A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sarzedo Bairro: São Joaquim. Bairro São Joaquim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sarzedo Bairro: São Joaquim. Bairro São Joaquim."— Transcrição da apresentação:

1 Sarzedo Bairro: São Joaquim

2

3 Bairro São Joaquim

4 Dutovia - BR Largura da faixa da dutovia é de 25,00M

5 Dutovia

6 Escola Municipal

7 Campo e o córrego

8 VALORES TERRITORIAIS

9 PARÂMETROS URBANÍSTICOS

10 Tipos de Traçado do Bairro São Joaquim O Traçado do bairro São Joaquim é dividido em alguns tipos diferentes com o objetivo de conseguir o melhor aproveitamento possível da área.

11 Radiocêntrico Vias concêntricas cortadas por vias radiais

12 Ortogonal ou Retilíneo Rua se cruzam em ângulo reto formando quadras retangulares ou quadradas

13 Misto Ortogonal Radial Sistema ortogonal sobreposto diagonalmente por outro.

14 PARCELAMENTO DO SOLO Art. 80. O parcelamento do solo urbano pode ser feito por meio de loteamento ou desmembramento e é regido pelo estabelecido nesta Lei, em complemento à Lei Federal 6.766/79, Lei Federal 9.875/99, com a Lei Federal /01, denominada Estatuto da Cidade, em conformidade com a Lei Orgânica vigente, e ainda de conformidade com as disposições da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Urbano – SEDRU/MG.

15 DADOS DEMOGRÁFICOS DA POPULAÇÃO DE SARZEDO Segundo o Censo do IBGE, em 2000, Sarzedo tinha habitantes nas áreas urbanas e rural. Estimativas do Ministério da Saúde projetam a população da cidade para habitantes em 2006.Entre 1997 e 2006 o crescimento da população do município foi de aproximadamente 80%

16

17

18 ZONA RURAL A zona rural do município ocupa aproximadamente 2/3 da área territorial, sendo formada por importantes comunidades denominadas (Capão do Bálsamo, Serra da Boa Esperança, Vila da Serra, Engenho Seco e Lambari dentre outras. São aproximadamente 250 propriedades de pequeno e médio porte que exploram a agricultura familiar, com destaque para a Horticultura, importante fonte de emprego e renda do município.

19 SÍTIO URBANO A sede municipal caracteriza-se por colinas suaves, com topos arredondados e declividades baixas, a mancha urbana apresenta-se descontínua, sendo que o centro possui a maior parte do comércio, onde estão situados a Prefeitura Municipal, a Estação Ferroviária, o Hospital Franklin Landi, a Igreja Matriz Santa Rosa de Lima

20 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA MINERAÇÃO Esse segmento constitui-se em uma das principais atividades econômicas do Município, onde a “Itaminas Comércio e Minérios S. A.”, explorou o minério de ferro nas minas do “Engenho Seco e Jangada” há mais de cinco décadas, sempre utilizando a cidade de Sarzedo como principal referência para o embarque do minério, através de ramal da linha férrea que viabiliza a ligação direta com os portos de Sepetiba e Tubarão.Atualmente a empresa “Minerações Brasileiras Reunidos S. A. – MBR”, é a responsável pela extração de minério de ferro nas minas localizadas em Sarzedo, tendo incrementado consideravelmente a produção, o que viabilizou a geração de postos de trabalho diretos, e indiretos com contratação de moradores da cidade, de empresas para prestação de serviços na área de transportes e segmentos necessários a exploração e beneficiamento de minério, gerando contratação num período de 02 anos, de aproximadamente 250 pessoas.

21 Agricultura A horticultura, importante atividade agrícola do Município, foi introduzida na região por imigrantes italianos e portugueses no início do século XX. Posteriormente os japoneses introduziram conceitos tecnológicos, tipos de cultura e técnicas mais eficientes. Estes imigrantes atraídos por outros centros produtores, com melhores ofertas do mercado consumidor, foram pouco a pouco abandonando a região, porém a cultura implantada permanece até hoje e durante muito tempo foi a principal atividade econômica da região. Atualmente o Município faz parte do “Cinturão Verde” da Região Metropolitana de Belo Horizonte, constituindo-se em um importante fornecedor de hortaliças de folhas dentre outros produtos, para a CEASA e hipermercados da grande BH. Os 250 produtores rurais do Município, 80% se enquadram na produção familiar. Desse total, 150 são assistidos pela EMATER-MG, através de convênio com a Administração Municipal. As principais áreas de cultivo se localizam nas comunidade do Lambarí, Vila da Serra, Capão do Bálsamo, Engenho Seco, Bom Jardim (na divisa com o distrito de Bom Jardim)

22 Industria Uma importante ação para o desenvolvimento da indústria na região, atividade necessária para fomentar a geração de empregos e renda no Município, foi a implantação por parte do município do Distrito Industrial Benjamim Ferreira Guimarães e a criação de um acesso direto a Rodovia Fernão Dias (BR – 381), integrando a cidade de Sarzedo ao principal corredor de desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.Atualmente 25 empresas estão funcionando ou em fase de construção, existindo terrenos suficientes para implantação de 20 (vinte) outras empresas de pequeno e médio porte. A projeção do potencial de geração de empregos para o parque industrial após a ocupação total da planta, é de postos de trabalho diretos, dependendo das atividades a serem instaladas.Fora do Distrito Industrial também existem importantes empresas, quando destacamos a “Lonax – Indústria Brasileira de Lonas Ltda” e as empresas relacionadas a atividade mineradora como a Itaminas Comércio e Minérios

23 Comercio e prestação de serviços O comércio Sarzedense, voltado principalmente para o atendimento local, apoia-se no ramo varejista, quando predominam estabelecimentos de pequeno e médio porte, que comercializam alimentos, armarinhos, material de construção, remédios e diversos gêneros para atendimento a comunidade e sitiantes que freqüentam a região. Nos últimos anos, após a emancipação e com o aumento da população, este setor apresentou um desenvolvimento, considerável, transformando-se em uma importante geradora de empregos para os moradores da cidade.

24 Comercio e prestação de serviços Deve-se ressaltar o grande desenvolvimento do setor de “prestação de serviços” que já é suficiente para atender as demandas locais, constituindo - se em importante setor de fomento a economia através de recolhimento de ISSQN e geração de postos de trabalho. Atualmente são mais de 290 (duzentos e noventa) empresas, comércios e prestadores de serviço que atuam na cidade, gerando divisas e empregos para a comunidade local, sendo que recentemente foi criada por parte dos empresários locais a “ACIAPS” – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Prestadores de Serviços de Sarzedo.

25 Infraestrutura Em 2006, conforme dados da Secretaria Municipal de Obras Públicas, aproximadamente, 77,3% das vias urbanas estão pavimentadas; 87,1% dos domicílios urbanos estão abastecidos de energia elétrica; 67,5% dos domicílios possuem rede coletora de esgoto sanitário, 100% dos domicílios têm o lixo coletado e 81,2% da população possui água potável da Copasa.

26 Ferrovia

27 Fotos Históricas Hospital Casa da Cultura

28 Fotos Históricas Igreja do Engenho Igreja santa Rosa de Lima


Carregar ppt "Sarzedo Bairro: São Joaquim. Bairro São Joaquim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google