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SUPPLY CHAIN SCOR Model

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Apresentação em tema: "SUPPLY CHAIN SCOR Model"— Transcrição da apresentação:

1 SUPPLY CHAIN SCOR Model
Reinaldo de Almeida Novembro 2010

2 Sumário História Conceitos
Modelo SCOR (Supply Chain Operation Reference) e GSCF (Global Supply Chain Forum) Mapeamento de uma CS - avaliação

3 Introdução Principais mudanças econômicas que afetam a Logística:
Globalização Aumento das incertezas econômicas (compartilhar riscos) (incoterm) Proliferação de produtos (aumento da concorrencia) Menores ciclos de vida dos produtos Maiores exigências de serviços Paulo Fernando Fleury, 2000.

4 Fluxo de Produtos e/ou Serviços
Logística Integrada Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. Modelo de Supply Chain: Fluxo de Produtos e/ou Serviços Fornecedores Distribuidores Consumidores Fontes Fabricantes Varejistas Fluxo de Informações Paulo Fernando Fleury, 2000. Thomaz Wood Jr. e Paulo Knörich Zuffo, 1998.

5 Definição de Cadeia de Suprimentos
Uma cadeia de suprimentos é um sistema por meio do qual empresas e organizações interligadas entregam produtos e serviços a seus consumidores A cadeia de suprimentos consiste em todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, em suprir a necessidade de um cliente Svensson (2002)

6 Gerenciamento da Cadeia de Suprimento
O conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma evolução da logística empresarial, agora vista como uma estratégia, ela abrange desde o pedido de matéria-prima do fornecedor até a entrega do produto final ao cliente, seu objetivo é agregar valor e superar as expectativas dos consumidores finais, para isso, é necessário o desenvolvimento de relacionamentos confiáveis com fornecedores e clientes.

7 Exemplo de cadeia de suprimentos
Fornecedores de matéria-prima Indústria principal Varejistas Consumidor final Fabricantes de componentes Atacadistas e distribuidores

8 Exemplo de SC – suco de laranja concentrado
Fornecedores de insumos agrícolas Fazenda Indústria cítrica Engarrafador e distribuidor Consumidor final Defensivos Fertilizantes Tratores Implementos Mudas Irrigação

9 Logística X Cadeia de Suprimento
Hoje, existe ainda uma certa confusão no contexto acadêmico com relação aos termos, logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. De acordo com o conceito do CLM - Council of Logistics Mangement (1998), a logística é um componente da cadeia de suprimentos, ou seja, ela é necessária para que ocorra o correto planejamento, implementação e controle, de modo eficiente e eficaz, do fluxo de produtos, serviços e informações desde sua origem até a entrega ao consumidor final, atendendo às necessidades dos clientes.

10 SCC - Supply Chain Council SCOR Model

11 SCC - História The Supply-Chain Council was organized in 1996 by Pittiglio Rabin Todd & McGrath (PRTM) and AMR Research, and initially included 69 voluntary member companies. The Supply-Chain Council now has closer to 1,000 corporate members world-wide and has established international chapters in North America, Europe, Greater China, Japan, Australia/New Zealand, South East Asia, Brazil and South America, India and Southern Africa. The Supply-Chain Council's membership consists primarily practitioners representing a broad cross section of industries, including manufacturers, services, distributors, and retailers.

12 Algumas empresas no Brasil

13 SCC - Propósito The Supply-Chain Council (SCC) is a global non-profit consortium whose methodology, diagnostic and benchmarking tools help nearly a thousand organizations make dramatic and rapid improvements in supply chain processes. SCC has established the supply chain world’s most widely accepted framework for evaluating and comparing supply chain activities and their performance. The framework—the SCOR® process reference model — lets companies quickly determine and compare the performance of supply chain and related operations within their company or against other companies. To help members maximize the value of SCC’s reference models, the consortium provides a benchmarking database by which companies can compare their supply chain performance to others in their industries; training classes so that managers can master the use of the reference models; and conferences at which supply chain and senior business executives can learn how SCC member companies have used the consortium’s services to make dramatic improvements in supply chain and overall financial performance.

14 Supply Chain Council Site na WEB Modelo SCOR 9.0 ; Apresentações dos Eventos anteriores; Scor case Histories; Benchmarking; Study Results – Grupos com estudos em andamento. Commitees and Project Teams (Comitê de direção). No Brasil: 25/03/2017

15 Modelo SCOR 10.0 Modelo de referência elaborado pelo Supply-Chain Council que descreve Processos que fazem parte da Cadeia de Suprimentos relacionando-os com melhores práticas e métricas adequadas. 25/03/2017

16 Modelo SCOR Práticas Métricas Processos

17 Supply-Chain Operations Reference-model
Plan P1 Plan Supply Chain P2 Plan Source P3 Plan Make P4 Plan Deliver P5 Plan Returns Source Make Deliver M1 Make-to-Stock D1 Deliver Stocked Products Suppliers S1 Source Stocked Products D2 Deliver MTO Products M2 Make-to-Order S2 Source MTO Products Customers D3 Deliver ETO Products S3 Source ETO Products M3 Engineer-to-Order D4 Deliver Retail Products Return Deliver Return Source Enable

18 Multiple Production Operations within a Business
First We Must Identify the Primary Supply Chain(s) of Interest From the Many “Threads” That Make up a Network, or “Chain of Chains” SOURCE MAKE DELIVER SOURCE MAKE DELIVER SOURCE MAKE DELIVER Source Make Deliver SOURCE MAKE DELIVER Multiple Production Operations within a Business Multiple Suppliers Multiple Customers Source: Supply Chain Council SCOR Model 51 89 52

19 Fornecedor do Fornecedor
Escopo - Modelo SCOR Planejamento Entrega Forneci-mento Produção Entrega Forneci-mento Produção Entrega Retorno Forneci-mento Entrega Produção Forneci-mento Retorno Retorno Retorno Retorno Retorno Retorno Fornecedor do Fornecedor Fornecedor Interno ou Externo Empresa Cliente Interno ou Externo Cliente do Cliente Modelo SCOR Building block approach Source connects to supplier Deliver connects to customer Not all companies have make We can model as far up or down the supply chain as we view important (not limited to two tiers) Customers and / or suppliers can be internal or external Conteúdo: Processos Indicadores Melhores Práticas Tecnologia 25/03/2017 4 21

20 Flexibility & Responsiveness
Modelo SCOR - Escopo Processos Métricas Delivery Performance & Quality Flexibility & Responsiveness Cost Assets Modelo Scor Plan Source Make Deliver Tecnologias Melhores Práticas System

21 Níveis Supply Chain Operations Reference model 25/03/2017 Level #
Description Schematic Comments Plan 1 Level 1 defines the scope and content for the Supply Chain Operations Reference model Top Level Source Make Deliver (Process Types) Return Return Here basis of competition performance targets are set 2 A company’s supply chain can be “configured-to- order” at Level 2 from approximately30 core “process categories.” Configuration Level (Process Companies implement their operations strategy through their unique supply chain configuration. Categories) Supply Chain Operations Reference model 3 Process Level 3 defines a company’s ability to compete successfully in its chosen markets and consists of: Process element definitions Process element information inputs and outputs Process performance metrics Best practices, where applicable System capabilities required to support best practices Element Level (Decompose Processes) P3.1 Identify, Prioritize, and Aggregate Production Requirements P3.3 P3.4 P3.2 Balance Production Resources with Production Requirements Establish Detailed Production Plans Identify, Assess, and Aggregate Production Resources Companies “fine tune” their Operations Strategy at Level 3 Companies implement specific supply chain management practices at this level 4 Implementation Not Level in (Decompose Level 4 defines practices to achieve competitive advantage and to adapt to changing business conditions Scope Process Elements) 25/03/2017

22 Niveis do SCOR

23 SCOR Nivel 3

24 Implementando nos demais níveis

25 Indicadores da Cadeia de Suprimentos
Plan Deliver Make Source SCOR Atributos de Performance Características que permitem analisar / avaliar a performance da Cadeia de Suprimentos Indicadores de Processos São os indicadores de nível operacional que avaliam os processos e tem influencia direta na avaliação da cadeia de suprimentos. Indicadores Gerenciais São os indicadores de nível gerencial que avaliam o sucesso da organização.

26 Indicadores Cadeia de Suprimentos
Exemplos de Métricas Utilizadas: Tempo médio de mudança de programação / desenho da peça Tempo médio de recebimento/ transferência % sem verificação % recebimento on time % recebimento sem dano / completo % de defeito Tempo médio de verificação % produtos transferidos % de Invoice e pagamentos geradas por EDI Custo por Invoice Ciclo médio de seleção Produto total de aquisição Tempo médio de qualificação e identificação Nível 3 Nível 2 Nível 1

27 Atributos de performance da CS
Confiabilidade: É a performance que a cadeia de suprimentos entrega seus produtos, no local, na hora e na qtde correta, embalado, com a devida documentação, e em boas condições de uso ao cliente. Confiabilidade de entrega da Cadeia de Suprimentos É a velocidade que a cadeia de suprimentos entrega seus produtos ao cliente. Velocidade da cadeia de suprimentos Atributos de Performance Características que permitem analisar / avaliar a performance da Cadeia de Suprimentos É a agilidade que a cadeia de suprimentos responde às mudanças de mercado para ganhar ou manter a competitividade. Flexibilidade da cadeia de suprimentos São os custos associados com a operação da cadeia de suprimentos. Custos da cadeia de suprimentos É o gerenciamento dos ativos que suportam a demanda. Inclui o gerenciamento de todos os ativos: fixos e estoques em processo e produtos acabados. Gerenciamento dos ativos

28 Métricas Atributo Level 1 Level 2 Level 3
Supply Chain Reliability (Confiabilidade) Perfect Order Fulfillment % of Orders Delivered in Full Delivery Item Accuracy Delivery Quantity Accuracy Delivery Performance to Customer Commit Date Customer Commit Date Achievement Time Customer Receiving Delivery Location Accuracy Perfect Condition Orders Delivered Damage Free Conformance Orders Delivered Defect Free Conformance % Orders Received Damage Free Warranty & Returns % Faultless Installations Accurate Documentation Shipping Documentation Accuracy Compliance Documentation Accuracy Payment Documentation Accuracy Other Required Documentation Accuracy Ativos Custos Velocidade Flexibilidade Confiabilidade

29 Indicadores gerenciais
Confiabilidade de entrega da Cadeia de Suprimentos 2- Velocidade de atendimento 1- Performance de entrega 3- Atendim. dos requisitos Velocidade da cadeia de suprimentos 1- Cumprimento da ordem / Ciclos Flexibilidade da cadeia de suprimentos 1- Tempo de resposta da C. S. 2- Flexibilidade da produção Custos da cadeia de suprimentos 1- Custo total da C. S. 2- Custo dos produtos manuf. 3- Valor agregado / empreg. 4-Custo de garantia produto Gerenciamento dos ativos 2- Dias de inventario 1- Ciclo fluxo caixa 3- Giro de ativos

30 Indicadores gerenciais - Velocidade
2 - Velocidade da cadeia de suprimentos Atributos de Performance Indicadores Gerenciais 1- Cumprimento da Ordem / Ciclos Ciclo de Recebimento Ciclo de Produção Ciclo de Entrega Indicadores de Processos Ciclo de entrega (recebimento, inspeção, estocagem, processamento de pgto e atualização de dados no sistema) Ciclo de replanejamento da manufatura Tempo entre a saída da manufatura e a efetiva entrega ao Cliente Ciclo de produção (Cadência) Ciclo do processo de exportação Tempo de Inspeção/ Quarentena (da entrada até a liberação) Ciclo da documentação regulatória Tempo total do recebimento até disponibilização no estoque Responsiveness Lead Time ??

31 Best Practices SCOR Nível 1 Nível 2 Nível 3

32 Best Practices Exemplos de Melhores Práticas: Nível 1 Nível 2 Nível 3
EDI Kanban VMI Estoque consignado Código de barras Inspeção por amostragem Entrega no ponto de uso Processamento eletrônico da Invoice RFID Fornecedores certificados ASN Nível 3 Nível 2 Nível 1

33 Project Approach Educate Discover Analyze Design Develop Implement
Support Opportunity Strategy Solution Prototype Install Workshops Executive Briefings Customized Training SCOR Boot Camp for Project Managers Discovery Checklist Project Charter Stakeholder Interviews Performance Metrics Benchmarks SCORcard Competitive Requirements Material Flow Design Disconnect Analysis Work and Information Flow Design Application Architecture Preliminary Implementation Plan Prioritized Supply Chain Changes Opportunity Analysis Master Schedule of Projects Supply Chain Project Office-Continuous Improvement Plan Detailed Design Technology Selection “Conference Room” Pilot

34 Mapping material flow Manufacturing (S1, D1) (SR1,DR1,DR3) Warehouse
European Supplier (S1, S2, M1, D1) (SR1,,DR1) Warehouse Warehouse (S1) (SR1,SR3) (S1) (SR1,SR3) (D2) (DR1) Latin American Suppliers Other Suppliers (S1, D1) (SR1,DR1,DR3) (S1, D1) (SR1, DR3) (D1) (D1) Warehouse (S1) (SR1,SR3) (S1) (SR1,SR3) (S1, D1) (SR1,DR1,DR3)

35 Mapping the execution processes
Americas Distributors S1 SR1 European RM Supplier S2 M2 D2 SR3 S2 M1 D1 S1 D1 S1 DR1 SR1 DR1 SR1 DR1 SR1 DR3 SR3 DR3 SR3 Point1 Spend the time in the Model Binder, finding a good cheat sheet AND articulating what each element means...Note also that we are NOT including Suppliers Supplier and Customer's Customer for th NEW example. Point2 Be sure to articulate that ALPHA is comprised of both M and D. Point3 Use a WHITE BOARD and model the actual activity of drawing before putting the diagram on the screen. S1 Key Other RM Suppliers S1 M1 D1 Alpha Regional Warehouses RM Suppliers ALPHA Distributors

36 Supply Chain Scorecard & Gap Analysis
Supply Chain SCORcard Performance Versus Competitive Population Overview Metrics SCOR Level 1 Metrics Actual Parity Advantage Superior Value from Improvements Delivery Performance to Supply Chain Reliability 50% 85% 90% 95% Commit Date Fill Rates 63% 94% 96% 98% Perfect Order Fulfillment 0% 80% 85% 90% $30M Revenue EXTERNAL Responsiveness Order Fulfillment Lead times 35 days 7 days 5 days 3 days $30M Revenue Supply Chain Response Time Key enabler to cost and asset improvements Flexibility 97 days 82 days 55 days 13 days Production Flexibility 45 days 30 days 25 days 20 days Total SCM Management 3% $30M Indirect Cost Cost 19% 13% 8% Cost Warranty Cost NA NA NA NA NA INTERNAL Point1 Explain methods of benchmarking...PMG or other benchmarking groups, Commission one yourself, or go ask your customer... Point2 Go through logic behind the Value from Improvements. 50MM is found in Project Notebook 6 of 8. 30MM is calculated for 6 month return. Demonstrate Calculation 11MM Capital Charge is about right...Demonstrate Calculation. Value Added Employee NA $156K $306K $460K NA Productivity Inventory Days of Supply 119 days 55 days 38 days 22 days NA Assets Cash-to-Cash Cycle Time 196 days 80 days 46 days 28 days $7 M Capital Charge Net Asset Turns (Working 2.2 turns 8 turns 12 turns 19 turns NA Capital)

37 Quadro Resumo dos Processos
25/03/2017

38 Quadro Resumo dos Processos
25/03/2017

39 SCOR 6.0 - Nível 3 - Processo padrão
25/03/2017

40 Painel de Indicadores

41 SCOR 10.0 Green SCOR Pessoas Práticas Ambientais Habilidades Plan
Source Make Deliver Modelo Scor Habilidades Atitude Treinamento Experiência

42 Global Supply Chain Forum GSCF

43 Origem The Global Supply Chain Forum (GSCF), directed by Dr. Douglas M. Lambert, provides the opportunity for leading practitioners and academics to pursue the critical issues related to customer satisfaction and operational excellence independent of specific functional expertise.

44 GSCF

45 Análise Comparativa: GSCF X SCOR
Lambert, Douglas M; García-Dastugue, Sebastián J.; Croxton, Keely L., 2005.

46 Bibliografia Titulo Autor
Supply Chain Excellence: A Handbook for Dramatic Improvement Using the SCOR Model Peter Bolstorff and Robert Rosenbaum Application of the SCOR Model in Supply Chain Management Rolf G. Poluha Paul Richardson

47 Avaliação Identificação da Equipe (3 ou 4 pessoas)
Mapeamento dos Processos da CS Source Make Deliver Mapeamento dos processos (Niveis 1,2,3 e 4) Avaliação da aplicação dos Indicadores Levantamento e priorização das Best Practices

48 Passos Descrever e mapear a organização
Identificar e Mapear os 4 níveis do processo estudado Identificar as métricas (nos 5 atributos de performance) que vão medir um bom desempenho do processo Identificar parametros de bom desempenho Identificar as melhores práticas necessárias e um plano de implantação destas (Road Map) Apresentação

49 Modelo S2.1 S2.2 S2.3 S2.4 S2.5 Source Make Deliver
D1 Deliver Stocked Products M1 Make-to-Stock S1 Source Stocked Products M2 Make-to-Order D2 Deliver MTO Products S2 Source MTO Products D3 Deliver ETO Products S3 Source ETO Products M3 Engineer-to-Order D4 Deliver Retail Products S2.1 Programar a entrega dos Produtos S2.2 Receber os Produtos S2.3 Verificar os Produtos S2.4 Transferir os produtos para o stk S2.5 Autorizar o pagamto do fornec. S2 Source MTO Products

50 Modelo S2.1 S2.2 S2.3 S2.4 S2.5 S2.1 Melhores Práticas – SCOR
Programar a entrega dos Produtos S2.2 Receber os Produtos S2.3 Verificar os Produtos S2.4 Transferir os produtos para o stk S2.5 Autorizar o pagamto do fornec. Programar a entrega dos Produtos S2.1 Melhores Práticas – SCOR Indicadores de Performance

51 Reinaldo de Almeida reinaldo.almeida@veris.edu.br
FIM Reinaldo de Almeida


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