A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Diogo Gilvaz nº 9 - 7ºE Gonçalo Brilhante nº11 - 7ºE Escola Básica de Perafita 2014/2015 Tecnologias da Informação e Comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Diogo Gilvaz nº 9 - 7ºE Gonçalo Brilhante nº11 - 7ºE Escola Básica de Perafita 2014/2015 Tecnologias da Informação e Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Diogo Gilvaz nº 9 - 7ºE Gonçalo Brilhante nº11 - 7ºE Escola Básica de Perafita 2014/2015 Tecnologias da Informação e Comunicação Professor Bruno Rua

2 Introdução Q uando nós saímos de casa com os nossos pais ou sozinhos temos certos cuidados para nos protegermos de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Ou seja, na internet, também devemos ter esse cuidado, mas para isso temos de colocar em prática alguns procedimentos de segurança, pois acontecem muitos fraudes, espionagens, roubos de fotos, de ficheiros, de senhas etc.

3 Estes são apenas alguns dos problemas que nós todos ao utilizarmos a internet podemos enfrentar neste meio. Vamos pesquisar acerca deste assunto e apresentar a seguir algumas dicas simples, mas importantes para nos mantermos em segurança na internet e no nosso computador.

4 Q uando: a criança passa demasiado tempo na Internet; muda de página ou desliga o computador perante a aproximação dos pais ou de outra pessoa; recebe e faz chamadas telefónicas para desconhecidos; recebe mensagens ou objectos de pessoas que os pais não conhecem; se isolam da família; apresentam um comportamento estranho; guardam material pornográfico ou impróprio no computador. Os principais sinais de alerta nas crianças:

5 O que as crianças precisam de saber para usarem a internet sem perigo: Pedir sempre permissão aos seus pais quando quiserem entrar na Internet; Não conversar com estranhos, nem aceitar nada deles na Internet sem autorização dos pais; Nunca usar o nome verdadeiro nos jogos, no chat, ou site de relacionamento; Não dar, nem mostrar o seu endereço, telefone, nome da escola ou dos seus parentes; Sempre que acontecer algo estranho, chamar um adulto de confiança para o denunciar. Em relação às crianças:

6

7 Atividades que os adolescentes realizam on-line: Os adolescentes fazem downloads de músicas, e jogam jogos on-line. Eles também utilizam os sites de busca para procurar por informação na Internet e muitos deles participam de conversas com adultos. E por vezes os jovens desta faixa etária ultrapassam os limites e procuram por humor obsceno, violência, apostas ou sites explícitos para adultos e as adolescentes podem ser mais propensas a conversar on-line, podendo estar mais susceptíveis a receber propostas sexuais. Em relação aos adolescentes:

8 Hoje em dia, estar fora de uma rede social é como morar numa ilha deserta. Pode ser um exagero mas, pertencer a algum tipo de rede social tornou-se quase uma obrigação, principalmente entre os jovens.

9 Algumas sugestões de segurança para orientação dos adolescentes: 1.Criar uma lista de regras para uso da Internet, incluindo os tipos de site que ultrapassam os limites, as horas a utilizar e as diretrizes para a comunicação on-line; 2.Manter o computador conectado à internet fora dos quartos, optando por deixá-lo à vista, por exemplo na sala; 3.Falar com os adolescentes sobre os contatos com quem ele conversa on-line e certificar-se se não falam com estranhos; Em relação aos adolescentes:

10 proteção infantil da MSM Premium 4.Conhecer as ferramentas de filtro da Internet - como a proteção infantil da MSM Premium; 5.Procurar conhecer os sites que os adolescentes visitam e com quem falam on-line. E aconselha-los a utilizar a internet em locais públicos; 6.Informá-los que eles nunca devem marcar um encontro pessoal com um amigo virtual; 7.Ensinar os adolescentes a não informar a sua senha a ninguém e nunca expor as suas informações pessoais nos s, no preenchimento de formulários, perfis pessoais e participação de concursos on-line; Em relação aos adolescentes:

11

12 8.Ensinar a não fazerem downloads de programas, músicas ou arquivos sem a permissão dos pais e se eles compartilharem arquivos, textos ou desenhos é bom que saibam como não infringir as leis de direitos autorais ou cometer algo ilegal; 9.Estimular os adolescentes a informarem se algo ou alguém on-line os está a incomodar ou ameaçar. Manter a calma e lembrá-los que eles podem contar com os pais para esses assuntos. E também é importante obtermos informações sobre como lidar com estes casos; 10.Falar com os adolescentes sobre o conteúdo para adultos e a pornografia on-line e mostrar a eles sites positivos sobre saúde e sexualidade; Em relação aos adolescentes:

13 spam 11.Ensiná-los a se protegerem do spam. Pedindo a eles que não dêem seu endereço de , que não respondam ao spam e que utilizem filtros de ; conteúdo ofensivo 12.Conhecer os sites que eles visitam com frequência e verificar se eles não visitam sites com conteúdo ofensivo ou se enviam informação pessoal ou fotos deles; 13.Ensiná-los a terem um comportamento on-line responsável e ético. Que não devem utilizar a Internet para divulgar boatos, incomodar nem ameaçar os outros; Em relação aos adolescentes:

14 14.Certificar se os adolescentes consultam os pais antes de efetuarem transações on-line, quando inclui pedido, compra ou venda de um artigo; apostas on- line 15.Debater com os adolescentes sobre as apostas on-line e seus possíveis riscos. Lembrando-lhes de que é ilegal fazer apostas on- line. Em relação aos adolescentes:

15 Cuidados e concelhos: 1.Passwords seguras; É composta por, pelo menos, oito caracteres. Não contém o nome de utilizador, o nome real ou o nome da empresa. Não contém uma palavra completa. É significativamente diferente das palavras-passe anteriores. Contém caracteres de cada um das quatro categorias que se seguem: Letras maiúsculas - A, B, C Letras minúscula – a, b, c Números – 1,2, 3 Símbolos existentes no teclado - ~ # $ INTERNET SEGURA Resumindo

16 2.Ter cuidado quando publicamos alguma coisa nas redes sociais; Pois todas as coisas que nós colocamos nas redes sociais são vistos por toda a gente e depois é impossível remover do mundo da Internet. INTERNET SEGURA Resumindo

17 3.Não entrar em sites inapropriados; O mercado oferece ferramentas capazes de filtrar conteúdos impróprios. Exemplo: Norton Online Family. Os filtros são importantes e devem ser instalados com o conhecimento das crianças, ou seja deve-se explicar que nem tudo é adequado para que não fiquem chateados. 4.Não clicar em publicidades que aparecem em sites e blogues; Se usarmos o navegador Google Chrome, podemos usar a extensão Adblock e o mesmo bloqueia tudo quanto é tipo de propaganda indesejável ! INTERNET SEGURA

18 Resumindo 5.Instalar um bom antivírus para o caso de vir a ficar infetado, combater a infeção; O AVG Antivírus é certamente um dos melhores antivírus gratuitos da atualidade, pois ele oferece uma proteção completa para o uso doméstico. As suas funções básicas de segurança são eficientes, porque é capaz de analisar diversos diretórios do computador rapidamente, e encontrar os problemas mais drásticos no local. 6.Se receberes um de alguém que não conheças, não abras pode ser spam, vírus; 7.Não falar com estranhos através da Internet;

19 INTERNET SEGURA Resumindo 8.Não colocar a nossa morada em nenhum login; 9.Nem tudo o que está na Internet é verdade; 10.Não fazer download de sites duvidosos; 11.Nas redes sociais não adicionar pessoas que não se conhece.

20 Conclusão A Internet responsável consciente Internet, tem se destacado além das expectativas. É um tesouro virtual de informações, pois, actualmente qualquer tipo de informação sobre qualquer assunto está disponível na internet, por isso temos de a utilizar de forma responsável e consciente.


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Diogo Gilvaz nº 9 - 7ºE Gonçalo Brilhante nº11 - 7ºE Escola Básica de Perafita 2014/2015 Tecnologias da Informação e Comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google