnívoros; algumas espécies são herbívoras e outras são onívoras. Eles possuem sistema digestório completo e o intestino grosso termina na cloaca.

7 Excreção Acontece com a menor perda de líquido possível. A excreção acontece pela cloaca, onde a urina sai junto às fezes numa consistência pastosa.

8 Sistema nervoso Os hemisférios cerebrais são maiores que os dos anfíbios e totalmente separados. Esse aumento de tamanho esta associado a um melhor sistema olfativo. O lóbulo óptico e o cerebelo também são maiores, o que reflete numa maior precisão visual e uma coordenação mais refinada das funções musculares.

9 Fecundação O sistema reprodutor dos répteis foi um importante fator de adaptação desses animais ao ambiente terrestre. Os répteis fazem a fecundação interna: o macho introduz os espermatozóides no corpo da fêmea. A maioria é ovípara, ou seja, a fêmea põe ovos, de onde saem os filhotes. Esses ovos têm casca rígida e consistente como couro. Os ovos se desenvolvem em ambiente de baixa umidade.

10 Curiosidades No Brasil, existe um valoroso trabalho de preservação de uma espécie réptil que quase entrou em extinção. Numa parceria com o Ibama, a Fundação Pró- Tamar realiza o monitoramento de mil quilômetros de praia, acompanhando a reprodução desde o nascimento até o desenvolvimento das tartarugas marinhas. O Projeto Tamar é reconhecido no mundo todo como um exemplo de trabalho voltado para a preservação das tartarugas marinhas. Os répteis podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica em função das baixas temperaturas.

11 Imagens

12 Bibliografia s.phphttp://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Reptei s.php /sistema-nervoso-e-orgaos-dos-sentidos-dos-repteishttp://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/23765 /sistema-nervoso-e-orgaos-dos-sentidos-dos-repteis

13 Agradecimentos Agradecemos ao Prof. Marcelo, vulgo Marcelão, que nos passa conhecimento em todas oportunidades de estar conosco. Agradecemos a rede CNEC ao nos oportunizar um sistema de ensino consolidado e agregador em nossas vidas. E um beijo a todos habitantes da face da terra !!


Carregar ppt "Répteis Características. Grupo: 5 Integrantes: Bruno, Lucas Dhein, Ricardo e Yuri. Turma: 201 Comp. Curricular: Biologia Professor: Marcelo Corrêa Data:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google