A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas."— Transcrição da apresentação:

1 Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas de expressão Pode diminuir a necessidade de interagir com outros materiais de expressão e comunicação (por exemplo livros ou materiais de expressão plástica) Ao centrar-se em tecnologias de comunicação e informação a criança pode limitar as suas relações interpessoais

2 Excesso de horas dedicadas a estes meios de comunicação e expressão
O Jardim de Infância, deve colaborar com as famílias, no sentido de alertar para os cuidados a ter ao utilizar as TIC: Excesso de horas dedicadas a estes meios de comunicação e expressão Uso não supervisionado pelo adulto, nomeadamente, da Internet.

3 Dicas de Segurança na Internet para os Pais A Internet oferece um mundo a explorar, repleto de experiências e informações. É um excelente sítio para aprender, divertir-se e conversar com os amigos da escola Eis algumas regras de segurança: (adaptado de - Partilhe com eles os serviços que utilizam, seja para jogar um jogo, ver um vídeo ou explorar algum site de que mais gostam. - Coloque o computador numa zona comum da casa, como a sala de estar, perto da televisão. Desta forma, o seu filho irá habituar-se a partilhar a Internet tal como o faz com a televisão, dvd ou consola de jogos. - Defina claramente os limites de utilização no que respeita a horas e serviços. Mas tenha sempre em atenção que quanto mais proibir, mais o vai afastar de si e fazer com que ele aceda aos mesmos conteúdos longe do seu olhar e capacidade de influência. - Alerte o seu filho que nunca deverá combinar encontros com estranhos, nem fornecer dados pessoais - como o nome, idade, morada, telefones - ou ainda informações sobre a sua rotina diária - horário da escola, para onde vai no final das aulas, que locais costuma frequentar - sem o avisar previamente. - No entanto, será difícil fazer com que o seu filho abdique de colocar fotos na Internet ou não usar o messenger. A melhor opção será alertá-lo para os eventuais perigos destas acções, e dar-lhe um voto de confiança.

4 Regras de segurança no uso da internet em casa (cont.)
Evite ralhar ou zangar-se quando detectar uma utilização menos correcta da Internet. Em vez disso, partilhe com ele a navegação nesses conteúdos impróprios. Ao explicar porque os considera menos próprios, ele irá conhecer os conteúdos e terá consciência da sua gravidade, e não encontrará mais nenhuma razão para os voltar a consultar. - Encoraje o seu filho a falar consigo sobre as páginas/sites que visitou e conheceu. Não critique as suas opções só por lhe parecerem desadequadas, converse abertamente. Oiça e mostre interesse em conhecer as suas descobertas. Desta forma, conseguirá ter muito mais conhecimento sobre o que ele faz quando esta online. Faça uma gestão das expectativas de acordo com a idade do seu filho, lembrando-se de que ele deverá seguir o padrão de utilização dos respectivos amigos. Se o acompanhar nas novas experiências, estará um passo à frente na educação para uma navegação mais segura e consciente. - Na Internet existem todo o tipo de conteúdos, mais e menos seguros, mais e menos correctos. Como tal, se proactivamente sentar-se ao lado do seu filho e aconselhar-lhe conteúdos interessantes, irá conseguir influenciar positivamente as suas escolhas e critérios, assim como diminuir a necessidade que ele sentirá em procurar outros conteúdos no meio de todos os existentes.


Carregar ppt "Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google