A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição Classificação: primitivos e derivados, simples e compostos Flexões: gênero, número, grau.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição Classificação: primitivos e derivados, simples e compostos Flexões: gênero, número, grau."— Transcrição da apresentação:

1 Definição Classificação: primitivos e derivados, simples e compostos Flexões: gênero, número, grau

2 Sua estatura era alta e seu corpo, esbelto. A pele morena refletia o sol dos trópicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a sua luz interior. Sua fisionomia era calma, parecia uma pintura.

3 SUBSTANTIVOS ADJETIVOS/ LOCUÇÕES ADJETIVAS estatura corpo pele sol olhos luz fisionomia alta esbelto morena dos trópicos negros e amendoados interior calma

4 Adjetivo: palavra que tem por função expressar características, qualidades, estados dos seres. Locução adjetiva: expressão constituída, em geral, por preposição (de, em, com, sem) + substantivo e que, como o adjetivo, serve para caracterizar um ser.

5 LOCUÇÃO ADJETIVAADJETIVO Região de indústrias Árvores com flores Amor de mãe Dever de pai Obediência de filho União de irmão Fidelidade de cão Brincadeira de criança Água de rio Região industrial Árvores floridas Amor materno Dever paterno Obediência filial União fraterna Fidelidade canina Brincadeira infantil Água fluvial

6 PRIMITIVOSDERIVADOS azul verde grande pequeno entusiasmado eufórico duvidoso grandioso Não se formam por derivação de nenhuma outra palavra. São aqueles que de originam de outras palavras.

7 SIMPLESCOMPOSTOS belo azul sul-americano socioeconômico afrodescendente Formados por um só radical. São formados por mais de um radical.

8 Os adjetivos podem ser flexionados em: Gênero: masculino e feminino Número: singular e plural Grau: comparativo e superlativo

9 MASCULINOFEMININO homem bonito menino chorão mulher bonita menina chorona ADJETIVOS BIFORMES: uma forma para o gênero masculino e outra para o gênero feminino.

10 MASCULINOFEMININO homem inteligente aluno exemplar mulher inteligente aluna exemplar ADJETIVOS UNIFORMES: há uma única forma tanto para o masculino quanto para o feminino.

11 SINGULARPLURAL rua estreita sonho impossível ruas estreitas sonhos impossíveis O adjetivo concorda em número (singular/plural) com o substantivo a que se refere.

12 SINGULARPLURAL vestido azul-claro cortina verde-folha vestidos azul-claros cortinas verde-folha Adjetivo composto por dois adjetivos: o segundo elemento vai para o plural. Adjetivo composto por uma adjetivo + um substantivo: invariável

13 De superioridade: A árvore é mais alta que a casa. De inferioridade:A árvore é menos alta que a casa. De igualdade: A árvore é tão alta que a casa. Estabelece uma relação entre dois seres e compara neles uma característica que os dois possuem.

14 RELATIVO Essa árvore é a mais alta da praça. (superlativo relativo de superioridade) Essa árvore é a menos verde da praça. (superlativo relativo de inferioridade) A característica é atribuída a um ser relacionando-o a outros seres que também tenham a característica em questão.

15 ABSOLUTO Analítico: A árvore é muito alta. Sintético: A árvore é altíssima. A característica é atribuída a um único ser, sozinho, isolado, tomado de forma absoluta.

16 Conceito: é a palavra que atribui qualidade, características ou estados dos seres. Locução adjetiva: expressão formada, em geral, por preposição + substantivo e que equivale a um adjetivo. Flexões: Gênero (masculino/feminino) Número (singular/plural) Grau (comparativo/superlativo)


Carregar ppt "Definição Classificação: primitivos e derivados, simples e compostos Flexões: gênero, número, grau."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google