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1 Relações com Investidores III Encontro Nacional com Analistas e Investidores.

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1 1 Relações com Investidores III Encontro Nacional com Analistas e Investidores

2 2 Relações com Investidores (1) Somente com características de operações de crédito (2) Operações Vencidas + 60 dias R$ milhões DestaquesDestaques

3 3 Relações com Investidores Selic - % 3T054T051T062T063T06 4.199 4.398 4.406 4.312 4.403 44,3 49,8 49,5 53,7 53,2 9,0 9,2 8,5 8,1 7,9 20,4 18,4 17,2 15,1 14,9 3T054T051T062T06 3T06 Spread Anualizado¹ - %Spread sobre Selic - % Margem Financeira Bruta Margem Financeira Bruta - R$ milhões (1) Margem Financeira Bruta sobre Ativos Rentáveis

4 4 Relações com Investidores 2T06 - % R$ milhões Carteira de Crédito PFMPEPJAgronegóciosExterior 3T06 - % 19,6 14,0 23,6 34,1 8,8 19,1 14,7 22,2 35,3 8,7

5 5 Relações com Investidores CDC EletrônicoCDC SalárioCDC ConsignaçãoCDC Total CDC Contratação R$ milhões 623 639 815 795 704 546 521 615 538 432 1.118 1.004 1.668 2.366 2.567 3.419 3.065 4.286 5.185 5.022 3T054T051T062T063T06

6 6 Relações com Investidores BB SFN¹ Risco de Crédito - % (1) Fonte: Banco Central do Brasil AA-CD-HAA-CD-H 2T06 3T06 VarejoComercialAgronegóciosComércio Exterior 88,989,694,995,184,881,598,197,598,6 18,51,92,51,4 15,24,95,110,411,1 88,487,689,589,6 10,510,412,411,6

7 7 Relações com Investidores Provisão para Risco de Crédito e Inadimplência (1) Carteira média e despesas dos últimos 12 meses Despesas de PCLD Trimestral - R$ milhões Despesa de provisão sobre a carteira¹ - % Provisão/Carteira de Crédito - % Operações Vencidas + 15 dias / Carteira de Crédito - % Operações Vencidas + 60 dias / Carteira de Crédito - % 4,24,2 4,7 4,9 5,5 5,6 966 3T05 1.498 4T05 1.345 1T06 1.757 2T06 1.385 3T06 6,3 6,6 7,3 7,4 5,9 5,6 6,0 5,0 3,9 4,0 4,3 3,6 3,8 3T054T051T062T063T06 5,2

8 8 Relações com Investidores Inadimplência do Crédito PF¹ SFNBBSFNBB Operações Vencidas há mais de 15 dias - %Operações Vencidas há mais de 90 dias - % (1) Operações com Recursos Livres exceto Fundos e Programas, Fin. Cartão de Crédito, Leasing. 14,914,814,7 13,9 14,5 13,8 14,5 14,7 13,3 12,8 12,4 12,1 13,1 13,4 13,8 12,9 13,7 13,6 14,0 14,3 14,8 14,2 14,5 8,1 8,2 8,5 8,2 8,1 7,5 7,4 7,1 6,8 6,5 6,8 6,7 6,9 7,2 7,3 7,4 7,7 7,2 7,5 7,6 7,8 Set/05Nov/05Jan/06Mar/06Mai/06Jul/06Set/06

9 9 Relações com Investidores Provisão sobre Carteira Vencidas + 15 dias sobre Carteira Provisões cobrem 160,8% da Inadimplência 8,9% 5,5% Jun/05Set/05Nov/05Jan/06Mar/06Mai/06Jul/06Set/06 Agronegócios – Provisão x Inadimplência

10 10 Relações com Investidores 44 80 68 63 134 79 49 127 158 194 462 748 656 1.050 641 0,2 0,4 0,3 0,2 0,5 0,3 0,2 0,4 0,5 0,6 1,5 2,1 1,8 2,6 1,6 1T032T033T034T031T042T043T044T041T052T053T054T051T062T063T06 Agronegócios - Provisões Provisões Trimestrais - R$ milhõesProvisões / Carteira - %

11 11 Relações com Investidores R$ milhões Receitas com Tarifas

12 12 Relações com Investidores 19,7 22,3 22,9 23,3 23,7 24,1 284 290 288 284 278 3T054T051T062T063T06 150,4 153,5 169,2 171,2 180,6 20,9 20,2 20,1 19,7 3T054T051T062T063T06 (1) Média dos últimos 12 meses RPS + MFB / Cliente¹ - R$ Participação de Mercado - % Base de Clientes - milhões Adm. de Recursos de Terceiros - R$ bilhões Receitas com Tarifas

13 13 Relações com Investidores Despesas Administrativas R$ milhões

14 14 Relações com Investidores 47,5 48,1 45,5 46,5 3T054T051T062T063T06 103,4 102,3 112,1112,2113,4 3T054T051T062T063T06 Índice de Cobertura¹ - % (1) RPS / Despesa de Pessoal - Acumulado no ano (2) Despesas Administrativas / Receitas Operacionais - Acumulado no ano Índice de Eficiência² - % Índices de Produtividade

15 15 Relações com Investidores Banco do Brasil e o Agronegócio Desafios e Oportunidades Banco do Brasil e o Agronegócio Desafios e Oportunidades

16 16 Relações com Investidores PIB EXPORTAÇÕESEMPREGOS 37% 28% Agronegócio – Importância para o Brasil PIB Agronegócio: R$ 538 bilhões Fontes: MAPA e CEPEA/USP/2005 Insumos 6% Indústria 33% Distribuição 33% Agropecuária 28%

17 17 Relações com Investidores 37,9 38,5 35,6 39,1 38,5 37,0 36,6 35,0 36,9 37,8 40,2 43,9 47,4 48,8 47,2 44,7 117,7 119,9 68,4 68,3 57,9 76,0 81,1 73,6 78,4 76,6 82,4 83,0 100,3 96,7 123,2 119,1 113,5 90/9191/9292/9393/9494/9595/9696/9797/9898/9999/0000/0101/0202/0303/0404/0505/0606/07¹ Produção de Grãos Fontes: CONAB / MAPA (1) Estimativa Produção – milhões toneladasÁrea – milhões ha Evolução Produção – 103% Área – 18%

18 18 Relações com Investidores 8.900 9.200 2.830 5.200 5.400 6.045 5.820 6.040 6.270 6.650 6.900 7.300 7.700 8.350 8.750 7.843 8.950 8.494 7.517 6.736 5.977 5.526 4.875 4.461 4.052 4.050 3.411 1.330 1.470 1.560 1.540 1.699 1.834 2.556 2.730 2.872 2.698 2.679 2.735 1994199519961997199819992000200120022003200420052006¹ BovinaFrangoSuína Produção de Carnes Fontes: CNA, ABEF e ABIECS (1) Estimativa mil toneladas Evolução Frango – 170% Bovina – 71% Suína – 113%

19 19 Relações com Investidores 40,0 45,2 5,2 808182838485868788899091929394959697989900010203040506¹ Fonte: MAPA e MDIC (1) De agosto/05 a julho/06 Saldo Balança Comercial AgronegóciosTotalOutros US$ bilhões 0,0

20 20 Relações com Investidores Carteira por Finalidade 38,1% 43,4% 14,5% 4,0% R$ 40,3 bilhões CusteioInvestimentoComercializaçãoOutros

21 21 Relações com Investidores 11,8% AA 25,5% A 25,4% B 18,8% C 9,4% D 1,7% E 0,9% F 1,4% G 5,1% H Concentração do risco AA a C 81,5% com risco de AA a C

22 22 Relações com Investidores Prorrogações: R$ 8,6 bi (R$ 2,8 bi 2005 + R$ 5,8 bi 2006) Carteira de Agronegócio 46% 16% 11% 8% 6% 13% Custeio AgropecuárioFiname RuralFCO RuralBNDES RuralPRONAFDemais

23 23 Relações com Investidores Milho 13% Arroz 6% Demais 13% Soja 57% Bovinos 11% MT 15% GO 16 % RS 17% PR 26% Demais 26% Demais 18% RS 7% MT 17 % GO 20% MG 11% MS 16% PR 11% SC 9% Demais 37% PR 26% SP 10% RS 18% MS 4% MT 4% SC 10% RS 70% Demais 12% Carteira de Agronegócio Distribuição dos valores prorrogados por produto/UF

24 24 Relações com Investidores Safra 2006/07 x 2005/06 Custos médios de produção - Δ% Cenários e Perspectivas Fonte: ATNC – Sistema RTA Média Brasil Arroz-8,8 Soja-28,0 Milho-9,3 Algodão-28,5 Média-18,65

25 25 Relações com Investidores Cenários e Perspectivas Fonte: ATNC – Sistema RTA Média Brasil - Efetivos x Projetados Safra 2006/07 x 2005/06 Preços de Comercialização - Δ% Arroz9,1 Soja16,5 Milho47,2 Algodão7,4 Média20,1

26 26 Relações com Investidores BB SEGURO AGRÍCOLA; PROAGRO; Mercados Futuros e Opções Agropecuárias: Safra 2005/06: negociados 15 mil contratos (+ 52%); Safra 2006/07: 50 mil contratos, protegendo o equivalente a R$ 950 milhões; Protocolo de Intenções BM&F. SEPAF – Seguro de Preços para a Agricultura Familiar; Convênios de integração e Projeto Agribusiness. Processo de Crédito e Mitigadores de Risco

27 27 Relações com Investidores Processo de Crédito e Mitigadores de Risco Limite de Exposição Agropecuária (carteira e atividades); Limite de Crédito do Produtor Rural; Limite Financiado - Sistema RTA - Referencial Técnico Agropecuário: 278 mil planilhas. Zoneamento Agrícola; Assessoramento Técnico em Nível de Carteira; Assistência Técnica em Nível de Imóvel.

28 28 Relações com Investidores O Brasil tem vantagens competitivas no Agronegócio; O endividamento dos produtores encontra-se diluído no curto e longo prazos; As perspectivas de mercado para os produtos agropecuários são favoráveis; A carteira encontra-se concentrada em clientes de menor risco (AA a C); O Banco do Brasil detém conhecimento específico e vem se utilizando de instrumentos adequados para o gerenciamento do risco da atividade agropecuária; O setor rural é considerado estratégico e conta com o suporte de políticas públicas específicas. ConclusãoConclusão

29 29 Relações com Investidores Banco do Brasil e o Mercado de Varejo Banco do Brasil e o Mercado de Varejo

30 30 Relações com Investidores EstratégiaEstratégia CENÁRIO DE MERCADO ESTRATÉGIA BB Avanço do Crédito Consignado Parceria dos Bancos com a Rede Varejista Crescimento da Oferta de Crédito Imobiliário Grande volume de financiamento de veículos Aquisições de Bancos Redução de taxa de juros Livre Opção Bancária e Portabilidade do Crédito Foco na venda de crédito e cartão Agressividade na expansão da Carteira de Crédito Consignado Ampliação do Escopo de Venda para Clientes Não Correntistas (acionistas, poupadores, beneficiários do INSS) Parcerias Varejistas Atuação no mercado imobiliário Expansão da carteira de financiamento de veículos Aperfeiçoamento do relacionamento com os diversos segmentos de clientes, principalmente o público de Alta Renda

31 31 Relações com Investidores 20062007 Ampliação do conceito de Cliente Correntista para Consumidor Bancário 32 36 2 26 6 2 24 6 2 Δ=8,3% Δ=0% Δ=12,5% Correntistas Poupadores Não Correntistas Beneficiários INSS Cliente NÃO Correntista Base de Clientes qtde. milhões

32 32 Relações com Investidores Crescimento com Não Correntistas e ParceirosCrescimento Normal Cartão de Crédito qtde. milhões 7,990 11,355 3T054T051T062T063T064T061T072T073T074T07 2,2 milhões de Cartões de Crédito 16 milhões

33 33 Relações com Investidores CONV. DA BASE INTERNAPARCERIAS VAREJISTASNOVOS NICHOS - Poupadores Não Correntistas - Beneficiários INSS - Prospecção - Concessionárias de Veículos - Locadoras - Empresas de Telefonia AÇÃO JUNTO AO CLIENTE NÃO CORRENTISTA Cliente Não Correntista

34 34 Relações com Investidores Livre Opção Bancária AMEAÇAS OPORTUNIDADES Aumento da competição por clientes recebedores de proventos Aumento dos custos de fidelização Maior necessidade de investimento em estruturas de atendimento (conveniência e comodidade) Fortalecimento do poder de barganha dos consumidores e das entidades representativas sobre preços e taxas Intensificação da compra e venda de carteiras de crédito entre bancos (mercado secundário) Aumento da demanda e aquecimento do mercado de crédito Redução de barreiras de entrada em mercados antes protegidos por exclusividade contratual Otimização dos diferenciais competitivos do BB: Maior rede (física e eletrônica) Melhores preços Solidez da marca e forte presença em órgãos públicos e grandes empresas

35 35 Relações com Investidores Programa de Relacionamento Os clientes recebem dois tipos de pontos: TROCA DOS PONTOS POR VANTAGENS DIVERSAS São pontos gerados pelos gastos realizados com o Cartão Ourocard e... PONTOS DO CARTÃO...pela soma dos Pontos de Relacionamento. + VANTAGENS AUTOMÁTICAS EM CONTA CORRENTE E CARTÃO DE CRÉDITO São pontos que TODOS os clientes adquirem em função de suas interações com a empresa... PONTOS DE RELACIONAMENTO INVESTI MENTOS E AÇÕES SEGUROS CAPITALIZAÇÃO CANAIS ALTERNATIVOS PREVIDÊNCIA POUPANÇA EXCLUSIVO PORTADORES CARTÃO DE CRÉDITO...e geram... Que possibilitam... Como funciona?

36 36 Relações com Investidores Programa de Retenção Base de clientes CABB Agência ClientesRisco de saída 1. Silvio RobertoAlta 2. João CarlosMédia 3. Alberto TorresAlta 4.LuciaValBaixa 5.Zélia GoisMédia.................................................................. 100. Maria FrançaBaixa Classificação dos clientes Informações Gerenciais Público-Alvo Risco Canal Fluxo Ação Preferencial e Pessoa Física Estilo e Exclusivo Ações de Retenção Registro do Contato

37 37 Relações com Investidores SegmentaçãoSegmentação Aprimoramento do Relacionamento com Clientes Unidade Alta Renda (1) previsão (2) previsão até Dez/2006 R$ 198 milhõesR$ 90 milhões² Resultado Incremental acumulado R$ 56 bilhõesR$ 30 bilhõesRecursos Administrados 276 mil119 milClientes 2007¹2006

38 38 Relações com Investidores Resultados alcançados com foco nos principais produtos de Varejo

39 39 Relações com Investidores Carteira de Crédito Total – Recursos Livres Evolução 2006 BB – 29,9% Mercado – 18,2% Crédito PF Volume – R$ milhõesParticipação Mercado - % 16.560 16.685 18.602 20.201 21.681 10,2 9,7 10,0 10,5 10,7 3T054T051T062T063T06

40 40 Relações com Investidores 3.286 3.810 4.695 6.040 7.356 3T054T051T062T063T06 R$ milhões Crédito PF Carteira de Crédito Consignado Evolução 2T06 x 3T06 BB – 21,8% Mercado – 10,7%

41 41 Relações com Investidores 3T054T051T062T063T06 R$ milhões Carteira de Financiamento de Veículos Crédito PF Convênios com concessionárias de veículos e locadoras Incremento na carteira em R$ 2 bilhões até Dez/2007 Financiamento de 150 mil veículos R$ 1 bilhão em Dez/06 202 188 230 409 618 Evolução 9M06 229,1%

42 42 Relações com Investidores 13,1 12,9 14,0 14,2 14,5 14,9 13,9 14,5 12,8 12,1 8,1 8,5 7,5 6,8 6,5 6,7 7,3 7,2 7,8 Set/05Dez/05Mar/06Jun/06Set/06 SFNBBSFNBB Operações Vencidas há mais de 15 dias - %Operações Vencidas há mais de 90 dias - % InadimplênciaInadimplência

43 43 Relações com Investidores 7.968 9.119 9.246 8.869 9.414 7.990 9.282 9.486 9.868 11.355 3T054T051T062T063T06 Faturamento – R$ milhõesQtde. cartões - milhares Cartão de Crédito Evolução Base Cartões 3T05 x 3T06 41,4% Evolução Faturamento 3T05 x 3T06 18,1%

44 44 Relações com Investidores 3T053T06 938 747 567 753 638 561 Δ=24,6% Δ=15,4% Δ=1,1% Δ=17,1% 2.252 1.952 R$ milhões RPS – Receita de Prestação de Serviços Aumento da Fidelização incrementa Tarifa de Produtos Tarifas Rel. Cliente Cobrança/Rec. e Outros Tarifa de Produtos¹ (1) Incluí Fundos, Seguridade, Crédito e Cartão

45 45 Relações com Investidores Recursos Administrados 4T05 3T06 43,7 52,7 Adm. de Recursos de Terceiros - R$ bilhões Pessoa Física 2T06 48,4 19,7 150,4 153,5 169,2 171,2 180,6 20,9 20,2 20,1 19,7 3T054T051T062T063T06 Participação de Mercado - % Adm. de Recursos de Terceiros - R$ bilhões

46 46 Relações com Investidores ClientesClientes (1) Posição em Setembro/2006 Posse de Produtos¹

47 47 Relações com Investidores Projeto Destaque 2007 Crédito Imobiliário Grupo de Trabalho para estruturação do produto e da linha de crédito no Banco do Brasil Estabelecimento de parceria com a

48 48 Relações com Investidores CanaisCanais

49 49 Relações com Investidores O Histórico do sucesso do BB no uso de canais de auto-atendimento CanaisCanais Atendimento Pessoal – Canais Automatizados 2003 2005 86% 89% 2004 88% 2006 90%

50 50 Relações com Investidores Unidade de Relações com Investidores SBS - Quadra 1 - Bloco C - Ed. Sede III - 5° andar 70073-901 - Brasília (DF) Telefone: (61) 3310.3980 Fax: (61) 3310.3735 www.bb.com.br ri@bb.com.br Disclaimer - Esta apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, estimativas de crescimento, projeções de resultados e estratégias futuras sobre o Banco do Brasil, suas subsidiárias coligadas e controladas. Embora essas referências e declarações reflitam o que os administradores acreditam, as mesmas envolvem imprecisões e riscos difíceis de se prever, podendo, desta forma, haver resultados ou conseqüências diferentes daqueles aqui antecipados e discutidos. Estas expectativas são altamente dependentes das condições do mercado, do desempenho econômico geral do país, do setor e dos mercados internacionais. O Banco do Brasil não se responsabiliza em atualizar qualquer estimativa contida nesta apresentação. Para maiores detalhes a respeito destas informações acesse www.bb.com.br/ri


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