A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,"— Transcrição da apresentação:

1 ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,
simples e compostos Flexões: gênero, número, grau

2 Sua estatura era alta e seu corpo,
esbelto. A pele morena refletia o sol dos trópicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a sua luz interior. Sua fisionomia era calma, parecia uma pintura.

3 EXEMPLOS alta esbelto morena dos trópicos negros e amendoados interior
estatura corpo pele sol olhos luz fisionomia alta esbelto morena dos trópicos negros e amendoados interior calma SUBSTANTIVOS ADJETIVOS/ LOCUÇÕES ADJETIVAS

4 DEFINIÇÃO Adjetivo: palavra que tem por função expressar características, qualidades, estados dos seres. Locução adjetiva: expressão constituída, em geral, por preposição (de, em, com, sem) + substantivo e que, como o adjetivo, serve para caracterizar um ser.

5 EXEMPLOS Região industrial Árvores floridas Amor materno Dever paterno
Região de indústrias Árvores com flores Amor de mãe Dever de pai Obediência de filho União de irmão Fidelidade de cão Brincadeira de criança Água de rio Região industrial Árvores floridas Amor materno Dever paterno Obediência filial União fraterna Fidelidade canina Brincadeira infantil Água fluvial LOCUÇÃO ADJETIVA ADJETIVO

6 CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS
azul verde grande pequeno entusiasmado eufórico duvidoso grandioso PRIMITIVOS DERIVADOS Não se formam por derivação de nenhuma outra palavra. São aqueles que de originam de outras palavras.

7 CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS
belo azul sul-americano socioeconômico afrodescendente SIMPLES COMPOSTOS Formados por um só radical. São formados por mais de um radical.

8 FLEXÕES DO ADJETIVO Os adjetivos podem ser flexionados em:
Gênero: masculino e feminino Número: singular e plural Grau: comparativo e superlativo

9 FLEXÃO DE GÊNERO homem bonito menino chorão mulher bonita menina chorona MASCULINO FEMININO ADJETIVOS BIFORMES: uma forma para o gênero masculino e outra para o gênero feminino.

10 FLEXÃO DE GÊNERO homem inteligente aluno exemplar mulher inteligente aluna exemplar MASCULINO FEMININO ADJETIVOS UNIFORMES: há uma única forma tanto para o masculino quanto para o feminino.

11 FLEXÃO DE NÚMERO rua estreita sonho impossível ruas estreitas sonhos impossíveis SINGULAR PLURAL O adjetivo concorda em número (singular/plural) com o substantivo a que se refere.

12 PLURAL DOS ADJETIVOS COMPOSTOS
vestido azul-claro cortina verde-folha vestidos azul-claros cortinas verde-folha SINGULAR PLURAL Adjetivo composto por dois adjetivos: o segundo elemento vai para o plural. Adjetivo composto por uma adjetivo + um substantivo: invariável

13 GRAU DO ADJETIVO - COMPARATIVO
De superioridade: A árvore é mais alta que a casa. De inferioridade:A árvore é menos alta que a casa. De igualdade: A árvore é tão alta que a casa. Estabelece uma relação entre dois seres e compara neles uma característica que os dois possuem.

14 GRAU DO ADJETIVO SUPERLATIVO
RELATIVO Essa árvore é a mais alta da praça. (superlativo relativo de superioridade) Essa árvore é a menos verde da praça. (superlativo relativo de inferioridade) A característica é atribuída a um ser relacionando-o a outros seres que também tenham a característica em questão.

15 GRAU DO ADJETIVO SUPERLATIVO
ABSOLUTO Analítico: A árvore é muito alta. Sintético: A árvore é altíssima. A característica é atribuída a um único ser, sozinho, isolado, tomado de forma absoluta.

16 SÍNTESE - ADJETIVOS Conceito: é a palavra que atribui qualidade, características ou estados dos seres. Locução adjetiva: expressão formada, em geral, por preposição + substantivo e que equivale a um adjetivo. Flexões: Gênero (masculino/feminino) Número (singular/plural) Grau (comparativo/superlativo)


Carregar ppt "ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google