A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Denise Gentili Engenharia de Seguranca. SMS 2 Se uma torneira na nossa casa fica sempre pingando, qual será a quantidade de água desperdiçada por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Denise Gentili Engenharia de Seguranca. SMS 2 Se uma torneira na nossa casa fica sempre pingando, qual será a quantidade de água desperdiçada por."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Denise Gentili Engenharia de Seguranca

2 SMS 2 Se uma torneira na nossa casa fica sempre pingando, qual será a quantidade de água desperdiçada por hora, por dia, por ano? Afinal, é só uma gotinha de água que está caindo. Não é assim que a maioria das pessoas pensa? Muito bem, um vazamento, que enche em 10 min uma xícara de café, desperdiçará mais de 1 litro por hora, quase 33 litros por dia e litros de água por ano. Aquela gotinha, no fim do ano, então, enche uma piscina de 1 metro de profundidade, com 3m de largura e 4m de comprimento.

3 SMS 3 Quantas vezes a Av Rio Branco, uma importante avenida do Rio de Janeiro, é varrida por dia? E quando você passa, ela está sempre com muitos papéis no chão. Afinal ela já está suja mesmo, eu só estou jogando mais um pedacinho de papel, uma lata de refrigerante. Não é assim que a maioria das pessoas pensa? Seis vezes As principais avenidas das cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são varridas várias vezes ao dia. Vocês sabiam que cerca de 40% de todo o lixo que as Companhias de Lixo precisam tratar e encontrar destino é lixo coletado nas ruas? Isto quer dizer que se a população das cidades deixasse de uma hora para outra de jogar lixo no chão, praticamente 40% da despesa de coleta de lixo nas cidades seriam economizados.

4 SMS 4 Quem pode me dizer uma forma que algumas pessoas usam para limpar as mãos sujas de graxa, mas não é uma forma correta? Com um solvente Será que seu organismo absorve um pouquinho desse solvente todo o dia? Você pensa: “Não, depois eu lavo as mãos com sabão e está tudo resolvido, não há problema”. Características: Volatilidade e solubilidade em gorduras Consequencia: inalacao, ressecamento da pele, lesao na pele Devemos limpar as mãos usando água e sabão neutro.

5 SMS 5 Exposição diária ao ruído: surdez Uso contínuo de produtos: intoxicações Hábito de fumar: infarto do miocárdio; enfisema pulmonar; câncer pulmonar e impotência sexual. Falta de atividade física ou sedentarismo:infarto do miocárdio, derrame cerebral, câncer e diabetes. Exemplos de Conscientização.

6 SMS 6 “Tudo o que fazemos tem uma conseqüência. É preciso que estejamos atentos todo o tempo, pensando nas conseqüências do que estamos causando ao ambiente, aos colegas de trabalho, aos nossos familiares, aos nossos vizinhos e a nós mesmos em decorrência de nossas atividades.”.

7 SMS 7 Saúde: bem estar e a produtividade das pessoas (manuseio de produto quimico). Meio Ambiente: proteção do meio em que vivemos. Animais e plantas, o ar, a água, a terra, o espaço ocupado pela nossa empresa, as ruas, as escolas, todo o espaço público (uma biblioteca pública). Segurança:proteção dos trabalhadores e a integridade dos equipamentos e das instalações. Quando agimos fora dos padrões de SMS ocorrem “desvios” dos padrões desejados. Esses “desvios” são praticados pelas pessoas ou decorrentes de processos mal definidos. Casos de desvio que tenha acontecido um acidente?

8 SMS 8 Com relação à Saúde: O que acontece com a pessoa que fica exposta ao ruído de impacto muito intenso, como uma explosão? Com relação ao Meio Ambiente: O que acontece quando ocorre um vazamento de óleo? Com relação à Segurança: O que pode acontecer se após o término de um serviço de manutenção de um equipamento o empregado deixa ferramentas, pedaços de materiais espalhados pelo chão?

9 SMS 9

10 10 Diferença entre acidente e incidente? Eventos não planejados e não desejados Acidente: Há perda de qualquer natureza (qualquer tipo de dano a pessoas, meio ambiente, instalacao, processo de producao) Incidente: Não há perda de qualquer natureza. Poderia causar um acidente.

11 SMS 11 Um empregado ao realizar um serviço em cima de um andaime, não protege a ferramenta, como determinam as instruções de segurança, deixando-a cair. Por sorte não atinge ninguém. Incidente Agora, vamos supor que a ferramenta, ao cair da mão do trabalhador tenha atingido um colega que passava próximo, mesmo a área estando sinalizada E se essa ocorrência causou qualquer lesão ao trabalhador? Acidente com lesao corporal Se o trabalhador atingido não tivesse tido qualquer lesão, mas houvesse paralisação do trabalho? Acidente sem lesao corporal Exemplos de incidentes e acidentes?

12 SMS 12 Normas de SMS Existem separadas, mas também interagem. Quando ocorre um grande acidente, como um incêndio em um campo de trabalho. Afeta a saúde das pessoas, a segurança do local de trabalho e o ambiente externo.

13 SMS 13 Por que ocorrem os acidentes? Será que eles ocorrem por fatores ou causas isoladas? O que vocês acham? Hoje não falamos mais Atos inseguros e sim Desvios ou práticas inseguras que são ações executadas pelos trabalhadores, que ocorrem em nível abaixo do padrão de segurança necessário para a atividade Exemplo: o trabalhador usar uma ferramenta improvisada. Não falamos de Condições Inseguras e sim Desvios que são fatores ligados às instalações, aos equipamento e ao ambiente de trabalho, cujo desempenho é considerado abaixo do padrão de segurança necessário. Exemplo: um equipamento elétrico sem o plug e ligado diretamente na tomada, com as duas pernas do fio.

14 SMS Analisando um grande número de acidentes concluiu-se que uma combinação de fatores ou causas, ocorrendo ao mesmo tempo, sob determinadas circunstâncias, pode provocar acidentes, isto é, eventos indesejáveis. 14

15 Acidente 15

16 Acidente 16

17 SMS 17

18 SMS- Condicao Insegura -18% 18

19 SMS- Condicao Insegura 19

20 SMS 20 Situação 1 – o trabalhador pegar carona na carroceria dos veículos que passam. O trabalhador cometeu uma imprudência. Por quê? Ele praticou uma ação sem tomar os cuidados necessários (o trabalhador não pode viajar na carroceria dos veículos). Situação 2 - Um trabalhador não está qualificado para um serviço utilizando um determinado equipamento, mas mesmo assim resolve realizar a tarefa. O trabalhador cometeu uma imperícia Por quê? Ele praticou uma ação sem ter a qualificação necessária para fazer o serviço.

21 SMS 21 Imprudência é praticar uma ação sem as devidas precauções Imperícia é praticar uma ação sem aptidão especial, habilidade, conhecimento ou experiência necessária. Negligência é a omissão voluntária de cuidados necessários ou a falta ou demora em prevenir algum acidente. Ex.: Não cumprir o que determina uma PT

22 SMS 22 Poderia se dizer que na situação 2 o supervisor agiu com negligência? Sim Ele não está agindo de acordo com os Procedimentos de SMS. Observa- se uma omissão voluntária de cuidado. O trabalhador agiu com imperícia e o supervisor com negligência. Exemplos de imperícia, imprudencia e negligencia?

23 SMS- Condicao Insegura 23

24 SMS- Ato Inseguro-80% 24

25 Acidente de Trabalho 25

26 Acidente de Trabalho 26

27 Acidente de Trabalho- para o trabalhador 27

28 Acidente de Trabalho- para a empresa 28

29 SMS 29

30 Entendendo os conceitos 30

31 Desvio 31

32 Incidente 32

33 Acidente sem afastamento 33

34 Acidente com afastamento 34

35 Fatalidade 35

36 Conclusao 36

37 Piramede de proporcionalidade 37

38 SMS 38 Após o teste hidrostático em um gasoduto, a equipe se prepara para iniciar o bombeamento de nitrogênio, para retirar o oxigênio do interior da tubulação e, dessa forma, afastar o perigo de explosão no início da operação do duto. O responsável pela equipe checa, via rádio, se todos estão preparados, mas não avisa sobre o início do bombeamento. Um dos trabalhadores lembrou que após o teste hidrostático deixou seu capacete na caixa de válvula. Para que ninguém soubesse que ele havia esquecido o capacete, retirado em razão do forte calor, confirma por rádio, que está tudo pronto. O bombeamento de nitrogênio é, então, iniciado. Quase ao mesmo tempo, o trabalhador para pegar seu capacete resolve entrar rapidamente na caixa de válvula, abrindo a boca de visita. Neste instante, começa a sentir tontura e falta de ar, e desmaia.

39 SMS 39 Causas de falhas À Pessoa: o trabalhador não conhece ou descumpre os procedimentos de SMS; o trabalhador retirou o EPI (capacete) o trabalhador adotou postura inadequada ao entrar em área de risco sem autorização da supervisão Ao Equipamento: a linha estava sendo preparada para ser inertizada, ou seja, para ter o oxigênio retirado. Ao Material / Processo o produto usado para inertizar pode causar asfixia, requerendo uma série de medidas de controle. Ao Ambiente de Trabalho forte calor na caixa de válvula

40 SMS 40 Assim o acidente não é obra do acaso, ele não ocorre por uma única causa e sim por múltiplas causas. É o conhecido Princípio das Causas Múltiplas. Antes de cada acidente, aconteceram diversos “desvios” Causa Imediata é causa que levou diretamente à ocorrência do acidente, incidente ou à existência do desvio. A Pessoa: ter retirado o EPI; não alertar o coordenador da equipe que entraria na caixa de válvula. Ao Equipamento: ausência de mecanismos de controles e fechamento automático impedindo a entrada de pessoas durante o trabalho de inertização. Ao Material /Processo presença de gás tóxico (nitrogênio) no duto.

41 SMS 41 Causa Básica é a falha ou sucessão de falhas no sistema de gestão que permitiu a ocorrência da(s) causa(s) imediatas do acidente, incidente ou desvio. À Pessoa: não estar com treinamento adequado; sistema de comunicação deficiente ou inadequado; Ausência de um programa de conscientização de SMS sobre os perigos e riscos das atividades; Ausência ou cumprimento inadequado do Programa de Treinamento Padrões de comunicação deficiente ou inexistente Ao Equipamento: falha no projeto de construção Ao Material/Processo deficiência no projeto ao Ambiente de trabalho forte calor na caixa de válvula que gerou a retirada do capacete

42 SMS 42 São ainda exemplos de causas: Um rolamento da bomba de água de combate a incêndio quebrou, causando a paralisação da bomba d’água durante o combate ao incêndio causa imediata Os rolamentos das bombas não estão incluídos no programa de manutenção preventiva ou preditiva da Unidade de Negócio causa básica Trabalho em grupo Causas e consequencias

43 SMS 43 ERRES (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) Reduzir é diminuir o consumo de recursos naturais. Exemplos de desperdício de recursos naturais? Desperdício de água, de papel Você sabia que um banho de chuveiro demora, por volta de 5 minutos? Portanto você gasta cerca de 100 litros de água ao tomar um banho. Isso é suficiente para encher 500 copos grandes de água. O que está sendo desperdiçado está sobrando. Essa sobra vai parar no meio ambiente, se acumulando e se manifestando como um agente perturbador do equilíbrio natural do ambiente, transformando em poluição.

44 SMS Reutilizar é dar uso adicional a um objeto que já serviu à sua função sem alterar sua composição. Exemplos? 44

45 SMS 45 Reciclar é aproveitar o material usado como matéria prima para a produção de outro bem. Exemplos? Pneus, papel, latas de alumínio Os três erres nos ajudam também a economizar energia. Precisamos nos lembrar que a economia de energia é a melhor fonte de geração que existe. O que precisamos fazer para colaborar na proteção do meio ambiente? fazer coleta seletiva do lixo Evitar acidentes reciclar o material que sobra Antes o lixo era queimado, hoje é todo recolhido A queima gera poluicao.

46 SMS 46 Impacto Ambiental é qualquer alteração no meio ambiente causada pelo homem.

47 SMS 47 Impactos ambientais negativos: quando afetam negativamente uma área, como a poluição que degrada a vegetação e ataca a nossa saúde. Também são chamados de danos ambientais. Impactos ambientais positivos: quando altera positivamente o meio ambiente. Ex.: uma empresa constrói uma rede de esgotos que também atende à comunidade. Está reduzindo o esgoto sem tratamento na área. Os acidentes ambientais são os acidentes indesejáveis que causam danos ambientais.

48 SMS 48 Por que devemos seguir as normas da Petrobras de Segurança, Meio Ambiente e Saúde? diminui os riscos de acidentes previne as doenças que podem resultar do trabalho. protege o meio ambiente

49 SMS 49 Politicas e diretrizes de SMS Lideranca, gestao de produtos, comunidade, melhoria contínua, responsabilidade, capacitacao, avaliacao e gestao de riscos, mudancas, operacao e manutencao, compra de bens e servicos, novos empreendimentos, analises de acidentes e incidentes, contingencia, comunicacao, conformidade legal.


Carregar ppt "Prof.: Denise Gentili Engenharia de Seguranca. SMS 2 Se uma torneira na nossa casa fica sempre pingando, qual será a quantidade de água desperdiçada por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google