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1 Aliança Navegação e Logística Ltda. OAB-RJ 05/2014.

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1 1 Aliança Navegação e Logística Ltda. OAB-RJ 05/2014

2 Conferência OAB-RJ de Direito Marítimo – Desafios e Tendências da Navegação, Indústria naval e da Logística Portuária no Brasil 1- Introdução à Hamburg Sud e Aliança Navegação e Logística Ltda. 2- Cabotagem Obstáculos a superar 4- Evolução dos Navios 5- Desempenho dos portos e terminais brasileiros 2

3 3 Estabelecida em 1871 por um consórcio de onze mercadores de Hamburgo, a empresa se desenvolveu de uma tradicional companhia de navegação para uma organização de transportes e logística internacional. Atualmente, o Grupo Hamburg Süd que pertence ao grupo Otker e está entre os 15 maiores armadores do mundo. História do Grupo Hamburg Süd

4 Aquisição da Aliança pelo Grupo Hamburg Sud Em 2014 a Hamburg Sud completa 143 anos operando no Brasil ! 20xx

5 5 Principais Serviços do Grupo Hamburg Sud Líder de Mercado no Brasil em transporte marítimo: 1.4 milhoes TEUS – 26,3% de participação no mercado

6 6 Hamburg Süd e Aliança no Brasil navios operando em 14 portos brasileiros todos os dias !

7 7 Estrutura no Brasil 12 escritórios 1000 funcionários em terra 374 oficiais e tripulantes Mais de empregos indiretos Faturamento anual de R$ 6.0 bilhões 1.4 milhoes TEU movimentados em 2013

8 CABOTAGEM NO BRASIL 8

9 9 Cabotagem (containers) - Capacidade de Transporte Aliança Log-In Mercosul Line 10 Navios 7 Navios 3 Navios Sebastião Caboto Pedro Alvares Cabral Fernão de Magalhães Americo Vespúcio Aliança Santos Aliança Manaus Aliança Brasil Aliança Europa Aliança Artigas Aliança San Martin Login Jatoba (AMA) Login Jacaranda (ATL) Login Pantanal (North) Login Amazonia (MSC) Frisia Wismar (ATL) RR Europa (ATL) Angol (ATL) Mercosul Suape Mercosul Manaus Mercosul Santos TEU TEU TEU

10 10 Novos navios da Cabotagem – TEUs : operando desde 2013 Construção: 2012 Comprimento: 228m Largura: 37m Deadweight: t Grosstonnage: Calado máximo:12,5 m Capacidade (TEUs): novos navios, investimento de R$ 450 milhões

11 11 Aumento da Eficiência - Consumo de Combustível (Exploradores) Operando

12 12 Emissão de CO2 540g/tkm 50g/tkm 35g/tkm Diesel locomotive Container ship (8,000 TEU) 15g/tkm Air freight Boeing 747 on 1,200 km route Truck with trailer Source: IFEU Heidelberg Average values – calculated using the average for the EU 25, based on the 2005 energy mix. 12

13 13 Emissão de CO2  Carga: 1000 t de arroz de Pelotas-RS para Fortaleza-CE  Rodoviário Pelotas (RS) - Fortaleza (CE)  = 50 (g CO 2 / t. Km) x 1000 (t) x (km) = 225 t   Cabotagem Multimodal  Rodoviário Pelotas (RS) – Porto Rio Grande (RS)  = 50 x 1000 x 52 = 2,6 t  Marítimo Porto de Rio Grande (RS) – Porto de Pecém (CE)  = 15 x 1000 x = 63,9 t  Rodoviário Porto Pecém (CE) – Fortaleza (CE)  =50 x 1000 x 70 = 3,5 t  Total = 70 t Rodoviário 225 g CO2Cabotagem 70 g CO2 1 kg Arroz 13

14 14 Nova configuração de serviços na cabotagem – 2014 (Aliança) Sling 1Sling 2 Sling 3 Sling 4

15 +19%

16

17 MJ - São Paulo Mercados – 2012/2013

18 MJ - São Paulo Mercados –1Q2013 x 1Q2014 – Efeito da Nova Frota + 64,6 % Cabotagem / + 29,4% Mercosul * ML - estimado

19 Cargas de projeto – Novo Investimento na cabotagem Navio especializado para cargas de projeto Bandeira Brasileira / Tripulação Brasileira 2 Guindastes de 400 tons + 1 de 120 tons 19

20 Cabotagem – Obstáculos a Superar 20

21 21 Impacto direto no custo... Infra-estrutura Portuária Alto Custo de Movimentação Limitação de Janelas de Atracação Novos Terminais Custo CombustívelImpostos CIDE+ICMS Isonomia com o Longo Curso Tripulação Demanda maior que a Oferta Custos mais elevados que Internacional Novos Centros de Formação Burocracia Siscomex-Carga Anvisa Flexibilização Isonomia com Rodoviário PraticagemAltos Custos Novo Modelo de contratação

22 Burocracia Exigência de inserção dos dados da carga da cabotagem no Siscomex Siscarga através do Mercante. 1 inserção por NF/CTe Prazos de inserção prejudicam a operação no embarque e descarga gerando grandes atrasos dos navios Pagamento da TUM – Taxa de Utilização do Mercante (chega em alguns casos a R$ 500,00/container) Bloqueios de sistema na descarga travando liberação da carga no terminal Exigência de documentos em papel apesar dos sistemas eletrônicos Multas devido a alterações no sistema após fechamento (R$ por evento) Anvisa – exigências para livre prática 22

23 Evolução dos Navios – Longo Curso 23

24 24 Evvolução dos navios no Brasil Length: 272 / 286,5 mSlot Capacity: / 5900 TEUWidth: 40 m 2004/09Monte / Rio Length:185 mSlot Capacity: TEUWidth: 28 m 1981 Monte Rosa 2010/12Santa Length: 300 mSlot Capacity: TEUWidth: 42,8 m 1990 Length: 200 mSlot Capacity: TEUWidth: 32,2 mCap Trafalgar Cap San/Bahia 2001/07 Length: 254 mSlot Capacity: TEUWidth: 32 m 2013/14 Cap San (new)Length: ca. 336 m Slot Capacity: ca TEUWidth: 48,2 m Draft 14,02 m Draft : 13,50 m Draft: 12,53 m Draft: 12,00 m Draft : 11,00

25 25 Evolução do tamanho dos navios no Brasil (TEU) Fonte: datamar Futuro 2017 : TEU

26 26 Evolução do comprimento dos navios no Brasil (metros) Fonte: Datamar Futuro 2017 : 368 m

27 27 Evolução de calados máximos dos navios Futuro 2017 : 14,5 m

28 Desempenho dos Portos 28

29 29 Condições meteorológicas desfavoráveis Limitações nas atracações noturnas (navios grandes) Volumes de cargas em crescimento no longo curso e cabotagem Janelas de atracação nos terminais limitadas Terminais Congestionados Principais fatores que geram atrasos ou cancelamentos de escalas Baixa produtividade Dragagens Greves Acessos limitados PEC, SSZ, SPB, PNG, SUP PNG, IOA,ITJ,RIG Mau tempo Swell Neblina Ventos Praticagens Capitanias SSZ, SPB, ITJ, IOA, RIG, PNG

30 Produtividade/ Espera para atracação

31 ABR - Produtividade/ Espera para atracação

32 Restrições portuárias para navios da classe Cap San (336 m) no Brasil

33 Cancelamento de escalas

34 Obrigado ! 34


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