A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Absolutismo Monárquico. Características do Absolutismo: Centralização político-administrativa. Estrutura burocrático-militar: acabava com os particularismos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Absolutismo Monárquico. Características do Absolutismo: Centralização político-administrativa. Estrutura burocrático-militar: acabava com os particularismos."— Transcrição da apresentação:

1 Absolutismo Monárquico

2 Características do Absolutismo: Centralização político-administrativa. Estrutura burocrático-militar: acabava com os particularismos feudais, utilizando o Direito Romano, cujas estruturas políticas eram racionais e impessoais, não recorrendo a religião. Estrutura fiscal e tributária e pesos e medidas – objetivava um sistema de padronização.

3 Fatores de Formação do Absolutismo: Revoltas populares provocadas pela escassez de alimentos e pela inflação ocasionada pelo grande afluxo de metais provenientes da América Espanhola. Reforma religiosa – desgaste da Igreja, que levou ao fortalecimento da monarquia absolutista. Pensadores políticos que defendiam a formação de um governo forte e centralizado para acabar com a desordem. Grandes navegações: provocou o aumento da circulação de moedas, beneficiando economicamente a monarquia. Formação do Estado composto por exércitos e funcionários do governo. Adoção de uma política econômica denominada mercantilismo.

4 Defendiam a formação de governos fortes, livres do poder. Jacques Bossuet: Política retirada da Sagrada Escritura – defendia a teoria do direito divino dos reis

5 Jean Bodin: República – estabeleceu os fundamentos da teoria do Direito Divino dos Reis – A forma mais natural de um governo, é a soberania de um único rei.

6 Nicolau Maquiavel: O Príncipe – A força é justa quando necessário – Os fins justificam os meios – Em sua obra defende a separação entre a moral e a política.

7 Thomas Hobbes: Leviatã – O homem é o lobo do próprio homem – renúncia da liberdade em nome da própria sobrevivência da sociedade.

8 A quem interessa a centralização política? Burguesia: estímulo e proteção ao crescimento econômico. Nobreza: via na monarquia o instrumento para garantir seus privilégios (não pagavam impostos), reprimir as revoltas camponesas.

9 Estreitos laços entre a monarquia e a Igreja (Confirmação do Direito Divino dos Reis) A Reforma Protestante ameaçava o domínio da Igreja e conseqüentemente a centralização política.

10 Guerras religiosas (Protestantes Católicos) Noite de São Bartolomeu – Massacre dos Protestantes.

11 Francisco I – declarou ilegal o protestantismo na França. Catarina de Medicis

12 Henrique IV – (dinastia Bourbon) – protestante convertido ao catolicismo, decretou o Edito de Nantes, que dava liberdade de culto aos protestantes Luis XIII – Ministro-Cardeal Richelieu, através da política razão de Estado, procurou justificar qualquer medida adotada pelo monarca.

13 Cardeal Richelieu Luis XIV – Rei-Sol – auge do absolutismo francês – Os excessivos gastos com a corte e as constantes guerras e perseguições aos protestantes deram origem a uma profunda crise que teve como desfecho a Revolução Francesa (1789).

14 Cardeal MazarinoLuis XVI

15 Antecedentes: Guerra das Duas Rosas: Lancaster – vermelho York - branca

16 Reforma Protestante: firmou o absolutismo inglês através de Henrique VIII - Ato de Supremacia – Igreja Anglicana. Catarina de AragãoAna Bolena

17 Rompeu com a Igreja confiscando seus bens, recebendo apoio da nobreza e da burguesia. Os feudos confiscados da Igreja foram vendidos, acelerando o cercamento dos campos, provocando a saída dos camponeses do campo para a cidade, garantindo mão-de- obra barata para as manufaturas.

18 Elizabeth I – restaurou o anglicanismo, desenvolveu uma política expansionista agressiva, estimulou a pirataria contra os espanhóis.

19 Portugal: Invasão dos Árabes na Península Ibérica. Guerra de Reconquista.

20

21 Condado Portucalense. Independência do Condado – D. Afonso Henriques. Revolução de Avis.

22 Espanhola: Casamento dos reis católicos: Fernando de Aragão e Isabel de Castela.

23 Expulsão dos Árabes de Granada. Unificação da Espanha.


Carregar ppt "Absolutismo Monárquico. Características do Absolutismo: Centralização político-administrativa. Estrutura burocrático-militar: acabava com os particularismos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google