A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira

2 INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Informação + Automática = INFORMÁTICA Tratamento da informação por meios automáticos Dispositivos electrónicos Computadores / Sistemas Informáticos

3 INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES

4 Estrutura Básica de um Computador: O computador é formado por um conjunto de 3 componentes que se encontram todos ligados entre si, Dispositivos de entrada ou de Input; Um processador ou unidade central de processamento (CPU); Dispositivos de saída ou de output Dispositivos de saída ou de output.

5 INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES

6

7

8

9

10

11  O sistema binário é o adoptado para representar internamente a informação  Noção de bit e byte BIT (BInary digiT) é a mais pequena unidade de informação do computador e apresenta dois estados possíveis, 0 e 1 BYTE (BinarY TErm) é um conjunto de 8 bits Representação da Informação

12 INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Representação da Informação Num BYTE temos 28 = 256 combinações possíveis Tabela ASCII (“American Standard Code for Information Interchange”) Relaciona cada carácter com o código binário correspondente A= (65 decimal) B= (66 decimal)

13 INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Primária, Principal ou Central: que se encontra em contacto directo como CPU, fornecendo-lhe as instruções e os dados que esta opera e dela recebendo dados resultantes do processamento: ROM (Read Only Memory): Memórias só de leitura. (instruções de rotina para o funcionamento básico de um computador, como as operações de arranque) RAM (Random Access Memory): operações de leitura e escrita. É onde são introduzidos e guardados temporariamente os programas e os dados com que o computador trabalha em cada sessão. São memórias voláteis, perdem a informação quando se perde corrente eléctrica. MEMÓRIAS:

14 INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Secundária ou memórias de massa: permitem guardar grandes quantidades de informação durante um tempo mais duradouro. Exemplos: Discos rígidos; disquetes; CDs; Bandas magnéticas; etc.. MEMÓRIAS SECUNDÁRIAS:


Carregar ppt "INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ARQUITECTURA DE COMPUTADORES Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google