A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA
Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios

2 Por: Ana Lúcia Torquato
Avanços e Desafios: o programa cisternas sob a ótica de seus executores. Por: Ana Lúcia Torquato SIAA/SEDES

3 Desafios no Desenvolvimento da Política Pública
População pobre, isolada, com baixo acesso as políticas publicas; Persistência da visão de combate a seca Insegurança Alimentar e Nutricional; A Bahia encontrava-se com mais da metade da população com algum grau de insegurança alimentar (50,2%), embora na atualidade tenha havido uma significativa redução de 18% da ISAN no estado; Restrições do Acesso a Água; Mais de mil famílias e mais de escolas sem acesso a água.

4 A Importância dos atores na construção desse processo:
O Compromisso do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, integrando governo e sociedade civil, em torno de políticas públicas, voltadas para o fortalecimento do semiárido; Prioridade do Estado da Bahia no acesso à água, com a implantação e execução do Programa Água Para Todos; Caráter metodológico na construção das cisterna, como elemento de empoderamento social; Articulação e integração entre setores do governo, intra e entre secretarias.

5 Principais Avanços (2007-2011):
Acesso a água de qualidade, redução da insegurança alimentar e nutricional, fortalecimento das ações de convivência com o semiárido: 40.211cisternas de consumo construídas; Mais de milhões de litros de água armazenado pessoas atendidas. Fortalecimento da agricultura familiar, incentivo a produção de alimentos agroecológicos, integração com Programas de comercialização institucional, comercialização de excedentes, incremento na renda dos agricultores: 1.822 cisternas de produção construídas Mais de milhões de litros de água armazenada Qualificação do professor, qualidade na educação com visão para convivência com o semiárido, 811 cisternas para as famílias das comunidades escolares, 43 cisternas de nas escolas para consumo humano 43 cisternas de l para o plantio das hortas escolares, 4.000 atores no projeto cisternas nas escolas.

6

7 Formação dos Professores

8 Cisternas nas Escolas

9

10 HORTAS

11

12 “ O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada
“ O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina


Carregar ppt "GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google