A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Mandamentos dos Educadores (Pais e Professores)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Mandamentos dos Educadores (Pais e Professores)"— Transcrição da apresentação:

1 Os Mandamentos dos Educadores (Pais e Professores)

2 SEGURANÇA. Todo o ambiente familiar, escolar e social deve proporcionar à criança a sensação de segurança. Apenas a criança que se sente segura é capaz de progredir saudavelmente no seu desenvolvimento. O adulto deve facilitar-lhe esta sensação.

3 QUE A CRIANÇA SE SINTA AMADA
QUE A CRIANÇA SE SINTA AMADA. A criança precisa de se sentir como um ser a quem se ama e aprecia, especialmente durante os primeiros anos, e tem de sentir-se assim em sua casa e na escola.

4 GARANTIR A SERENIDADE DO FUTURO
GARANTIR A SERENIDADE DO FUTURO. As ameaças, os insultos, os castigos e humilhações fazem com que a criança armazene agressividade, repressão e frustração, as quais conformam no futuro uma personalidade imatura e inadaptada.

5 FOMENTAR O CRITÉRIO PRÓPRIO E A INDEPENDÊNCIA
FOMENTAR O CRITÉRIO PRÓPRIO E A INDEPENDÊNCIA. Os pais e professores devem permitir e estimular os juízos próprios das crianças e não agir com gestos autoritários e irracionais. Os adultos devem saber ouvir com atenção e proporcionar razões claras.

6 PROPORCIONAR À CRIANÇA UM NÍVEL SUFICIENTE DE AUTO-ESTIMA
PROPORCIONAR À CRIANÇA UM NÍVEL SUFICIENTE DE AUTO-ESTIMA. Há que evitar que existam crianças que se sintam inferiores a outras. Devem-se reconhecer os valores e limitações de cada um, mas para que cada um se aceite tal como é. O ambiente educativo pode dar segurança, mas também pode oprimir quando complexa a criança.

7 SER AUTÊNTICO A TODO O CUSTO
SER AUTÊNTICO A TODO O CUSTO. Deve responder-se sempre com a verdade às crianças, ainda que educando as respostas ao seu nível de compreensão. Há que potenciar a autenticidade da criança.

8 OS PAIS E OS PROFESSORES, PARA O BEM E PARA O MAL, SÃO O MODELO
OS PAIS E OS PROFESSORES, PARA O BEM E PARA O MAL, SÃO O MODELO. A imitação desempenha nas crianças um papel muito importante na aquisição da conduta, que pode ser adaptada ou desviada. A conduta dos pais e professores é o modelo que a criança copia.

9 CONHECER BEM O RITMO EVOLUTIVO DA CRIANÇA
CONHECER BEM O RITMO EVOLUTIVO DA CRIANÇA. Pais e professores devem ter conhecimentos suficientes acerca da evolução e do desenvolvimento da criança, dos aspectos, etapas e circunstâncias que incidem na mesma e dos problemas que se lhe podem apresentar.


Carregar ppt "Os Mandamentos dos Educadores (Pais e Professores)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google