A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceituar mito; Reconhecer o mito na vida cotidiana. CARGA HORÁRIA 2 aulas (90 min.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceituar mito; Reconhecer o mito na vida cotidiana. CARGA HORÁRIA 2 aulas (90 min.)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceituar mito; Reconhecer o mito na vida cotidiana. CARGA HORÁRIA 2 aulas (90 min.)

3 METODOLOGIA Introdução do tema através de exposição oral; Conceituação clássica de mito, através de slides; Pesquisar na internet o Mito da Caverna e identificar as características (socialização); Texto explanador a respeito do mito hoje (xerox); Vídeo: As sombras da vida (internet); Slides contextualizando a presença do mito na sociedade contemporânea; Avaliação.

4 Texto; Pesquisas na internet; Computadores em rede.

5 Mito (do grego "mithós") é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.

6 O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. Ele vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua credibilidade diante da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem convincente, e que, acima de tudo, jogue para a boca do mito o que gostaria de impor, mas adequando a estrutura do mito de uma forma que tranquilize os ânimos e responda às necessidades do coletivo.

7

8 vQ (O vídeo fez uma adaptação do Mito da Caverna, de Platão, para um nova nova interpretação, modernizada).

9

10

11

12 Responder as atividades e enviá-las para o endereço eletrônico:

13 ATIDIDADES 1. O que é a caverna? 2. Que são as sombras projetadas no fundo? 3. Que são os grilhões e as correntes? 4. Quem é o prisioneiro que sai da caverna? 5. O que é a luz do sol? 6. O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? 7. Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros?


Carregar ppt "Conceituar mito; Reconhecer o mito na vida cotidiana. CARGA HORÁRIA 2 aulas (90 min.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google