A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rua do Estudante – Olival – V. N. Gaia Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo de Macedo Olival - Porto José Almeida – Prof. de Área de Projecto9º D - 15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rua do Estudante – Olival – V. N. Gaia Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo de Macedo Olival - Porto José Almeida – Prof. de Área de Projecto9º D - 15."— Transcrição da apresentação:

1 Rua do Estudante – Olival – V. N. Gaia Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo de Macedo Olival - Porto José Almeida – Prof. de Área de Projecto9º D - 15 alunos Bosque do estudante

2 Abelha Para melhor percebermos a constituição do nosso bosque, procedemos à sua divisão por estratos: Estrato arbóreo: eucaliptos e mais eucaliptos… Estrato arbustivo: giestas, urzes, tojos, silvas e muitos fetos. Estrato herbáceo: ervas, musgos e alguns líquenes. Na área estudada verificamos que o eucalipto é a espécie arbórea dominante (97%), embora também encontrássemos alguns sobreiros e pinheiros e um carvalho (perdido no meio do eucaliptal). Os fetos são os principais representantes do estrato arbustivo. Há a destacar a elevada densidade populacional de eucaliptos e fetos na nossa área florestal de investigação.

3 A A No bosque não foi possível observar muitos animais devido ao ruído das obras que decorrem ao seu lado e ao momento do dia em que tivemos oportunidade de o explorar. Contudo ainda encontramos abelhas, formigas, lagartixas, vestígios de coelhos e algumas fossadas… Topologicamente a área de estudo caracteriza- se por um talude com forte inclinação onde os xistos afloram medianamente. O bosque evidencia alguns problemas ambientais: resíduos sólidos junto à estrada e muitas árvores cortadas – uma imensa desflorestação causada pela abertura de uma via rápida na base do talude.

4 Grupo de trabalho Pinheirinho Neste projecto realizamos actividades de preparação para as saídas de campo, em que se fez a análise de propostas de trabalho e alguns materiais a utilizar na investigação, fizemos algumas investigações para completar fichas e tarefas planificadas e comparamos ainda o bosque no Inverno e em plena Primavera; enfim, tentamos caracterizar o bosque. As principais dificuldades que tivemos foram o receio de encontrarmos répteis, a inclinação do terreno, a elevada densidade de vegetação, bem como a identificação de algumas espécies. Este projecto permitiu ligar a teoria à prática, ou seja, aquilo que estudamos à realidade mesmo ao nosso lado, o que fez aumentar a motivação para a defendermos este reservatório de biodiversidade. Grupos de trabalho

5 Para divulgarmos o projecto mostrando a importância da floresta nacional como reservatório da biodiversidade, resolvemos fazer um cartaz. Nele, para além de referimos a principal fauna e flora existente na nossa área de estudo, tentamos alertar toda a comunidade educativa para o impacte ambiental causado pela construção de uma via rápida que atravessa o bosque mesmo ao lado da nossa escola. Público-alvo E … toda a comunidade educativa

6 Pela curiosidade suscitada e dada a sua importância, pretendemos divulgar ainda mais este cartaz, publicando-o na página Web e jornal da escola. Este é um projecto que, mesmo com o final do ano lectivo, nunca se esgota…


Carregar ppt "Rua do Estudante – Olival – V. N. Gaia Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo de Macedo Olival - Porto José Almeida – Prof. de Área de Projecto9º D - 15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google