A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em grego significa indivisível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em grego significa indivisível."— Transcrição da apresentação:

1 Em grego significa indivisível.
Átomo Em grego significa indivisível. Constituição do átomo Átomo Núcleo Protões (carga +) Neutrões (Carga neutra) Nuvem electrónica electrões (carga -) Nº p = n e (átomo é electricamente neutro)

2 massa do protão = massa do neutrão mp = mn =1,674x 10 -27 kg
A massa do electrão é muito inferior à massa do protão me= 9,109x10-31 kg Devido ao facto de a massa do electrão ser muito inferior à massa do protão, o electrão praticamente não contribui para a massa do átomo. A massa do átomo concentra-se quase toda no núcleo.

3 Massa atómica relativa (Ar)
A massa atómica relativa indica o número de vezes que a massa de um átomo é superior à massa padrão. A massa padrão é 1/12 da massa do carbono 12.

4 Identificação dos átomos Símbolo do elemento químico
Número atómico Chama-se número atómico e representa-se por Z ao número de protões que se encontra no núcleo do átomo. Símbolo do elemento químico Como o n de p = n de electroes (atomo electricamente neutro) o z indica também o numero de e- Número atómico

5 Símbolo do elemento químico
Numero de massa Chama-se número massa e representa-se por A ao número total de protões e de neutrões que existe no núcleo do átomo. A = Z + N Número de massa Número atómico Número de neutrões Número de massa Símbolo do elemento químico Número atómico

6 Exemplo: Quantos protões, electrões e neutrões tem este tipo de átomo de carbono? Como Z = 6, este tipo de átomo de carbono contém 6 protões. O átomo é electricamente neutro, logo este tipo de átomo de carbono possui 6 electrões. A = Z + N  12 = 6 + N  N = 6 Este tipo de átomo de carbono tem 6 neutrões.

7


Carregar ppt "Em grego significa indivisível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google