A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFBA Universidade Federal da Bahia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFBA Universidade Federal da Bahia"— Transcrição da apresentação:

1 UFBA Universidade Federal da Bahia
Explanação sobre engenharia elétrica

2 Universidade Federal da Bahia
BI Ciência e tecnologia Elementos acadêmicos e profissionais Professor: Antonio Cezar de Castro Lima

3 Tarço dourado João batista Erisvam Anderson Lucas
UFBA BI Bacharelado Interdisciplinar em ciência e tecnologia turma t.01 Tarço dourado João batista Erisvam Anderson Lucas

4 OBJETIVO Explanar sobre a engenharia elétrica,enfocando as matérias estudadas,as áreas a ser seguidas e as profissões do meio. Bem como ressaltar como funciona a relação entre o profissional e a sociedade.

5 Introdução engenharia elétrica è um ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo .

6 Coração da eletricidade

7 No que concerne à energia elétrica:
Geração(usinas/fábricas geradoras hidrelétricas,termoelétricas,nucleares; A transmissão e o transporte (linhas de transmissão de alta tensão); A distribuição e utilização nas residências,nas industrias(controle de automação,máquinas elétricas,motores elétricos); Telecomunicação(telefonia fixa e celular,rádio,televisão,internet) Informática; Eletrônica.

8 A engenharia elétrica se divide nas seguintes áreas de especialização
Sistemas de energia elétrica; Sistemas de eletrônica de potência; Sistemas de telecomunicações; Sistemas de computação; Sistemas de engenharia de controle e automação

9 MATÉRIAS ESTUDADAS Matemática e física são as matérias básicas;
Em especial se destaca o eletromagnetismo matéria qual o estudante se dedica a maior parte do curso; Estuda-se também sociologia,comunicação e expressão(português)

10 ENGENHARIA ELETROTÉCNICA
A ênfase em eletrotécnica estuda o sistema de potência elétrica que compreende a geração,transmissão,distribuição e utilização de energia elétrica

11 ESSA ÁREA SE DIVIDE EM: Geração,transmissão de energia elétrica. Motores elétricos Instalações elétricas

12 ENGENHARIA ELETRÔNICA
O transistor juntamente com o diodo são classificados como dispositivos de estado solido e são elementos marcantes dessa engenharia.

13 A diferença entre os termos eletricidade e eletrônica esta na natureza do elementos.A eletricidade trabalha com elementos chamados passivos,os resistores,os indutores,os capacitores. A engenharia eletrônica surgiu quando foi possível aplicar a teoria da lógica digital.A eletrônica permite que equipamentos, maquinas e dispositivos respondam mais rápido e com maior eficiência energética.

14 CONTROLE E OUTOMAÇÃO Em engenharia de controle de automação tem como objetivo desenvolver controladores que melhorem o desempenho de sistemas dinâmicos,tais como máquinas,processos,produtos,serviços para trabalharem de maneira auto-regulada.

15 Uma área em bastante expansão, pois o mercado exige produtos Guiado por controle(televisão som ...).
É da ênfase a alguns conhecimentos de engenharia elétrica,mecânica e computação. OS TIPOS DE CONTROLE SÃO: Controle clássico; Controle adaptativo; Controle ótimo; Controle fuzzy; Rede neutral e preditivo.

16 TELECOMUNICAÇÃO Telecomunicação è a transmissão , emissão ou recepção,por fio,radioeletricidade,meios ópticos ou qualquer outro processo, eletromagnético,de símbolos, caracteres,sinais escritos,imagens,sons,ou informação de qualquer natureza.

17 Na habilitação de telecomunicação é o conjunto de equipamentos,dispositivos e demais meios necessários á realização de telecomunicação,seus acessórios e periféricos,e, quando for ocaso,as instalações que os abrigam complementam,inclusive terminais portáteis

18 O PROFISSIONAL O engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento á aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários a pesquisa, ao projeto e à implementação de sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e na informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. O campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações,escritórios de projetos e consultoria manutenção de equipamentos, eletro- eletrônicos,informática,hospitais etc.

19 Como se define um engenheiro elétrico
No Brasil é considerado engenheiro eletricista quem for formado em engenharia elétrica não é preciso necessariamente ter o registro no CREA do estado onde se formou,e a faculdade que lhe outorga o título.

20 A SOCIEDADE O maiores beneficiados com os estudos da engenharia elétrica é a população em geral,pois nos beneficiamos de todas as descobertas feitas,se temos luz,TV com controle remoto,equipamentos eletrônicos foi possível graças aos estudos na área.

21 Prova disso

22 Bibliografia Flimming ,Diva Maria,Goncalves ,Miriam buss-CÁlCULO A. Funções,limites,derivação e integração. 6ª edição. Cruz ,Daniel –ciências educação ambiental: Química e física. http/ IEEE,nanotechnology: volume 1 number 2. Damas ,Luis-Linguagem C, 10ª edição.

23 Agradecimentos Ao professor Antonio Cezar pela oportunidade dada em explanar o conhecimento na área de engenharia elétrica. Ao ilustre eng.eletricista Ítalo Abade pelo apoio quando as duvidas surgiam.


Carregar ppt "UFBA Universidade Federal da Bahia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google