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Unidade 6: Vigilância de HIV/SIDA de Segunda Geração #1-6-1 Unidade 6: Vigilância de HIV/SIDA de Segunda Geração.

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1 Unidade 6: Vigilância de HIV/SIDA de Segunda Geração #1-6-1 Unidade 6: Vigilância de HIV/SIDA de Segunda Geração

2 Questões de Aquecimento: Instruções v Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento da unidade 6 do seu manual v Por favor, não compare as suas respostas com as dos demais participantes v As respostas não serão recolhidas nem avaliadas v As respostas serão revistas no final da unidade #1-6-2

3 Conteúdo da Unidade v No final da unidade, deverá estar apto(a) a: © Definir a vigilância de segunda geração © Discutir os diversos elementos do sistema de vigilância de HIV de segunda geração #1-6-3

4 Vigilância de HIV de Segunda Geração v Desenvolvida pela OMS e UNAIDS, como resposta à complexidade da epidemia v Resume actividades mais sofisticadas de vigilância v Oferece entendimento mais abrangente das tendências da epidemia v Aumenta efectividade de esforços de combate e prevenção #1-6-4

5 Figura 6.1. Componentes da Vigilância de HIV de Segunda Geração #1-6-5 Gestão de Dados Vigilância de casos de SIDA Vigilância do HIV Vigilância de DTS/ITS Vigilância de factores comportamentais Uso dos dados para acção Estimativas e Projecções Análise e síntese Monitoria e avaliação

6 Componentes da Vigilância de HIV de Segunda Geração v Vigilância de factores comportamentais v Notificação de casos de HIV/SIDA v Registos de morte v Vigilância de DTS/ITS #1-6-6

7 Objetivos da Vigilância de HIV de Segunda Geração v Melhor entendimento das tendências ao longo do tempo v Melhor entendimento dos comportamentos que alastram a epidemia no país v Foco em subpopulações de maior risco de infecção v Flexibilidade para mudanças a partir do estado da epidemia #1-6-7

8 Tabela 6.1. Indicadores Biológicos v Prevalência de HIV v Incidência e prevalência de DTS/ITS v Prevalência de TB v Número de casos de SIDA em adultos v Número de casos de SIDA pediátrico #1-6-8

9 Tabela 6.1. Indicadores Comportamentais v Relação sexual com parceiros(as) eventuais nos últimos 12 meses v Uso de preservativo na última relação sexual com parceiro(a) ocasional v Idade da primeira relação sexual, para adolescentes v Uso de equipamentos não-esterilizados entre consumidores de drogas injectáveis v Número de parceiros na última semana entre trabalhadores do sexo #1-6-9

10 Tabela 6.1. Indicadores Socio- demográficos v Idade, sexo v Nível socio-económico e de escolaridade v Paridade (para centros de pré-natal) v Situação de moradia e migração v Situação conjugal #1-6-10

11 Tabela 6.2. Métodos de Colecta de Dados v Vigilância sentinela em subpopulações definidas (como pacientes de CPN, pacientes de DTS/ITS e trabalhadoras do sexo) v Estudos comportamentais transversais periódicos com populações de maior risco v Triagem regular de HIV em sangue doado v Vigilância de casos de SIDA #1-6-11

12 Tabela 6.2. Métodos de Colecta – Dados Adicionais v Rastreamento regular de coortes ocupacionais e outras subpopulações (p. ex., trabalhadores de fábricas, recrutas militares) v Rastreamento para HIV em amostras colectadas para levantamentos na população em geral v Estudos transversais comportamentais periódicos na população em geral v Vigilância de casos de HIV #1-6-12

13 Tabela 6.2. Métodos de Colecta – Dados Adicionais, cont. v Vigilância de registos de morte e mortalidade v Vigilância de tuberculose (TB) e DTS/ITS v Dados provenientes de ATV e programas de tratamento #1-6-13

14 # Ano Figura 6.2. HIV e Uso de Preservativo entre Mulheres Trabalhadores do Sexo, Abidjan, Côte d’Ivoire, Fonte: Ghys et al. AIDS 2001.

15 Níveis da Epidemia de HIV/SIDA v Nível baixo (Madagáscar, Seicheles) © restrita a populações expostas a maior risco © não excede 5% em nenhuma subpopulação v Concentrada (Mauritânia, Senegal) © acima de 5% em mais de uma subpopulação © menor que 1% em mulheres grávidas de zonas urbanas v Generalizada (maior parte da África Subsahariana) © firmemente estabelecida na população em geral © consistentemente superior a 1% em ATV ou em mulheres grávidas de áreas urbanas #1-6-15

16 Necessidades de Vigilância em Epidemias de Nível Baixo v Existem grupos com comportamentos de risco? v Quais são os principais comportamentos de maior risco? v Qual a magnitude da infecção? v Quem mais pode ser afectado e quanto? Nota: esta informação corresponde à tabela 6.3 do manual do participante #1-6-16

17 Necessidades de Vigilância em Epidemias Concentradas v Qual a magnitude da infecção? v Quais os principais comportamentos de risco e como eles mudam ao longo do tempo? v Quem mais pode ser afectado e o quanto? Nota: esta informação corresponde à tabela 6.4 do manual do participante #1-6-17

18 Necessidades de Vigilância em Epidemias Generalizadas v Quais são as tendências da infecção? v Os comportamentos estão a mudar? v As mudanças registadas ajudam a explicar as tendências da infecção? v Qual é o impacto do HIV? Nota: esta informação corresponde à tabela 6.5 do manual do participante #1-6-18

19 Em Resumo v O objectivo da vigilância de HIV de segunda geração é o de proporcionar um panorama mais completo da epidemia de HIV/SIDA, a partir do uso de métodos mais flexíveis v As componentes utilizadas podem incluir vigilância comportamental, notificação de casos de HIV/SIDA, registos de mortes e vigilância de DTS/ITS #1-6-19

20 Revisão das Questões de Aquecimento v Durante alguns minutos, volte às questões de aquecimento do início da unidade v Faça as modificações que desejar v As questões serão discutidas em alguns minutos #1-6-20

21 Respostas às Questões de Aquecimento 1. Qual das afirmações abaixo indicadas corresponde ao objectivo da vigilância de HIV de segunda geração? a. Melhor compreensão dos comportamentos que levam à epidemia b. Vigilância mais dirigida a subpopulações de maior risco de infecção c. Vigilância dos filhos de pacientes que adquiriram HIV na primeira onda de infecções d. Alternativas a e b e. Nenhuma das alternativas acima mencionadas #1-6-21

22 Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 1. Qual das afirmações abaixo indicadas corresponde ao objectivo da vigilância de HIV de segunda geração? a. Melhor compreensão dos comportamentos que levam à epidemia b. Vigilância mais dirigidas a sub-populações de maior risco de infecção c. Vigilância dos filhos de pacientes que adquiriram HIV na primeira onda de infecções d. Alternativas a e b e. Nenhuma das alternativas acima mencionadas #1-6-22

23 Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 2. Os elementos componentes da vigilância de segunda geração variam conforme o tipo de epidemia. Liste os três tipos de epidemia de HIV/SIDA #1-6-23

24 Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 2. Os elementos componentes da vigilância de segunda geração variam conforme o tipo de epidemia. Liste os três tipos de epidemia de HIV/SIDA. De nível baixo, concentrada e generalizada #1-6-24

25 Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 3. Verdadeiro ou falso? A vigilância de segunda geração é flexível. Ela pode mudar conforme as necessidades e o estado da epidemia num determinado país #1-6-25

26 Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 3. Verdadeiro ou falso? A vigilância de segunda geração é flexível. Ela pode mudar conforme as necessidades e o estado da epidemia num determinado país. Verdadeiro #1-6-26

27 Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 4.Qual das alternativas abaixo indicadas não corresponde a um elemento regular de vigilância de segunda geração? a.rastreamento de sangue doado b.vigilância de factores comportamentais c.vigilância de infecções oportunistas coexistentes d.vigilância de SIDA #1-6-27

28 Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 4.Qual das alternativas abaixo indicadas não corresponde a um elemento regular de vigilância de segunda geração? a.rastreamento de sangue doado b.Vigilância de factores comportamentais c.vigilância de infecções oportunistas coexistentes d.vigilância de SIDA #1-6-28

29 Discussão em Pequenos Grupos: Instruções v Reúnam-se em pequenos grupos para discutir as questões v Seleccionem um membro do grupo para apresentar as respostas v Terão 15 minutos para o exercício #1-6-29

30 Relatos dos Pequenos Grupos v O relator do grupo apresenta as respostas v Façam uma discussão com os demais colegas #1-6-30

31 Estudo de Caso: Instruções v Leia o estudo de caso individualmente v As respostas serão discutidas em aula #1-6-31

32 Revisão do Estudo de Caso v Acompanhe a revisão do estudo de caso em aula v Discuta as suas respostas com os colegas #1-6-32

33 Verificação do Processo v Tem alguma dúvida quanto às informações vistas até ao momento? v Está satisfeito(a) com a forma de trabalho da unidade 6? v Gostaria de mudar alguma coisa, a fim de beneficiar o grupo? #1-6-33


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