Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietra Cirino Alterado mais de 9 anos atrás
1
Bosque do estudante Rua do Estudante – Olival – V. N. Gaia
Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo de Macedo Olival - Porto 9º D alunos José Almeida – Prof. de Área de Projecto
2
Para melhor percebermos a constituição do nosso bosque, procedemos à sua divisão por estratos:
Estrato arbóreo: eucaliptos e mais eucaliptos… Estrato arbustivo: giestas, urzes, tojos, silvas e muitos fetos. Estrato herbáceo: ervas, musgos e alguns líquenes. Na área estudada verificamos que o eucalipto é a espécie arbórea dominante (97%), embora também encontrássemos alguns sobreiros e pinheiros e um carvalho (perdido no meio do eucaliptal). Os fetos são os principais representantes do estrato arbustivo. Há a destacar a elevada densidade populacional de eucaliptos e fetos na nossa área florestal de investigação. Abelha
3
No bosque não foi possível observar muitos animais devido ao ruído das obras que decorrem ao seu lado e ao momento do dia em que tivemos oportunidade de o explorar. Contudo ainda encontramos abelhas, formigas, lagartixas, vestígios de coelhos e algumas fossadas… Topologicamente a área de estudo caracteriza-se por um talude com forte inclinação onde os xistos afloram medianamente. O bosque evidencia alguns problemas ambientais: resíduos sólidos junto à estrada e muitas árvores cortadas – uma imensa desflorestação causada pela abertura de uma via rápida na base do talude. A A
4
Neste projecto realizamos actividades de preparação para as saídas de campo, em que se fez a análise de propostas de trabalho e alguns materiais a utilizar na investigação, fizemos algumas investigações para completar fichas e tarefas planificadas e comparamos ainda o bosque no Inverno e em plena Primavera; enfim, tentamos caracterizar o bosque. As principais dificuldades que tivemos foram o receio de encontrarmos répteis, a inclinação do terreno, a elevada densidade de vegetação, bem como a identificação de algumas espécies. Este projecto permitiu ligar a teoria à prática, ou seja, aquilo que estudamos à realidade mesmo ao nosso lado, o que fez aumentar a motivação para a defendermos este reservatório de biodiversidade. Grupo de trabalho Pinheirinho Grupos de trabalho
5
Público-alvo Para divulgarmos o projecto mostrando a importância da floresta nacional como reservatório da biodiversidade, resolvemos fazer um cartaz. Nele, para além de referimos a principal fauna e flora existente na nossa área de estudo, tentamos alertar toda a comunidade educativa para o impacte ambiental causado pela construção de uma via rápida que atravessa o bosque mesmo ao lado da nossa escola. E … toda a comunidade educativa
6
Pela curiosidade suscitada e dada a sua importância, pretendemos divulgar ainda mais este cartaz, publicando-o na página Web e jornal da escola. Este é um projecto que, mesmo com o final do ano lectivo, nunca se esgota…
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.