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Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.

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1 Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

2 2 Sintaxe introduzida: comparação entre números min (en/pt): obtém o mínimo entre 2 ou 3 números;enpt max (en/pt): obtém o máximo entre 2 ou 3 números;enpt

3 3 Sintaxe Introduzida: restrições de valor abs (en/pt): retorna valor absoluto de um número;enpt ceil (en/pt): arredonda para cima;enpt floor (en/pt): arredonda para baixo;enpt round (en/pt): arredondamento para o inteiro mais próximo;enpt constrain (en/pt): restringe um valor a um intervalo;enpt

4 4 Sintaxe introduzida: normalização, mapeamento e interpolação Operações de regra de 3; norm (en/pt): Normaliza. Transforma um número de um intervalo para outro entre 0 e 1;en map (en/pt): Mapeia. Converte um número de um intervalo para outro;en lerp (en/pt): Interpola. Calcula um número entre 2 em um intervalo específico.enpt

5 5 Sintaxe introduzida: geração de números aleatórios random (en/pt): devolve um valor pseudo- aleatório;enpt randomSeed (en/pt): escolhe a raiz do número aleatório;enpt noise (en/pt): devolve valor de ruído de Perlin;enpt noiseSeed (en/pt): ajusta a raiz do ruído de Perlin;enpt noiseDetail (en/pt): ajusta o detalhe do ruído de Perlin.enpt

6 6 Sintaxe introduzida: expoentes e raízes sq (en): Retorna o quadrado de um número;en sqrt (en): Calcula a raiz quadrada de um número;en pow (en): Devolve um número elevado a um expoente (potência).en

7 7 Sintaxe introduzida: funções diversas dist (en): Calcula a distância entre 2 pontos;en mag (en): Calcula o comprimento de um vetor. Mesmo que dist(0,0,x,y);en exp (en): Retorna e ( ) elevado à uma potência;en log (en): Calcula o logaritmo neperiano de um número;en

8 8 Restrições e comparações min, max, abs, ceil, floor, round float a = min(2.3, 3.1); // valor mínimo println(a); // Exibe 2.3; float b = max(2.3, 3.1); // valor máx println(b); // Exibe 3.1; float c = abs(-12); // valor absoluto println(c); // Exibe 12.0 float d = ceil(12.2); // arredonda cima println(d); // Exibe 13

9 9 constrain (valor, mínimo, máximo) int f = constrain(5, 10, 20); println(f); // Exibe 10 int g = constrain(30, 10, 20); println(g); // Exibe 20 Útil para restringir movimento do mouse;

10 10 Normalização Regra de três; Conversão de um valor para um intervalo entre 0 e 1; float h = norm(0, 0, 255); println(h); // Exibe 0; float i = norm(127, 0, 255); println(i); // Exibe float(j) = norm(255, 0, 255); println(j); // Exibe 1.

11 11 Mapeamento Regra de três; Conversão de um valor de um intervalo para outro; float k = map(20, 0, 100, 0, 255); println(k); // Exibe 51.0

12 12 Geração de números pseudo- aleatórios Permite que se dê a ilusão da remoção do determinismo de um programa; random(min, max): Retorna um número pseudo-aleatório entre os 2 intervalos; float m = random(-10,10); println(m); // Não sei! Com certeza exibe um número entre -10 e 10


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