A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gráficos Ciências Humanas Bárbara & Leonardo. Conheça as 21 habilidades do Enem: 1- Compreender e utilizar variáveis; 2- compreender e utilizar gráficos;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gráficos Ciências Humanas Bárbara & Leonardo. Conheça as 21 habilidades do Enem: 1- Compreender e utilizar variáveis; 2- compreender e utilizar gráficos;"— Transcrição da apresentação:

1 Gráficos Ciências Humanas Bárbara & Leonardo

2 Conheça as 21 habilidades do Enem: 1- Compreender e utilizar variáveis; 2- compreender e utilizar gráficos; 3- analisar dados estatísticos; 4- inter-relacionar linguagens; 5- contextualizar arte e literatura; 6- compreender as variantes lingüísticas; 7- compreender a geração e o uso de energia; 8- compreender a utilização dos recursos naturais; 9- compreender a água e sua importância; 10- compreender as escalas de tempo; 11- compreender a diversidade da vida; 12- utilizar indicadores sociais; 13- compreender a importância da biodiversidade; 14- conhecer as formas geométricas; 15- utilizar noções de probabilidade; 16- compreender as causas e conseqüências da poluição ambiental; 17- entender processos e implicações da produção de energia; 18- valorizar a diversidade cultural; 19- compreender diferentes pontos de vista; 20- contextualizar processos históricos; 21- compreender dados históricos e geográficos.

3

4 Os fatores que influenciaram na redução das taxas de natalidade Durante as décadas de 40 e 50 observamos um crescimento da expansão industrial. Os presidentes Getúlio Vargas e Jucelino Kubitschek foram grandes incentivadores do crescimento e diversificação do parque industrial brasileiro durante esse período. Acentua-se, portanto o processo de urbanização que acaba levando a um menor crescimento das taxas de natalidade.

5 Pode-se observar um relativo aumento das taxas ao longo da década de 60, diretamente relacionados com a euforia do crescimento da economia. No entanto, em fins da década de 60 e nas décadas seguintes o que podemos observar é um progressivo declínio das taxas, uma consequencia direta, não só do processo de urbanização, como também de um maior planejamento familiar, facilitado pela difusão da pílula anticoncepcional.

6

7

8

9 Os ataques de 11 de Setembro de 2011 e os gastos militares dos EUA A grande máquina de guerra dos EUA custa 1,5 trilhão de dólares (equivalente ao PIB brasileiro) ao ano, valor que significa 43% dos gastos militares em todo o mundo

10 A Guerra do Iraque No ano de 2002, o presidente George W. Bush iniciou uma forte campanha contra as ações militares do governo iraquiano. Em diversas ocasiões, denunciou a presença de armas de destruição em massa que poderiam colocar em risco os Estados Unidos e seus demais aliados. Em pouco tempo, a força de coalizão conseguiu derrubar o governo de Saddam Hussein e instituir um governo de natureza provisória.

11

12 De nome a legenda

13 (PUCRIO/Adaptada) O gráfico abaixo apresenta o número de horas mensais de insolação em algumas cidades litorâneas brasileiras. Suponhamos uma provável viagem de um grupo de turistas estrangeiros, no final da década de 1980, para o Brasil, em busca de dias ensolarados, durante a primavera do hemisfério sul. No período considerado, as duas cidades onde a ocorrência de dias claros foi maior são: a) João Pessoa e Rio de Janeiro. b) Fortaleza e João Pessoa. c) Rio de Janeiro e Fortaleza. d) João Pessoa e Florianópolis e) Fortaleza e Florianópolis.

14 (UFPA/Adaptada) A geração de energia é fundamental para o pleno funcionamento da sociedade. Os diversos recursos energéticos disponíveis são classificados em renováveis – quando não se esgotam ou se renovam no tempo humano – e os não-renováveis – que se esgotam ou se renovam apenas no tempo geológico (milhões de anos). O gráfico abaixo representa a distribuição do uso de fontes de energia primária no Brasil no ano de Fonte: Disponível em:. Acessado em 19/04/2010

15 Em relação às informações do gráfico e outros conhecimentos sobre o assunto é possível concluir que a utilização do gás natural como matriz energética no Brasil tem sido significativa em função da facilidade de extração, o que permite inclusive a exportação desse recurso para a Bolívia. embora a água seja um recurso abundante no Brasil, sua participação na produção de eletricidade é pouco significativa, apesar do apelo do movimento ambientalista pela construção de hidrelétricas. o petróleo, matriz energética básica para a sociedade industrial, é a fonte de energia primária mais expressiva no Brasil. Apesar disso, o papel da produção de energia elétrica no país é desempenhado, principalmente, pelas usinas hidrelétricas. a participação do carvão mineral, recurso abundante e inesgotável, é resultado dos atuais investimentos em construção de termoelétricas no sul do país. as pesquisas no setor de biocombustível destacam o uso da cana-de-açúcar na produção do álcool e diesel.

16 (FUVEST/Adaptada) A mobilidade urbana vem se tornando um dos mais sérios desafios para a dinâmica das grandes cidades do mundo. Em muitas cidades o investimento para a utilização do transporte público tem se mostrado insuficiente e em função disso muitas pessoas tem optado pela utilização do transporte particular individual – motocicletas ou automóveis. Observe os dois gráficos a seguir.

17 Com base nesses gráficos sobre 15 cidades, pode-se concluir que, no ano de 1995, nas três cidades da América do Sul, vale a regra: maior população, por hectare, acarreta maior consumo de gasolina no transporte particular de passageiros. as cidades mais populosas, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina no transporte particular de passageiros. nas três cidades da América do Norte, vale a regra: maior população, por hectare, maior o consumo de gasolina no transporte particular de passageiros. as três cidades da Ásia mais populosas, por hectare, estão entre as quatro com menor consumo de gasolina no transporte particular de passageiros. as três cidades com o menor número de habitantes, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina no transporte particular de passageiros.

18 (PUCRS/Adaptada) O estudo sobre o comportamento populacional de um país é baseado na análise de diversos dados, tais como as taxa de natalidade e de mortalidade. Tais dados são reflexos diretos da qualidade da educação e da saúde. Os gráficos a seguir mostram os dados referentes às taxas de natalidade e de mortalidade em momentos diferentes de três diferentes regiões do globo: a África Subsaariana, a América Latina e a Ásia Meridional.

19 A análise dos gráficos permite concluir que a)o menor crescimento vegetativo em 2010, nas três regiões comparadas, é o da Ásia Meridional, apesar de a Índia fazer parte deste espaço geográfico. b)a América Latina, em 1960, apresentava o maior crescimento vegetativo entre as áreas comparadas, sendo que nas décadas seguintes a redução das taxas de natalidade foram maiores que a redução das taxas de mortalidade. c)as três áreas comparadas apresentam em todas as décadas um decréscimo da natalidade inferior ao decréscimo da mortalidade, deixando estável a taxa de crescimento vegetativo. d)a taxa de crescimento populacional vegetativo da África Subsaariana, em 2010, é mais alta que o crescimento vegetativo da Ásia Meridional e da América Latina juntas. e)a região da América Latina, comparada proporcionalmente com as outras regiões, apresentou ao longo das décadas a maior queda nas taxas de mortalidade.

20

21 Interpretação de Mapas Título Fonte Legenda Orientação Escala

22

23

24

25

26

27

28

29 Fim Bons estudos! Obrigado!


Carregar ppt "Gráficos Ciências Humanas Bárbara & Leonardo. Conheça as 21 habilidades do Enem: 1- Compreender e utilizar variáveis; 2- compreender e utilizar gráficos;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google