A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁGUA JOVEM Aluno: André Filipe Patrício Lopes nº1 Turma: 8ºA Disciplina: Ciências Naturais Professora: Clara Abegão Ano Lectivo: 2010/2011 Escola Básica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁGUA JOVEM Aluno: André Filipe Patrício Lopes nº1 Turma: 8ºA Disciplina: Ciências Naturais Professora: Clara Abegão Ano Lectivo: 2010/2011 Escola Básica."— Transcrição da apresentação:

1 ÁGUA JOVEM Aluno: André Filipe Patrício Lopes nº1 Turma: 8ºA Disciplina: Ciências Naturais Professora: Clara Abegão Ano Lectivo: 2010/2011 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior

2 A água é uma substância química composta por hidrogénio e oxigénio (H 2 O), essencial para todas as formas de vida.

3 A vida teve início na água, sem ela nenhuma espécie poderia sobreviver.

4 E SOCIEDADE A água é um recurso natural tão importante que se encontra presente em praticamente todas as actividades humanas.

5 1- No uso doméstico - Na alimentação - Higiene pessoal - Usos sanitários - Limpeza da casa - Lavagem de automóveis - Rega de jardim - etc. 2- Como fonte de alimento e matérias-primas; a p esca e a aquacultura, o sal.

6 3- Na produção de energia eléctrica 4- Na agricultura, u sada para a rega ou irrigação das culturas. 5- Na pecuária, para dar de beber aos animais e limpeza das instalações. 6- Na Industria fornece matéria-prima. 7 – Para fins medicinais, em águas termais.

7 8 – Para fins recreativos Na prática de algumas modalidades desportivas, natação, windsurf, vela, canoagem… Nos momentos de laser; praias, rios, neve, cruzeiros marítimos… 9 - Como via de comunicação O transporte marítimo é responsável por 80% do transporte mundial. 10 – No combate aos incêndios É um recurso indispensável no combate aos incêndios florestais e urbanos.

8 Água e Biodiversidade

9 A Importância da Água Para o Homem Na manutenção e no funcionamento equilibrado do corpo humano, dada a sua elevada percentagem no organismo ( cerca de 60%). Todos precisamos de água limpa para sermos saudáveis Age como: - reguladora de temperatura -elimina as toxinas através da urina e da transpiração -transportadora de nutrientes pelos diversos órgãos.

10 Tal como o Homem, as plantas, os animais e os organismos microscópicos têm necessidade de água para viver. A Importância da Água para os outros Seres Vivos Ela está envolvida na estrutura e nas actividades dos seres vivos.

11 Os seres vivos podem habitar dentro ou fora da água, mas não podem deixar de viver com ela, uma vez que são compostos, em média, de 80% de água.

12 A Importância da Água para a Natureza Na Natureza a água molda rochas, modifica paisagens, forma rios, mares e lagos.

13 A água é um dos recursos mais importantes que a natureza oferece ao Homem, podendo ser encontrada no nosso planeta, em diferentes estados físicos. Sólido Líquido Gasoso A Água no Planeta Terra - salgada ou doce - pura ou mineralizada - superfície ou subterrânea - estagnada ou corrente - em gelo, neve, granizo, nevoeiro, chuva, vapor Pode apresentar-se de formas diferentes:

14 Cerca de 97% da água existente no planeta é salgada, apenas menos de 3% é de água doce, desta, cerca de 2% encontra-se congelada nas regiões polares dificultando por isso, a sua utilização. Assim, menos de 1% encontra-se localizada no subsolo, nos rios e outros cursos de água e é esta que constitui a reserva de água potável. É da água doce que a vida do Homem e de outros seres vivos depende. No nosso planeta podemos encontrar dois tipos de água: doce e salgada

15 Repartida por três grandes reservatórios naturais – os oceanos, os continentes e a atmosfera – que mantêm entre si a circulação permanente da água, permitindo que esta mude de lugar e de estado físico vezes sem conta. A sua distribuição no planeta é variável, uma vez que se encontra em permanente movimento. A Água no Planeta Terra

16 A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Ciclo da Água.

17 O Ciclo da Água constitui um gigantesco sistema natural de purificação da água, que a recicla, e purifica continuamente. Devido à acção poluidora do Homem, alem do ciclo da água também são necessárias as Estações de Tratamento.

18 Nos últimos 70 anos, o consumo mundial de água aumentou seis vezes, devido: Aumento da população Desenvolvimento da indústria Desenvolvimento da agricultura Melhoria da qualidade de vida das populações Como via de comunicação

19 A água é um recurso natural renovável, o crescente consumo e o tipo de utilização a que está sujeita põem em risco a sua qualidade, tornando-a um recurso limitado e precioso.

20 Agricultura Produção de energia Uso doméstico Indústria Turismo Na Europa, quase metade de toda a água é utilizada na indústria. Portugal é um dos países da Europa com maior riqueza de água, embora a sua repartição regional seja bastante desigual.

21 Em Portugal o sector que consome mais água é a agricultura, devido ao menor grau de industrialização do país e ao clima seco.

22 A água doce está a tornar-se um bem escasso, devido: 1-Sobreexploração 3-Desvio de águas 2- Poluição de reservas

23 1-Sobreexploração A exploração excessiva das águas pode conduzir ao seu e esgotamento nos aquíferos. Em zonas costeiras essa sobreexploração pode provocar a entrada de água do mar nos aquíferos e a sua progressiva salinização.

24 2- Poluição de reservas Os lixos produzidos pelas populações, os esgotos, os pesticidas e adubos utilizados na agricultura, os excrementos provenientes da actividade pecuária e os resíduos industriais podem ser fonte de poluição quer das águas superficiais quer subterrâneas.

25 3-Desvio de águas Por vezes as águas dos rios são desviadas para a agricultura. Esta acção pode ser tão importante que os rios secam antes de chegar ao mar.

26 Prevê-se que nos próximos 25 anos, dois terços da população mundial viverá com “Stress hídrico” ou seja locais onde a água doce será escassa.. Poupar Água! Água e Voluntariado

27 É urgente tomar medidas como: Tratar convenientemente os efluentes domésticos, pecuários e industriais; Aumentar o controlo da poluição industrial e modificar os processos de fabrico de modo a diminuir o consumo de água; Fazer uma gestão eficaz da água.

28 Como cidadãos responsáveis devemos cumprir algumas regras. Pois é essencial corrigir maus hábitos, de modo a evitar desperdícios em consumos inúteis. Dicas que ajudam a poupar água

29 Fechar a torneira enquanto lava as mãos, os dentes ou se barbeia; Fechar a torneira, no duche, enquanto se ensaboa; Manter em bom estado a canalização de torneiras, autoclismo e máquinas; Reduzir a quantidade de água por cada descarga do autoclismo…

30 Não deixar as torneiras a pingar, fechá-las bem; Só lavar a louça ou roupa com carga completa; Reduzir o consumo de água na lavagem do carro; Ao detectar uma fuga de água na via pública avisar a Câmara Municipal; Em caso de cortes de fornecimento de água, armazenar apenas a quantidade que vai necessitar.

31  A nossa água tem, cada vez, menos qualidade e, consequentemente, menos quantidade devido à ínfima parte de água doce existente. Água que Futuro!

32  Com a excessiva poluição e a má gestão das águas, vai havendo cada vez menos água potável e para consumo, criando graves problemas para as populações.

33  Como a quantidade de água é escassa para um possível aumento de população, o nosso futuro vai ser uma guerra aberta como reflexo do nosso presente, devido ao mau aproveitamento que fazemos da água existente no nosso planeta.

34 A água é de todos. Cada um tem o dever de a usar com cuidado e de a não desperdiçar.

35 OBRIGADO Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã...


Carregar ppt "ÁGUA JOVEM Aluno: André Filipe Patrício Lopes nº1 Turma: 8ºA Disciplina: Ciências Naturais Professora: Clara Abegão Ano Lectivo: 2010/2011 Escola Básica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google