A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Década de 60Década de 60 Trajetória da Educação Ambiental e sua relação com aspectos históricos, econômicos e socioculturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO AMBIENTAL Década de 60Década de 60 Trajetória da Educação Ambiental e sua relação com aspectos históricos, econômicos e socioculturais."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Década de 60Década de 60 Trajetória da Educação Ambiental e sua relação com aspectos históricos, econômicos e socioculturais

2 EQUIPE Daniela Santana Débora Nunes Kyra Teles Yasmin Bittar Profª. Rosiléia Oliveira de Almeida

3

4 O que acontecia no MUNDO? Época de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA; Grandes mudanças no comportamento; Explosão de juventude em todos os aspectos; A palavra de ordem era "quero que vá tudo pro inferno; Arte Pop (Ex: Andy Warhol, Roy Lichetenstein e Robert Indiana ); Desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual; A chegada do homem à Lua;

5 Consumismo

6 POP ART - Andy Warhol

7 Moda, Música, Comportamento...

8

9 O grande show Woodstock Music & Art Fair

10 No entanto, não se discutia tanto sobre a questão ambiental, até a publicação do livroPrimavera Silenciosa de Rachel Carson.

11 Primavera Silenciosa

12

13 Nós permitimos que esses produtos químicos fossem utilizados com pouca ou nenhuma pesquisa prévia sobre seu efeito no solo, na água, animais selvagens e sobre o próprio homem. (Primavera Silenciosa – Rachel Carson)

14 CONSELHO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1968 Nasce o Conselho para Educação Ambiental, no Reino Unido. Reunindo mais de 50 organizações voltadas para temas de educação e meio ambiente. CLUBE DE ROMA 1968 Discutiam sobre o consumo, reservas de recursos naturais não-renováveis, crescimento da população mundial, atividades industriais e etc

15

16 A Contracultura Uma busca por um outro tipo de vida; Uma cultura com valores e costumes colidentes com os da sociedade estabelecida; O Tropicalismo; Os hippies ; Maior capacidade de expressão crítica (poluição atmosférica, questão ambiental, racismo, pobreza, o estilo dos pais, o consumismo exagerado); Pregavam a paz e o amor, através do poder da flor [flower power], do negro [black power], do gay [gay power] e da liberação da mulher [women's lib]; Sociedades alternativas;

17 TROPICÁLIA – Caetano e Gal

18 A exacerbação no diferencial eloquente ofusca O esplendor da criação brilhante que declina Invadindo mentes estreitas e passivas Uniformizadas sem horizontes, Sem opções ou vida... sem alcançar o céu conformado Em prosseguir beirando o abismo... Monocromático, insípido, inodoro e inaudível, Massificando em prol do lucro A cegueira e mudez reproduzida, Que compra a materialidade, despindo a informação e cultura da verdade No detrimento da real felicidade.

19 Caminhando contra o vento Sem lenço e sem documento No sol de quase dezembro Eu vou... O sol se reparte em crimes Espaçonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou... Em caras de presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras Bomba e Brigitte Bardot... O sol nas bancas de revista Me enche de alegria e preguiça Quem lê tanta notícia Eu vou... Por entre fotos e nomes Os olhos cheios de cores O peito cheio de amores vãos Eu vou Por que não, por que não? Alegria, Alegria – Caetano Veloso

20

21 O que acontecia no BRASIL? No Brasil, lutava-se contra a ditadura militar, contra a reforma educacional, o que iria mais tarde resultar no fechamento do Congresso e na decretação do Ato Institucional nº 5. Em linhas gerais: Ditadura militar, repressão, movimentos de resistência, movimentos estudantis, hippie, milagre econômico.

22

23 Contexto Socio-político-ambiental Uma sociedade de mercado (capitalismo); O processo de globalização e seus impactos na natureza; Processo de industrialização; Os fenômenos ditos naturais passam a ser estudados; "Milagre Econômico" ou Anos de Chumbo" e a Ditadura Militar; O desmatamento da floresta Amazônica; O projeto da Rodovia Transamazônica; Uso do nacionalismo em prol do progresso.

24

25

26 FIM


Carregar ppt "EDUCAÇÃO AMBIENTAL Década de 60Década de 60 Trajetória da Educação Ambiental e sua relação com aspectos históricos, econômicos e socioculturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google