A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão, formam a terceira divisão de nossa Bíblia. Apresentam características da poesia hebraica.  Estudaremos 4 unidades:  Unidade I – Jó – Sofrimento, Fé e Adoração.  Unidade II – Salmos – A excelência do louvor.  Unidade III – Provérbios – O universo da sabedoria.  Unidade IV – Eclesiastes e Cantares de Salomão – A luta pela vida e pelo amor.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Esse livro apresenta o sofrimento de um homem temente a Deus que, mesmo sendo íntegro, foi assolado por um plano diabólico que o fez perder não só seus bens materiais e sua família, como também sua saúde.  Essa história fantástica deve ser estudada com profunda devoção e dedicação para que o estudante possa compreendê-la e fortalecer sua fé.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.1 – O título, a Data e a Autoria de Jó  O texto de Jó tem sido alvo de calorosos debates teológicos, devido a falta de registro genealógico sobre ele. ▪ 1.1.1– A data dos acontecimentos em Jó. ▪ Local dos acontecimentos e a autoria do Livro ▪ A natureza do Livro

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – Jó, um grande Conflito teológico  O livro de Jó é, na maioria das vezes, incompreendido por se tratar de um relato sobre o sofrimento de um justo.  Porém, para cada um deles há uma resposta divina e teológica, as quais serão analisadas ao longo deste livro.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3 – Os objetivos do Livro  Alguns objetivos: Responder ao problema do mal, analisar as profundezas da Fé em um ser humano e Sondar os mistérios e as reações de Deus diante do mal.  1.4 – Os questionamentos de Jó  Três grandes questionamentos: Porque nasceu ? Por que não morreu logo após o parto? E Por que Deus o mantinha vivo?

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Analisaremos neste capítulo, as causas do sofrimento de Jó, a visão deste servo de Deus e de seus amigos sobre esse assunto.  2.1 – A fidelidade e a Prosperidade de Jó  A Justiça de Jó é louvada no livro que afirma que ele se cobria de retidão e justiça.  2.2 – O sofrimento de Jó  Jó sofreu em todas as áreas de sua vida. Diante de todo esse sofrimento, podemos afirmar que ele experimentou o cúmulo da perda.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.3- Visões sobre as causas do sofrimento de Jó  A perspectiva dos amigos de Jó, que o acusaram de pecado, e ao pensamento do próprio patriarca, que defendia sua inocência.  A perspectiva de Jó sobre seu sofrimento.  2.4- A visão Teológica sobre o sofrimento  Sofrimento Consecutivo, Sofrimento Punitivo, Sofrimento Instrutivo e Redentivo.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Abordaremos a realidade da batalha espiritual entre os reinos de Deus e de Satanás, entre o bem e mal.  3.1- A realidade da Batalha espiritual  A pós a queda do homem, a terra tornou-se um palco da guerra espiritual. De um lado, Deus, do outro, o diabo.  3.2- Satanás e o sofrimento de Jó  Sendo Satanás o autor e o executor do sofrimento de Jó, o que ele objetivava com esse sofrimento? ▪ As estratégias de Satanás

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.3- Deus e o sofrimento de Jó  A permissão divina e o silêncio do Altíssimo são estratégias que o eterno utiliza, na batalha espiritual, para executar o seu plano de uma forma que ninguém conhece. ▪ A perfeição do plano de Deus

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Abordaremos as reações de Jó, por meio de seu conhecimento sobre Deus.  4.1- A teologia de Jó  Jó tinha um conhecimento profundo sobre Deus, e foi esse conhecimento que o fez permanecer inabalável na Fé diante do sofrimento.  4.2- A Fé de Jó  A Fé não anula a tristeza e os problemas, mas é combustível espiritual que nos fará perseverar rumo a vitória.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ A fé e o conhecimento sobre Deus  O Louvor em Jó  No inicio do livro nos é revelado segredos que até aquela época não era do conhecimento dos mortais. ▪ – As fontes e os Objetivos do Louvor ▪ – A teologia do Louvor ▪ O Louvor em Espírito e em verdade

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Abordaremos os cap. 38 a 42 de Jó, nos quais estão registrados o encontro entre Deus e seu servo.  5.1- Os segredos do Encontro com Deus  O maior desejo de Jó era se encontrar com Deus para fazer-lhes algumas perguntas sobre a razão de tamanho sofrimento.  5.2- O caráter teológico das perguntas feitas por Deus a Jó  As 71 perguntas revelam grandiosidades do Criador.

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Conciliando Jó 38.2 com Jó 1  Deus reina na terra  As 71 perguntas se dividem em grupos com temas específicos e já têm uma resposta natural, pois ninguém, exceto o próprio Deus poderia respondê-la.  Jó reconhece sua Insignificância  5.4 – Resultados do Encontro com Deus  Diante da Revelação de Deus descobrimos: Nossa insignificância; que o perdão é o caminho para a vitória; nosso conhecimento diante de Deus é pequeno.

16 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.5- A Restauração de Jó  Após as perguntas e o reconhecimento de Jó sobre sua pequenez, Deus lhe restaurou tudo o que ele perdera.  Jó deixou de lado todos os questionamentos e passou a louvar a Deus.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google