A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1T15 – O Pentateuco III Levítico/Números/Deuteronômio Textos bíblicos – Os salmos exaltam a qualidade da Lei do Senhor Texto áureo – “Os preceitos do Senhor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1T15 – O Pentateuco III Levítico/Números/Deuteronômio Textos bíblicos – Os salmos exaltam a qualidade da Lei do Senhor Texto áureo – “Os preceitos do Senhor."— Transcrição da apresentação:

1 1T15 – O Pentateuco III Levítico/Números/Deuteronômio Textos bíblicos – Os salmos exaltam a qualidade da Lei do Senhor Texto áureo – “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.” Salmo 19.8

2 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei” Sim, porque estaremos diante de alguns eventos que nossa compreensão humana e limitada pode não alcançar e que poderão ser motivo de dúvida para o crente. Quando neste 1T15 estaremos estudando os três últimos livros do Pentateuco: Levítico, Números, Deuteronômio, devemos ter sempre em mente, o último texto bíblico que expusemos na lição Nº 1 quando a encerramos com a citação de Deuteronômio 29.29: Introdução I

3 Por isso, faremos uma introdução geral na Lição 01, veremos da importância desses livros para os salmistas na Lição 02, hoje, e depois passaremos em uma lição por Gênesis e em outra por Êxodo, e aí sim entraremos no tema do trimestre com três lições para cada um dos livros. Introdução II Isto porque estes livros irão nos trazer imagens fantásticas e miraculosas do poder de Deus operando em favor de seu povo, sem que a nossa inteligência humana possa compreender inteiramente: Que acham de águas amargas que se tornam doces?... De uma pedra da qual sai água?... De uma mula que fala?... De uma serpente de bronze que cura?...

4 Se no NT na lição passada vimos inúmeras referências aos textos da Lei do VT, vamos ver como cerca de 500 anos depois de transmitida por Deus a Moisés, ela é respeitada e acatada pelo povo de Deus que a julga benéfica para a vida sob todos os aspectos. Introdução III As citações serão tiradas do livro de Salmos que tido como o primeiro instrumento de louvor e adoração a Deus registrado, vai se constituir em um repositório de lembranças imorredouras para o povo de Deus, “um guia para verdadeiros adoradores”.

5 A leitura dos Salmos pelo povo de Deus vai servir de instrumento básico para que recordem sempre da importância da Lei do Senhor para Israel. Um deles, o maior capítulo da Bíblia, em todos os seus versículos menciona este valor. Introdução IV Como não podemos lê-los todos, em virtude da extensão deles, vamos destacar alguns de seus versículos que podem ser considerados como verdadeiras pérolas para os crentes em todos os tempos.

6 A lei vai ser vista pelos salmistas como orientação e guia para o povo de Deus em todo o tempo. Em vários deles, alguns aspectos básicos para a vida em comunidade vão buscar a orientação advinda da Lei do Senhor. Introdução V 1.Base para o crescimento espiritual; 2.Base para a segurança e a paz interior; 3.Base para a adoração e louvor; 4.Base para a vitória na crise; 5.Base para o bom senso no viver;

7 A lei vai ser vista pelos salmistas como inspiração para o crescimento espiritual. Na medida em que o crente nela se concentra o seu interior se reveste de mais paz e segurança. 1.Base para o crescimento espiritual – Salmo 19 É este sentimento que o salmista transmite quando fala que ela “refrigera a alma”, “dá sabedoria”, “alegra o coração”, e ilumina os nossos olhos. 7. A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. 8. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos.

8 A lei vai ser vista como algo que em sendo seguida e amada produz no coração do crente a segurança e a paz interior que o mundo não pode dar. Apenas aquele que confia em Deus a pode alcançar. 2. Base para segurança e paz interior – Salmo 112 Num mundo como o de hoje, quando somos surpreendidos a toda hora com a “má notícia” na TV, nos jornais, só mesmo a paz de Cristo para nos fazer sobreviver. 1. Feliz o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer Pois ele nunca será abalado. 7. Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor.

9 Nossos costumes e sentimentos, nossa vaidade pessoal e o desejo de sermos adoradores modernos, podem impedir-nos de ter uma clara visão da vontade de Deus para o seu culto e para o verdadeiro louvor. 3. Base para a adoração e louvor – Salmo 119 Daí a riqueza do texto “desvenda os meus olhos, Senhor, para que eu veja as maravilhas da tua lei” 18. Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei Não escondas de mim os teus mandamentos. 20. A minha alma se consome de anelos por tuas ordenanças. 24. Os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.

10 O crente não está a salvo das adversidades do mundo. Ele sabe que através delas o Senhor aperfeiçoa o seu viver. Diante delas ele sabe que tem o consolo do Pai e mais ainda, desfruta das misericórdias dele. 4. Base para a vitória na crise – Salmo 119 Assim o crente enfrenta o seu “dia-a-dia” conturbado seguro que está nas consolações do Senhor e na vitória que lhe será dada amanhã. 75. Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são retos, e que em tua fidelidade me afligiste. 76. Sirva, pois, a tua benignidade para me consolar 77. Venham sobre mim as tuas ternas misericórdias, para que eu viva, pois a tua lei é o meu deleite. 80. Seja perfeito o meu coração nos teus estatutos.

11 O crente mesmo humilde e simples pode buscar a sabedoria que vem da leitura da lei do Senhor. Esta sabedoria não é a dos sábios e poderosos, mas o bom senso dos humildes e simples de coração. 5. Base para o bom senso no viver – Salmo 119 Seguir os mandamentos da Lei do Senhor é, portanto, uma decisão inteligente e sábia, que preserva o crente das situações adversas, pois vive em sã consciência Pequeno sou e desprezado, mas não me esqueço dos teus preceitos Justos são os teus testemunhos para sempre; dá-me entendimento para que eu viva A soma da tua palavra é a verdade, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor; dá-me entendimento conforme a tua palavra.

12 Conclusão Da leitura dos Salmos que abordam a Lei do Senhor podemos abstrair a grande verdade mais tarde retratada por Cristo em seu contato com o doutor da lei que o indagou sobre o maior mandamento de todos eles em Mateus Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38. Este é o grande e primeiro mandamento. 39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40. Destes dois mandamentos dependem a lei e os profetas. O que nos compete fazer como crentes de hoje e vivê-los em nosso lar, no trabalho, na igreja, onde quer que estejamos.


Carregar ppt "1T15 – O Pentateuco III Levítico/Números/Deuteronômio Textos bíblicos – Os salmos exaltam a qualidade da Lei do Senhor Texto áureo – “Os preceitos do Senhor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google