A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

‘ Clarice Lispector é uma das escritoras nacionais mais estudadas pelo meio acadêmico e bastante conhecida dos leitores. O que poucas vezes é comentado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "‘ Clarice Lispector é uma das escritoras nacionais mais estudadas pelo meio acadêmico e bastante conhecida dos leitores. O que poucas vezes é comentado."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Clarice Lispector é uma das escritoras nacionais mais estudadas pelo meio acadêmico e bastante conhecida dos leitores. O que poucas vezes é comentado é que sua obra se estende ao universo infantil mantendo a mesma excelência que a consagrou. Toda identidade de Clarice, suas tramas, seu universo lírico e pessoal, o retrato das contradições humanas, o jogo de clarezas e dúvidas estão também presentes em sua literatura infantil dialogando de forma simples e eficiente com a percepção do mundo própria das crianças. O projeto propõe a transcrição para o teatro de um de seus livros: A Vida Íntima de Laura. Laura é uma galinha. Uma galinha simples, comum, mas que através de sua vida íntima, de seus “pensamentozinhos” e “sentimentozinhos” nos revela um mundo cheio de sutilezas e surpresas. Dessa forma, nos propomos a revelar essa faceta pouco conhecida da autora e incentivar o público infantil, sem esquecer dos adultos, a conhecerem mais sua obra e desvendar as surpresas de suas vidas íntimas. Clarice, Laura e nós, apostamos que o público irá se deliciar com essas descobertas.

4 Quatro atores de uma companhia de teatro musical se apresentam para o público dizendo que vão contar a história de uma galinha chamada Laura. Laura é uma galinha comum, parecida com todas as outras, meio esquisita e muito vaidosa, enfim, uma galinha como outra qualquer. É “a vida íntima de Laura” que a diferencia das outras galinhas. Casada com Luís, um galo muito gabola, Laura, na sua simplicidade é muito feliz, pois apesar de ser chamada de “burrinha” pelas outras galinhas do terreiro, no fundo sabe que tem em seu coração muita sabedoria; pois é única que não ignora a Carijó, que por ser de outra raça é desprezada pelas companheiras, representada por Fran, uma franga preconceituosa e retrógada que se acha muito esperta e moderna. Embora seja a figura central da história, Laura não é uma heroína; mas tem uma aptidão especial, a de botar ovos e de gostar de viver uma vida simples, afinal; “se em um instante se nasce, e se morre em um instante, um instante é o bastante para vida inteira”.

5 Bianca Rinaldi Atriz de teatro e televisão. Protagonizou “Pícara Sonhadora” e “A Pequena Travessa”, no SBT; e “A Escrava Isaura” na tv Record. Em teatro: “Tudo de Mim”, “Jeitinho Brasileiro”, “As Meninas”. Recebeu da crítica especializada o PRÊMIO DE ATRIZ REVELAÇÃO; por seu desempenho na novela “Pícara Sonhadora”. Carol Badra Formada em Artes Cênicas pela UNICAMP em É uma das fundadoras do grupo Os Fofos Encenam que leva no repertório "Deus Sabia de Tudo e não Fez Nada", de Newton Moreno e "A Mulher do Trem", direção de Fernando Neves. Atuou em "Miss Brasil 2000", direção de Abílio Tavares, pelo qual foi indicada ao Prêmio Pananco de Teatro Jovem/99 como Melhor Atriz. Eduardo Silva Com 24 anos de carreira trabalhou em diversas novelas, entre elas: Meu Pé de Laranja Lima, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Éramos Seis. Na Tv Cultura participou do seriado infantil: Castelo Rá-TimBum. Já recebeu 25 indicações a prêmios, dos quais ganhou 19. Marcelo Góes Formado pela escola de teatro Célia Helena. Atuou em diversos espetáculos teatrais, entre eles: “Aqueles 2” – direção de GPetean, “Cazas de Cazuza” direção de Rodrigo Pitta. Atualmente grava a série da Rede Globo “Carandiru” de Hector Babenco.

6 Clarice Lispector é uma das mais importantes escritoras que já viveu no Brasil. Nascida em Tchetchelnik, uma pequena cidade da Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, veio com a família para o Brasil quando ainda era bebê. Viveu inicialmente no Recife, Pernambuco e ainda criança já escrevia suas histórias – todas, por sinal, recusadas pelo Diário de Pernambuco, porque, ao contrário das histórias das outras crianças, as de Clarice não tinham enredo e fatos, mas eram recheadas de sensações. Na vida adulta, já casada e com 2 filhos, Clarice Lispector começou a trabalhar como jornalista no Rio de Janeiro e publicou seus primeiros contos. A partir desse momento não parou mais de publicar seus trabalhos. Ao todo, sua obra conta com 26 títulos publicados, traduzidos inclusive, para outros idiomas devido ao grande sucesso. Em sua carreia, Clarice nunca abandonou a literatura infantil, resgatando, através dela, as sensações e sentimentos expressos nas suas primeiras incursões literárias em sua infância em Pernambuco. Seus livros infantis são: “O Mistério do Coelho Pensante”, “A Vida Íntima de Laura”, “A Mulher que Matou os Peixes”, “Quase Verdade”, “Como Nascem as Estrelas”. Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.

7 Bianca Rinaldi Carol Badra Eduardo Silva Macelo Góes Clarice Lispector GPetean Pedro Paulo Bogossian Sidnei Caria Carmine D’amore Fernando Neves Petean e Darosa Produções Artísticas GPetean

8

9

10

11

12 Dimensões do palco (mínimo) 8,00 m de frente X 10,00 m de profundidade Obs.: Palco com cortina Necessidades Cenográficas Caixa Preta Piso preto Tempo de montagem: 3 horas Tempo de desmontagem: 1 hora Necessidades básicas de Iluminação Contratante fornece 3 técnicos para montagem Tempo de montagem: 48 horas Gelatinas: Âmbar/Azul/ Roxo/Vermelho/ Verde/ Rosa/ Amarelo Obs 1: Planta em anexo Obs 2: A produção do espetáculo fornece Operador de luz Necessidades básicas de som 1 PA Monitores para o palco 4 microfones de lapela ou Head 7 Baterias dos microfones ou pilhas 01 microfone de mão Aparelho de Cd player Equalizador gráfico Raqui de efeitos Obs: Técnico de som para acompanhar a montagem e a apresentação do espetáculo Trilha Sonora Gravada em CD e cantada ao vivo pelos atores Camarim 01 camarim feminino 01 camarim masculino Obs: Água e frutas Transporte 01 Van para equipe técnica e cenário e figurino 01 Van ou carro para o elenco Hospedagem 04 quartos duplos Alimentação 8 pessoas (Café / Almoço / Jantar) Duração do Espetáculo 55 minutos **** Equipe técnica: Chega no dia marcado para a montagem. **** Elenco: Pode chegar no dia da apresentação dependendo da distância do lugar de apresentação.

13

14 Contatos Petean & Darosa (011) ou Rua Caio Prado, 340 ap. 151 Bl. D São Paulo – SP Cep :


Carregar ppt "‘ Clarice Lispector é uma das escritoras nacionais mais estudadas pelo meio acadêmico e bastante conhecida dos leitores. O que poucas vezes é comentado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google