A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
As Teorias Absolutistas Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador Primeira carta de Paulo a Timóteo Cap. II 1,2,3

2 CONTEXTO - Transição entre o feudalismo e o capitalismo. O QUE FOI?
O absolutismo foi a centralização despótica do poder nas mãos de um soberano. Os meios usados por estes monarcas para conseguir e justificar a centralização total do poder foram baseados em preceitos religiosos. CONTEXTO - Transição entre o feudalismo e o capitalismo. - Nova adequação do poder, conciliando parcialmente os interesses da tradicional nobreza e da nascente burguesia.

3 ESSA IDEOLOGIA FOI IMPORTANTE PARA:
- NOBREZA: burocracia administrativa (cargos) e privilégios (pensões e isenção de impostos). - BURGUESIA: dinamização das atividades comerciais (unificação de moedas, leis, sistemas de pesos e medidas, conquista de mercados e eliminação de barreiras internas prejudiciais ao comércio). QUANDO Aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. ONDE França, Espanha, Inglaterra, Portugal

4 Teóricos Absolutistas

5 JEAN BODIN (1530-1596) - A República.
Defende a idéia de “soberania não partilhada” , ou seja, a soberania real não poderia sofrer restrições pois emana das leis de Deus. Não aceita a possibilidade de uma forma de governo pautada na ausência de soberania utilizando uma argumentação de traço fortemente religioso para defender o regime monárquico. Segundo o próprio autor, “todas as leis da natureza nos guiam para a monarquia; seja observando esse pequeno mundo que é nosso corpo, seja observando esse grande mundo, que tem um soberano Deus.

6 JACQUES BOSSUET (1627-1704) - A política segundo a Sagrada Escritura
Desenvolve a doutrina do direito divino segundo a qual, qualquer governo formado legalmente expressa a vontade de Deus e é sagrado e qualquer rebelião contra ele é criminosa. Sua teoria influenciou os reis franceses da dinastia Bourbon, Luís XIV, XV e XVI. (...) “aquele que deu reis aos homens quis que eles fossem respeitados como Seus representantes”, afirmava Luís XVI.

7 HUGO GROTIUS (1583-1645) - Do direito de Paz e de Guerra
Defende o governo despótico e o poder ilimitado do Estado, sem os quais se estabeleceria o caos e a turbulência. Todos os indivíduos, sem exceção, devem obedecer ao Estado cegamente.

8 NICOLAU MAQUIAVEL (1469-1527) - O Príncipe
Separação entre Ética e política. Para Maquiavel, a “razão de Estado” deve estar acima de tudo. A frase “os fins justificam os meios” geralmente atribuída a Maquiavel não foi dita por ele, mas resume muito bem seu pensamento.

9 THOMAS HOBBES (1588-1679) – Leviatã
Poder do Estado acima de tudo. A sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa comum. O Estado serve para livrar a humanidade do caos e da anarquia já que “o homem é o lobo do homem”.

10 ATIVIDADE Para pensar:
Na primeira metade do século XVII, quando este quadro foi pintado, desenvolvia-se o capitalismo comercial. Uma soma crescente de riqueza se acumulava na Europa, beneficiando os reis, a burguesia, o clero e a nobreza. Começavam a se firmar as monarquias absolutistas. Para os trabalhadores, porém, restava a pobreza e o trabalho penoso. Na arte, firmava-se o estilo barroco. Alguns pintores começavam a retratar, com realismo, a vida do povo simples. Para pensar: A centralização política beneficiou todos os setores da sociedade europeia? Para ajudá-lo (a) nessa questão leia os textos “A cidade e o campo” e “A formação das monarquias Nacionais” de modo que você possa estabelecer uma relação entre os mesmos. Elabore um texto sobre o assunto.


Carregar ppt "COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google