A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "19º DOMINGO DO TEMPO COMUM"— Transcrição da apresentação:

1 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM
11 de agosto de Aprofundando os textos bíblicos: Sabedoria 18,6- 9 Salmo 33(32) Hebreus 11, Lucas 12,32-48

2 Jesus tranquiliza a pequena comunidade dos discípulos diante da grande missão: Não tenhas medo, pequeno rebanho. As parábolas mostram a necessidade de permanecer na vigilância em atitude de fidelidade no serviço e em atenção aos sinais da salvação de Deus que se manifesta no cotidiano da vida.

3 Os servos devem estar sempre prontos para acolher o Senhor como os que esperam vigilantes a volta do patrão da festa de casamento: Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados. Os que permanecem fiéis sentam-se à mesa e são servidos pelo Senhor com o dom gratuito da salvação..

4 A imagem do administrador sensato e fiel (12,42-43) refere-se ao cuidado dos bens confiados por Deus. A responsabilidade é atribuída aos líderes da comunidade, como indica a pergunta de Pedro, mas cada pessoa e comunidade que lê o evangelho pode tomar para si esta responsabilidade.

5 A primeira leitura apresenta-nos as palavras de um “sábio” anónimo, para quem só a atenção aos valores de Deus gera vida e felicidade. A comunidade israelita – confrontada com um mundo pagão e imoral, que questiona os valores sobre os quais se constrói a comunidade do Povo de Deus – deve, portanto, ser uma comunidade “vigilante”, que consegue discernir entre os valores efêmeros e os valores duradouros.

6 A memória do Êxodo e da ação libertadora de Deus sustenta a fé e renova a esperança de salvação. Enquanto aguarda a realização plena das promessas feitas aos pais, o povo celebra a ceia pascal e entoa hinos. O autor do “Livro da Sabedoria” descreve a resposta do Povo à ação libertadora de Deus como celebração, solidariedade, louvor e ação de graças.

7 Diante do Deus libertador, que todos os dias intervém na minha vida e que me aponta caminhos de vida plena e de felicidade, sinto também a vontade de celebrar, de amar, de comungar, de louvar, como resposta ao amor de Deus?

8 Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança.
O salmo ressalta que o olhar do Senhor vigia sobre quem o teme e espera na sua graça. Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança.

9 A segunda leitura apresenta Abraão e Sara, modelos de fé para os crentes de todas as épocas. Atentos aos apelos de Deus, empenhados em responder aos seus desafios, conseguiram descobrir os bens futuros nas limitações e na caducidade da vida presente. É essa atitude que o autor da Carta aos Hebreus recomenda aos crentes, em geral.

10 Abraão é a grande testemunha de fé, pois abandonou as próprias seguranças para confiar somente em Deus, não hesitando em sacrificar Isaac à promessa de uma descendência numerosa . A nossa tendência vai, tantas vezes, do “oito ao oitenta”, da euforia ao desânimo total. Num dia, tudo faz sentido; no outro, a tristeza e a dúvida afogam-nos e deixam-nos mergulhados no mais negro pessimismo…

11 No entanto, o cristão deve ser o homem da serenidade e da paz; ele sabe que a sua existência não se conduz ao sabor das marés, mas que o sentido da vida está para além dos êxitos ou dos fracassos que o dia a dia traz. Guiado pela fé, ele tem sempre diante dos olhos essas realidades últimas, que dão sentido pleno àquilo que aqui acontece.

12 O Evangelho apresenta uma catequese sobre a vigilância
O Evangelho apresenta uma catequese sobre a vigilância. Propõe aos discípulos de todas as épocas uma atitude de espera serena e atenta do Senhor, que vem ao nosso encontro para nos libertar e para nos inserir numa dinâmica de comunhão com Deus..

13 O verdadeiro discípulo é aquele que está sempre preparado para acolher os dons de Deus, para responder aos seus apelos e para se empenhar na construção do “Reino”

14 Estou suficientemente atento e disponível para acolher e responder aos apelos que Deus me faz e aos desafios que Ele me apresenta através das necessidades dos irmãos? Estou suficientemente atento e disponível para escutar os sinais, através dos quais Deus me apresenta as suas propostas??

15 ATUALIZANDO Jesus convida a assumir uma atitude de vigilância no serviço ao Reino, o tesouro que dá sentido à vida e a missão. Encorajados pelo Deus da vida e amor, somos impulsionados a manter viva a esperança, utilizando os bens sem egoísmo e dominação.

16 demos graças a Deus repartindo entre nós o pão da vida,
A palavra de Deus na celebração Neste domingo, Jesus continua a instruir seus discípulos e fala sobre o verdadeiro tesouro. Como irmãos e irmãs, demos graças a Deus repartindo entre nós o pão da vida, sacramento da nossa fé e tesouro que dá razão à nossa esperança em meio aos desafios da vida.

17 Outrora foi pela saída do Egito e a entrada na Terra Prometida.
OREMOS Deus fiel, desde o tempo de Moisés e dos profetas, o teu povo te dá graças pela libertação pascal. Outrora foi pela saída do Egito e a entrada na Terra Prometida. Hoje, é pela Páscoa de Jesus, a Ressurreição. Nós Te pedimos pelos pastores das nossas comunidades, pelos catequistas e pelas equipas litúrgicas, encarregados de reavivar a fé pascal em cada domingo”.

18 Nós Te pedimos para confirmar a fé nas nossas comunidades.
“Te bendizemos por Abraão, Sara e todas as testemunhas da fé ao longo dos séculos. Nós Te damos graças porque Te revelaste a eles, fizeste-Te próximo, anunciaste-lhes e renovaste as tuas promessas. Nós Te pedimos para confirmar a fé nas nossas comunidades. Que o teu Espírito nos guie e nos inspire, quando damos conta da nossa fé diante dos jovens”.

19 “Nosso Pai, nós Te bendizemos, porque nos deste o teu Reino.
Ele é para nós o tesouro inesgotável. Nós Te damos graças pelo teu Filho, nosso Mestre, porque Ele veste a roupa de serviçal para nos acolher à sua mesa. Pedimos: pelo teu Espírito, prende os nossos corações ao teu Reino, que Ele nos mantenha na vigilância, atentos a preparar o teu regresso”. Marineves Marina

20 BÍBLIA SAGRADA EDIÇÃO PASTORAL
REVISTA DE LITURGIA BÍBLIA SAGRADA EDIÇÃO PASTORAL


Carregar ppt "19º DOMINGO DO TEMPO COMUM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google