A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe de Palavras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe de Palavras."— Transcrição da apresentação:

1 Classe de Palavras

2 Variáveis Substantivo palavra que nomeia um “ser” ou uma coisa.
Ex: carro, guarda-roupa, chuva, amor, céu, Maria, etc.

3 Classificação: Estrutura e formação: Simples Composto céu arranha-céu pau pau-brasil Primitivo Derivado pedra pedreiro Goiaba goiabada

4 Abrangência: Comum Próprio flor Rosa rio São José do Rio Preto Natureza: Concreto Abstrato Mulher felicidade Professor amor Fada queda Deus traição Colar ataque Conjunto de seres de uma mesma espécie: Coletivo Enxame (de abelhas) Alcateia (de lobos)

5 Flexões: Gênero: Masculino Feminino menino menina porco porca Número: Singular Plural menino meninos Porca porcas

6 Quanto ao Gênero: Biformes: aluno/aluna pai/mãe homem/mulher Uniformes comum-de-dois: Estudante; repórter; dentista. Sobrecomuns: Indivíduo, testemunha, criança, ente. Epicenos: Jacaré macho jacaré fêmea

7 Variáveis Adjetivo Palavra que modifica substantivos, pronomes e orações, atribuindo-lhes característica, aspecto, estado, modo de ser, origem. Ex: bonito, feio, interessante, emocionante, maleável, lamentável.

8 Classificação: Explicativo Restritivo pedra dura pedra azul Simples Composto brasileiro luso-brasileiro Primitivo Derivado pequeno pequenino inteligente inteligentíssimo Pátrios ou gentílicos: brasileiro, italiano, paulista, rio- pretense, carioca.

9 Ex: teor de açúcar  teor sacarino
Locuções adjetivas: preposição + substantivo atuando no lugar de um adjetivo: Ex: teor de açúcar  teor sacarino Locução adj. rosto de anjo  rosto angelical

10 Biforme: belo/bela; dinamarquês/dinamarquesa Uniforme: ruim
Flexões: podem flexionar em gênero ou número (de acordo com o elemento que acompanham) Quanto ao gênero: Biforme: belo/bela; dinamarquês/dinamarquesa Uniforme: ruim O bolo estava ruim A torta estava ruim O programa das 20h é ruim A novela das 20h é ruim

11 Grau Substantivos: Grau normal: menino Grau aumentativo:
Analítico: menino grande; Sintético: meninão Grau diminutivo: a) Analítico: menino pequeno; b) Sintético: menininho

12 Adjetivos: Grau normal: grande Grau aumentativo: Grau diminutivo:
Analítico: muito grande; Sintético: grandão. Grau diminutivo: Analítico: pouco grande; Sintético: grandinho.

13 Grau Comparativo: Superioridade André é maior que sua irmã.
b) Igualdade André é tão grande quanto sua irmã. c) Inferioridade André é menor que sua irmã.

14 Grau superlativo: Absoluto analítico André é muito grande.
b) Absoluto sintético André é grandíssimo c) Relativo de superioridade André é o maior da sala. d) Relativo de inferioridade André é o menor da sala.

15 Variáveis Artigo Tem o papel de especificar ou generalizar o conceito nomeado pelo substantivo ao qual se antepõe, indicando seu número, seu gênero e sua função gramatical.

16 Classificação: Definido: o(s), a(s) Indefinidos: um(ns), uma(s) Flexão: flexionam-se em gênero e número de acordo com o substantivos ao qual se referem.

17 Variáveis Numeral Apresentam a função de quantificadores (um, três, vinte) e de referenciadores num ordenamento (primeiro, quinto, décimo).

18 Flexão: Se flexionam em número: primeiro/primeiros; um terço/dois terços Alguns se flexionam em gênero: Luís tem um lápis preto e uma caneta vermelha.

19 Classificação: Cardinais: um, cinco, dez Multiplicativos: triplo, dobro. Fracionários: meio, quarto, nono. Ordinários: primeiro, segundo, terceiro.

20 ANTES DE ANALISARMOS A FANTÁSTICA CLASSE DOS PRONOMES, LEREMOS O TEXTO QUE SEGUE ABAIXO PARA MELHOR COMPREENSÃO DAS FUNÇÕES DESSA CATEGORIA

21 [...] O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão. Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai. Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta, mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou , deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo.

22 A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor dos bichos moribundos. Anda, excomungado. O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá- lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia aonde. [...] Graciliano Ramos “Vidas secas”

23 Variáveis/Invariáveis
Pronomes Podem ser vocábulos: Invariáveis (isto, que, alguém) Variáveis -em gênero e número (algumas, sua, esse, ele, o) - e/ou Variáveis em pessoa e caso (se, lhe, ele, o)

24 Funções dos pronomes: Função Adjetiva: Quando o pronome determina o substantivo, ou seja, quando desempenha a função de um adjetivo. Função Substantiva: Referem-se a substantivos, retomando-os ou substituindo-os

25 [...] O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão. Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai. Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta, mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou , deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo.

26 A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor dos bichos moribundos. Anda, excomungado. O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá- lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia aonde. [...] Graciliano Ramos “Vidas secas”

27 Classificação e Flexão:
Pronomes Pessoais: Reto: funcionam como sujeito de frases Oblíquo: atuam como complemento verbal. Pronomes Possessivos: Indicam a pessoa gramatical a que as coisas pertencem.

28 Pronome Relativo: São os que se referem a um termo anterior, já citado, e com o qual se relaciona. Pronomes Interrogativos: São utilizados na formulação de perguntas diretas ou indiretas. Ex: Que país é este? Quero saber que país é este.

29 Pronomes Indefinidos:
São os que se referem à terceira pessoa do discurso (ele/eles), de modo vago ou impreciso. Pronomes Demonstrativos: São os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontram. Primeira pessoa este(s) esta(s) isto Segunda pessoa esse(s) essa(s) isso Terceira pessoa aquele(s) aquela(s) aquilo


Carregar ppt "Classe de Palavras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google