A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor."— Transcrição da apresentação:

1 LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

2 Introdução do livro Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão, formam a terceira divisão de nossa Bíblia. Apresentam características da poesia hebraica. Estudaremos 4 unidades: Unidade I – Jó – Sofrimento, Fé e Adoração. Unidade II – Salmos – A excelência do louvor. Unidade III – Provérbios – O universo da sabedoria. Unidade IV – Eclesiastes e Cantares de Salomão – A luta pela vida e pelo amor.

3 Sofrimento, Fé e Adoração
LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor. Sofrimento, Fé e Adoração Unidade I

4 Capítulo 1- O livro de Jó Esse livro apresenta o sofrimento de um homem temente a Deus que, mesmo sendo íntegro, foi assolado por um plano diabólico que o fez perder não só seus bens materiais e sua família, como também sua saúde. Essa história fantástica deve ser estudada com profunda devoção e dedicação para que o estudante possa compreendê-la e fortalecer sua fé.

5 Capítulo 1- O livro de Jó 1.1 – O título, a Data e a Autoria de Jó
O texto de Jó tem sido alvo de calorosos debates teológicos, devido a falta de registro genealógico sobre ele. 1.1 .1– A data dos acontecimentos em Jó. Local dos acontecimentos e a autoria do Livro A natureza do Livro

6 Capítulo 1- O livro de Jó 1.2 – Jó, um grande Conflito teológico
O livro de Jó é, na maioria das vezes, incompreendido por se tratar de um relato sobre o sofrimento de um justo. Porém , para cada um deles há uma resposta divina e teológica, as quais serão analisadas ao longo deste livro.

7 Capítulo 1- O livro de Jó 1.3 – Os objetivos do Livro
Alguns objetivos: Responder ao problema do mal, analisar as profundezas da Fé em um ser humano e Sondar os mistérios e as reações de Deus diante do mal. 1.4 – Os questionamentos de Jó Três grandes questionamentos: Porque nasceu ? Por que não morreu logo após o parto? E Por que Deus o mantinha vivo?

8 Capítulo 2 – A casa do Oleiro
Analisaremos neste capítulo, as causas do sofrimento de Jó, a visão deste servo de Deus e de seus amigos sobre esse assunto. 2.1 – A fidelidade e a Prosperidade de Jó A Justiça de Jó é louvada no livro que afirma que ele se cobria de retidão e justiça. 2.2 – O sofrimento de Jó Jó sofreu em todas as áreas de sua vida. Diante de todo esse sofrimento, podemos afirmar que ele experimentou o cúmulo da perda.

9 Capítulo 2 – A casa do Oleiro
2.3- Visões sobre as causas do sofrimento de Jó A perspectiva dos amigos de Jó, que o acusaram de pecado , e ao pensamento do próprio patriarca, que defendia sua inocência. A perspectiva de Jó sobre seu sofrimento. 2.4- A visão Teológica sobre o sofrimento Sofrimento Consecutivo, Sofrimento Punitivo, Sofrimento Instrutivo e Redentivo.

10 Capítulo 3 – A Guerra Espiritual
Abordaremos a realidade da batalha espiritual entre os reinos de Deus e de Satanás, entre o bem e mal. 3.1- A realidade da Batalha espiritual A pós a queda do homem, a terra tornou-se um palco da guerra espiritual. De um lado, Deus, do outro, o diabo. 3.2- Satanás e o sofrimento de Jó Sendo Satanás o autor e o executor do sofrimento de Jó, o que ele objetivava com esse sofrimento? As estratégias de Satanás

11 Capítulo 3 – A Guerra Espiritual
3.3- Deus e o sofrimento de Jó A permissão divina e o silêncio do Altíssimo são estratégias que o eterno utiliza, na batalha espiritual, para executar o seu plano de uma forma que ninguém conhece. A perfeição do plano de Deus

12 Capítulo 4 – A celebração da Palavra, do louvor e da Fé
Abordaremos as reações de Jó, por meio de seu conhecimento sobre Deus. 4.1- A teologia de Jó Jó tinha um conhecimento profundo sobre Deus, e foi esse conhecimento que o fez permanecer inabalável na Fé diante do sofrimento. 4.2- A Fé de Jó A Fé não anula a tristeza e os problemas, mas é combustível espiritual que nos fará perseverar rumo a vitória.

13 Capítulo 4 – A celebração da Palavra, do louvor e da Fé
A fé e o conhecimento sobre Deus 4.3 - O Louvor em Jó No inicio do livro nos é revelado segredos que até aquela época não era do conhecimento dos mortais . 4.3.1 – As fontes e os Objetivos do Louvor 4.3.2 – A teologia do Louvor O Louvor em Espírito e em verdade

14 Capítulo 5 – A Soberania Divina
Abordaremos os cap. 38 a 42 de Jó, nos quais estão registrados o encontro entre Deus e seu servo. 5.1- Os segredos do Encontro com Deus O maior desejo de Jó era se encontrar com Deus para fazer-lhes algumas perguntas sobre a razão de tamanho sofrimento. 5.2- O caráter teológico das perguntas feitas por Deus a Jó As 71 perguntas revelam grandiosidades do Criador.

15 Capítulo 5 – A Soberania Divina
Conciliando Jó 38.2 com Jó 1 5.3 - Deus reina na terra As 71 perguntas se dividem em grupos com temas específicos e já têm uma resposta natural, pois ninguém, exceto o próprio Deus poderia respondê-la. Jó reconhece sua Insignificância 5.4 – Resultados do Encontro com Deus Diante da Revelação de Deus descobrimos: Nossa insignificância; que o perdão é o caminho para a vitória; nosso conhecimento diante de Deus é pequeno.

16 Capítulo 5 – A Soberania Divina
5.5- A Restauração de Jó Após as perguntas e o reconhecimento de Jó sobre sua pequenez, Deus lhe restaurou tudo o que ele perdera. Jó deixou de lado todos os questionamentos e passou a louvar a Deus.


Carregar ppt "LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google