A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Dr Martinho Marques Trabalho de Literatura Professoras:Marilza Nunes Nascimento e Sirlei Rodriguês Taquarussu-MS 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Dr Martinho Marques Trabalho de Literatura Professoras:Marilza Nunes Nascimento e Sirlei Rodriguês Taquarussu-MS 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Dr Martinho Marques Trabalho de Literatura Professoras:Marilza Nunes Nascimento e Sirlei Rodriguês Taquarussu-MS 2010

2 Bernardo Soares

3 Bernardo Soares é um tipo particular dentre os heterônimos do poeta e escritor português Fernando Pessoa.

4 É o autor do Livro do Desassossego, escrito em forma de fragmentos. Apesar de fragmentário, o livro é considerado uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século XX, ao encenar na linguagem categorias várias que vão desde o pragmatismo da condição humana até o absurdo da própria literatura.

5 Bernardo Soares é, dentro da ficção de seu próprio livro, um simples ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. É considerado um semi-heterônimo porque, como seu próprio criador explica "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afectividade."

6 , Por essa razão, diversos fragmentos do livro são investigações íntimas das sensações provocadas pelo anonimato, pela cotidianeidade da vida comum e todo o "universo" da baixa de Lisboa.

7 O fato de Fernando Pessoa considerar (em cartas e anotaçoes pessoais) Bernardo Soares um semi-heterônimo faz pensar na maior proximidade de temperamento entre Pessoa e Soares.

8 A crítica especializada tem procurado demonstrar que é exatamente esse jogo de máscaras operado por Bernardo Soares, entre a heteronimia e a semi- heteronimia, o que permite pensar como ainda mais relativo o estatuto de ortônimo que Fernando Pessoa confere a si mesmo quando escreve em nome de sua própria personalidade literária.

9 Nesse sentido, para alguns, o jogo heteronímico ganha em complexidade e Pessoa logra o êxito da construção de si mesmo como o mais instigante mito literário português na Modernidade.

10 O amor é assim <

11 amor é assim, é feito instantes, de brilho Inteiro, eterno, ou em pedaços de felicidade Por vezes é sol é lua, ou tempestade na desilusão. O amor é assim, pecador, adorável, insano, fica preso ao olhar, é sem sentido, sem distancia Sem tempo, com todo o tempo, cúmplice da culpa

12 O amor é assim, quando feito de ilusão, fiel mentiroso... Atravessa sonhos frágeis,mares sem ruas,numa dança Sem rumo de uma paixão,

13 O amor é assim,faz a alegria do seu sorrir Ou te espia no teu morrer, para velo chorar...

14 O amor é assim,vida na embriaguez de uma saudade... dos desencontros do coração é o caminho da areia de pegadas eternas na alma.

15 É o céu de estrelas infinitas,é disparo acelerante do coração. De uma partida ou de uma chegada.

16 É um segredo rabiscado em palavras,é verso,é metade. O amor é assim, alegria de um beijo, suspiro desejo...

17 É riso,lagrima,cheiro,gosto,é realidade em fantasias... Mas ele sabe, a dor que engole ou deixa no silencio...

18 interminável de uma espera ou no adeus. Quando vai embora Sandra Mello- Flor

19 O amor é...

20 O amor é feito de magia. As vezes com felicidades. As vezes com desilução.

21 O amor é uma coisa boa com pecado, basta um toque,um olhar

22 O amor deixa a gente bobo sem ter o que falar, desiludido de tanto chorar

23 O amor é um sentimento que foge de qualquer explicação O amor é alegria de um beijo,sussurro,desejo.

24 Mas é também o desespero de não ser correspondido.

25 O amor é uma caixinha de surpresa só abrindo para descobrir. E todos nós somos vitímas desse sentimento chamado amor

26 Trabalho realizado pela Alunas: Viviane,Mariane 3º Ensino Médio B


Carregar ppt "Escola Estadual Dr Martinho Marques Trabalho de Literatura Professoras:Marilza Nunes Nascimento e Sirlei Rodriguês Taquarussu-MS 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google